Dedicado a Sua Divina Graça A.C. Bhaktivedenta Swami Prabhupada e Gurudeva Srila Dhanvantari Swami

Dedicado a Sua Divina Graça A.C. Bhaktivedenta Swami Prabhupada e Gurudeva Srila Dhanvantari Swami
Jagad Guru Srila Prabhupada

domingo, 11 de março de 2007

A Instrução do Mestre Espiritual é Sempre a Mesma,


A Instrução do Mestre Espiritual é Sempre a Mesma,
Lembra-te sempre do Senhor Sri Krishna e Sirva-O.

Por Bir Krishna Prabhu (DVS), Facilitador do Instituto Bhaktivedanta para Auto- Realização – IBAR. Uberaba, MG. 09/03/2007.

Lembra-te sempre de Krishna que é o seu amigo mais querido, busca agradá-LO, prestando-Lhe serviço, e Ele lhe dará toda a inteligência para que você se torne um devoto de primeira classe.

Srila Prabhupada, Carta a DDD, 3 de Marco de 1970.

Dedique sua vida a Krishna. Isto é perfeição. Ainda que haja algumas falhas ou erros, uma vida devotada ao Senhor é sempre uma vida digna. Talvez, devido a antigos hábitos, possamos cometer alguns deslizes, mas uma vida de total rendição e entrega ao Senhor é uma vida sublime.

Srila Prabhupada, Mayapur, 4 de Marco de 1974.

É dito nos sastras (escrituras reveladas) que existem milhares e milhares de almas vagando pelo universo, abraçando inúmeras existências no eterno ciclo de nascimentos e mortes, tecnicamente conhecido como samsara. No entanto, só um pequeno grupo dentre elas consegue a boa fortuna de encontrar nessas andanças, um devoto puro do Senhor, que deposite no coração de cada uma, a semente do serviço devocional (bhakti-lata-bija) que regada constantemente com o cantar ininterrupto dos santos nomes hare krishna, hare krishna, krishna krishna, hare hare/ hare rama hare rama, rama rama, hare hare, no devido tempo, brota, transformando-se numa forte trepadeira que irá perfurar o céu material e abrigar-se nos pés de lótus do Senhor Krishna, elevando a alma à plataforma do amor puro ao Senhor.
Toda vez que meditou sobre nesses dizeres acima, me emocionou de pensar o quanto, eu e você, querido leitor, somos afortunado por ter encontrado Srila Prabhupada nesta vida. Alguém poderá alegar: “Mas, eu não o conheci e tampouco me associei pessoalmente com ele”. Saiba meu caro que isso em nada diminui o seu mérito, pois, é dito que há duas maneiras de nos associarmos com o maha-bhagavat (o devoto de primeira classe ou aquele cuja vida é a realização pratica dos ensinamentos do livro bhagavat).
desfrutando de sua presença física e convívio direto; ou através de suas instruções.

Portanto, querido leitor, que não o conheceu pessoalmente, sinta-se devidamente apresentado a Srila Prabhupada, através das duas singelas instruções bem no inicio do texto que motivaram a redação do presente artigo. E perceba o quanto essas instruções de Srila Prabhupada correspondem à instrução final do Senhor Krishna que resume a essência do Bhagavad-gita:

man-mana bhava mad-bhakto
mad-yaj mam namaskuru
mam evaisyasi satyam te
pratijane priyo si me

sarva-dharman parityajya
mam ekam saranam vraja
aham tvam sarva papebhyo
moksayisyami ma sucah
(Bg. 18.65-66).

“Pense sempre em Mim e converte-te em Meu devoto. Adora-Me e oferece-Me tuas homenagens. Assim, virás a Mim impreterivelmente. Eu te prometo isto porque és Meu amigo muito querido – Abandona todas as variedades de processos de auto-realização e simplesmente rende-te a Mim. Eu te libertarei de todas as reações pecaminosas. Não temas”. É dito que as palavras do mestre espiritual genuíno não podem diferir das instruções do Senhor Krishna. Srila Prabhupada em suas pequenas e concisas instruções sempre conduzia a todos que se aproximavam dele a esta compreensão ultima: lembra-te sempre do Senhor Sri Krishna e Sirva-O. Isso é a perfeição da vida. Ademais, Srila Prabhupada acrescentava: “Faça isso que Krishna lhe dará toda inteligência para que você seja bem sucedido nesta vida”. Mais uma vez, por intermédio destas palavras como acharya (aquele que ensina através do seu exemplo de vida), Srila Prabhupada mostrava que estava sempre em sintonia com as instruções do Senhor.

tesam satata-yuktanam
bhajatam priti-purvakam
dadami buddhi-yogam tam
yena mam upayanti te
(Bg. 10.10).

