Dedicado a Sua Divina Graça A.C. Bhaktivedenta Swami Prabhupada e Gurudeva Srila Dhanvantari Swami

Dedicado a Sua Divina Graça A.C. Bhaktivedenta Swami Prabhupada e Gurudeva Srila Dhanvantari Swami
Jagad Guru Srila Prabhupada

terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Dez Principais Ensinamentos dos Vedas

Dez Principais Ensinamentos dos Vedas
Definição:
Os Dez Principais Ensinamentos dos Vedas destroem a ignorância e estabelecem o verdadeiro conhecimento espiritual.
Os três primeiros ensinamentos pertencem a Krsna:
1 - Krsna é a Suprema Verdade Absoluta.
2 - Ele é omnipotente, todas as energias estão contidas em Krsna.
3 - Ele é Rasamurti, é a personificação das Rasas espirituais.
Os próximos três ensinamentos pertencem as Jivas:
4 - As Jivas são partes integrantes separadas do Senhor.
Nitya Baddha (eternamente condicionadas)
Nitya Siddha (eternamente liberadas)
5 - Demonstra que as almas condicionadas ficam enamoradas da deslumbrante potência ilusória de Maya.
6 - Demonstra que as almas eternamente liberadas ou Nitya Muktas são eternos associados de Sri Krsna.
7 - Acintya Bhedabheda Tattva
Tudo que é material e espiritual provém de Acintya Bhedabheda Sambandha. A Jiva e a matéria, ambos são a transformação da energia de Sri Krsna. Isto é inconcebível.
Estes sete ensinamentos abrangem Sambandha Jnana, ou o conhecimento da nossa relação eterna.
Os Vedas também dão o conhecimento de Abhideya, ou o conhecimento de como alcançar esta meta.
8 - Abhideya Jnana
São os nove processos do serviço devocional: ouvir, cantar, lembrar, adorar, prestar serviço, realizar as ordens do Senhor, ser um amigo do Senhor e entregar-se completamente ao Senhor. Cantar o Santo Nome é o mais importante.
Os Vedas têm muitos volumes que descrevem as glórias do Santo Nome.
9 - Prayojana Jnana
A Jiva deve refugiar-se no processo do serviço devocional puro.
Pela misericórdia do Senhor Krsna, ela alcançará Krsna Prema, amor por Deus.
10 - O Guru
O Sruti mantém que os nove ensinamentos definitivos e o Guru que está bem versado nas Escrituras são capazes de revelar todas estas verdades.
Nota:
Veja também: "Conhecimento Especulativo"

Prahladesh das Adhikari
fonte:www.bhakti-tattva.blogspot.com/

Os Passatempos de Krsna são Reais? Como Saber?

http://www.romapadaswami.com/

INDAGAÇÕES ACERCA DO ABSOLUTO

Inquiries into the Absolute

Uma coleção de respostas intrigantes e motivadoras para o intelecto apresentadas por Sua Santidade Romapada Svami às questões levantadas por devotos acerca de variados tópicos espirituais.

10. Formas, Expansões, Energias e Encarnações de Krsna

10.7. Compreendendo os Passatempos do Senhor

10.7.1) Como Sabemos Se os Passatempos do Senhor Krsna São Reais?

Como sabemos se as histórias de Krsna ou de qualquer outro deus de fato aconteceram? Elas são reais? Eu apreciaria muito se o senhor puder responder a essa pergunta. (Digest 192.3)

Por meio de lógica e razão, como fizemos anteriormente, podemos concluir que existe, necessariamente, Deus, um Controlador Supremo por trás de tudo. Mas, para conclusivamente conhecê-lO e compreender mais sobre Ele – qual o Seu nome, como é a Sua aparência, quais são Suas qualidades – precisamos aceitar o auxílio das escrituras e das almas realizadas que já O conhecem. Deste modo, passamos a saber que um de Seus nomes principais é Krsna, e passamos também a conhecer várias de Suas atividades e passatempos revelados nas escrituras Védicas. Sob a autoridade delas, aceitamos Krsna.

Como podemos conhecer qualquer coisa que esteja além do alcance de nossa percepção sensorial? Somente ouvindo das autoridades apropriadas. Como alguém que nunca esteve na Austrália sabe que de fato há tal continente do outro lado do globo? Ouvindo alguém que esteve lá – seja na forma de palavras ou fotos ou de algum outro recurso. Similarmente, se alguém quer conhecer quem é o seu pai, a única forma de ter certeza é aceitando a autoridade da mãe. Do mesmo modo, podemos estar certos da existência positiva de Deus e, particularmente, das descrições de Krsna como sendo essa Suprema Personalidade de Deus – isto em conseqüência do fato de que muitas personalidades santas, de caráter pessoal notável, vieram ao longo dos anos e nos ensinaram a ciência de Deus.

O estudo do caráter, da credibilidade e da convicção desses representantes santos de Krsna é uma evidência certamente convincente, a qual fortalece a nossa fé em Deus. Se você ainda não teve a chance, você certamente apreciaria obter uma cópia da biografia de Srila Prabhupada para estudo. Você certamente admirará o indivíduo incrivelmente qualificado que ele foi – sua humildade, sua compaixão, sua preocupação com toda a humanidade e os sacrifícios que ele fez, sua profunda fé e estabilidade interior diante de toda sorte de adversidades e desafios rivalizam de igual para igual com seu profundo conhecimento acadêmico, a genialidade de sua lógica e sua perspicaz visão de todos os aspectos da vida; adiciono ainda sua inteligência para os negócios e para a organização e a liderança. Certamente que tal pessoa não acreditaria em alguns contos de fadas e dedicaria sua vida a propagá-los e a adorar o seu protagonista, tampouco ele possuía alguma motivação pessoal para nos desorientar com fatos inverificáveis. Seria difícil comparar favoravelmente o calibre de tal personalidade com o caráter e a vida pessoal de qualquer outra autoridade em ciência ou filosofia em que normalmente tendemos a acreditar embora raramente os conheçamos. E também não se trata de idéias de atribuição própria de alguns indivíduos, senão que o são de todo um parampara, gerações de tais instrutores altamente qualificados esforçando-se por trazer estas mensagens intactas até nós, sem qualquer corrupção, para o bem-estar de todos. Na verdade, havia muitas de tais linhas discipulares por todo o mundo – e, mais certamente, na Índia ao menos – dedicadas, por milhares de anos, a adorar Krsna puramente.

Também podemos meditar e refletir sobre a gravidade e seriedade do contexto no qual as mensagens de Krsna foram faladas. Elas foram narradas por Sukadeva Gosvami enquanto instruía o rei Pariksit, o então imperador do mundo, o qual estava próximo de sua previsão de morte, a fim de que o rei pudesse fixar sua mente nas atividades transcendentais de Krsna. Nesse mais crucial dos momentos, no contexto da discussão do dever pessoal no momento da morte e outros tópicos profundos, não podemos supor que eles discutiriam algumas histórias ficcionais sem nenhuma realidade ou substância.

Outra prova bastante convincente é o estudo das vidas daqueles que, mesmo hoje, aceitam sinceramente ouvir sobre Krsna regularmente e viver Suas mensagens. Eles não recebem apenas alguns poucos minutos de sentimento de paz ou bem-estar, eles, ao invés disso, sofrem uma transformação completa em suas vidas e caráter, tornando-se muito sóbrios, compassivos e indivíduos responsáveis que desenvolvem todas as qualidades divinas. Esta é a potência do cantar dos santos nomes de Krsna e do ouvir sobre Seus passatempos. Seria possível ao nome e às atividades de alguma pessoa comum, para não dizer aos de um personagem ficcional, tais potências capazes de operar tamanhas transformações no coração das pessoas?

O mérito de algo é conhecido pelo resultado que ele produz. Ou poderíamos dizer que a prova do pudim está no ato de comê-lo. É claro que aqueles que não seguem fielmente, ou que, desafortunados, seguem uma pessoa desautorizada, uma pessoa que não está representando Krsna puramente, não verão a manifestação dessas mudanças – o que acontece com muitos ditos seguidores religiosos da atualidade. Quanto àqueles que realmente se dedicam através dos meios apropriados, contudo, a diferença em sua pessoa é auto-evidente. E você também pode, não apenas verificar, mas conhecer Deus, Krsna, pessoalmente e sentir Sua reciprocidade em sua vida caso siga as mensagens deixadas por Ele e vindas através de Seus devotos em sucessão discipular.

Espero que este possa levar algum esclarecimento a você. Eu ficaria mais do que feliz em tentar responder qualquer outra pergunta que acaso você tenha.


Tradução de Bhagavan dasa (DvS)