“Aqueles que estão constantemente devotados a Me servir com amor, Eu dou a compreensão pela qual eles podem vir a Mim”. A inteligência a qual se refere Srila Prabhupada é aqui designada neste verso como buddhi-yogam – aquela que nos outorga a firme determinação para ocuparmo-nos em atividades relacionadas ao serviço devocional ao Senhor. E para grande maioria de nós que carecemos de tal inteligência, Srila Prabhupada, em seu significado a este verso, mostra-nos como podemos fazer um upgrade da mesma – isto é, potencializar esta inteligência em nós. O requisito diz Srila Prabhupada é que: “o devoto sempre se ocupe em consciência de Krishna e, com amor e devoção, preste todas as espécies de serviços. Ele deve executar alguma espécie de trabalho para Krishna, e este trabalho deve ser feito com amor. Se ele não é bastante inteligente para progredir no caminho da auto-realização, mas é sincero e devotado às atividades do serviço devocional, o Senhor lhe dá uma oportunidade de progredir e enfim alcançá-lO”.
Pessoalmente, o que me comove nisso tudo, é a ilimitada misericórdia de Srila Prabhupada. Ciente das limitações da quase totalidade de nós que nascemos e crescemos mergulhados numa atmosfera materialista, portanto, presas fáceis nas garras de maya – a energia ilusória, Srila Prabhupada tinha sempre para todos nós doces palavras de incentivo: “Ainda que haja falhas no seu intento de prestar serviço a Krishna, não esmoreça, persevere. Krishna saberá reconhecer o seu esforço sincero. E mesmo que cometa alguns deslizes, Ele lhe auxiliará para que seja bem sucedido”. O que mais uma vez está em perfeita consonância com as instruções do Senhor Krishna.

api cet su-duracaro
bhajante mam ananya-bhak
sadhur eva sa mantavyah
samyag vyavasito hi sah
ksipram bhavati dharmatma
sasvac-chantim nigacchati
kaunteya pratijanihi
na me bhaktah pranasyati
(Bg. 9.30-31).

“Mesmo que alguém cometa ações das mais abomináveis, se estiver ocupado em serviço devocional deve ser considerado santo porque está devidamente situado em sua determinação – Ele logo se torna virtuoso e alcança paz duradoura. Ó filho de Kunti, declara ousadamente que Meu devoto jamais perece”. No entanto, Srila Prabhupada alerta que não podemos em nome destes versos acima cometer absurdos e nos considerarmos a salvo. No entanto, para nos afastar definitivamente de eventuais quedas em nossa caminhada ainda incipiente no serviço devocional ao Senhor Krishna, Srila Prabhupada afirma que ao ocuparmo-nos nas nove espécies de atividades devocionais ou uma delas, estaríamos de fato empenhados na mais sublime atividade virtuosa que consiste em tirar do coração todas as impurezas. Assim, por colocarmos a Suprema Personalidade de Deus, Sri Krishna, no coração, todas as impurezas seriam naturalmente eliminadas. Isto porque o Senhor Krishna é pavitram paramam – o mais puro dos puros. E quem compreende que Krishna é o mais puro dos puros pode purificar-se de todas as atividades pecaminosas. O que podemos concluir de tudo isso é que desde tempos imemoriais, só existe e prevalece uma e única instrução transmitida através de uma imensa cadeia de mestres espirituais ligados à sucessão discipular proveniente do próprio Senhor Supremo Sri Krishna – lembra-te Sempre do Senhor Sri Krishna e Sirva-O. Todas as glorias a Srila Prabhupada.