Dedicado a Sua Divina Graça A.C. Bhaktivedenta Swami Prabhupada e Gurudeva Srila Dhanvantari Swami

Dedicado a Sua Divina Graça A.C. Bhaktivedenta Swami Prabhupada e Gurudeva Srila Dhanvantari Swami
Jagad Guru Srila Prabhupada

quarta-feira, 13 de maio de 2009

Perguntas sobre Liberação

www.romapadaswami.com

INDAGAÇÕES ACERCA DO ABSOLUTO

Inquiries into the Absolute

Uma coleção de respostas intrigantes e motivadoras para o intelecto apresentadas por Sua Santidade Romapada Svami às questões levantadas por devotos acerca de variados tópicos espirituais.


11. Liberação

11.1. Perguntas Gerais: Liberação

11.1.1) Liberação: Sarupya, Salokya, Sarsti e Samipya mukti

Li em algum lugar que aqueles que obtêm Sarupya, Salokya, Sarsti e Samipya muktis não nascem novamente e tornam-se eternos. Para cada um desses, dê, por favor, exemplos de pessoas que obtiveram essas liberações. Por que eles não alcançam a morada de Krsna em Goloka Vrndavana? Eu acreditava que a meta última para cada alma era alcançar a morada de Krsna. (Digest 29.2)

Sarupya mukti é obter a mesma forma do Senhor; todos os residentes dos planetas Vaikuntha têm uma forma de quatro braços e características similares ao Senhor Narayana de quatro braços. Salokya mukti é alcançar o mesmo planeta que o Senhor, Sarsti é ter opulências similares às do Senhor, e Samipya é obter Sua associação pessoal. Tais liberações se referem, em geral, à obtenção de uma posição nos planetas Vaikuntha, mas a pessoa também pode residir em Goloka, assim como também pode manifestar opulências dadas por Krsna para assisti-lO em Seu serviço de algum modo, etc. Assim, o devoto pode alcançar qualquer um dos planetas Vaikuntha ou Goloka Vrndavana de acordo com o seu humor devocional para com uma forma em particular da Personalidade de Deus.

No concernente à meta última da alma, esta é obter amor puro pelo Supremo (como já discutido) e ocupar-se em serviço devocional a Krsna. Tal é a posição constitucional da alma – servir a Krsna. Isto talvez signifique ser de fato transferido para os planetas espirituais ou obter uma das quatro formas de liberação citadas, mas não necessariamente. Uma vez que o serviço devocional é absoluto, ele não é diferente da morada de Krsna. Todo aquele que está ocupado em serviço devocional em plena consciência de Krsna, mesmo enquanto no reino material, está de fato situado no mundo espiritual.

11.1.2) “Buscar a Liberação” vs. “Pregar para as Almas Condicionadas”

Por que vocês pedem às pessoas para buscarem “mukti”, a liberação, quando seria melhor para elas tornarem-se autocontroladas e aceitarem repetidos nascimentos para servirem outras pessoas mostrando-lhes o caminho correto? (Digest 29.3)

Sua preocupação com o bem-estar de outras pessoas é certamente muito nobre. Uma qualidade muitíssimo essencial para um Vaisnava é carregar semelhante compaixão pelos demais. O Vaisnava é para-duhkha-duhkhi; é-lhe insuportável ver outros sofrendo. Prahlada Maharaja exibe esse humor quando ora ao Senhor Nrsimhadeva dizendo-Lhe que ele não deseja a liberação enquanto tantas entidades vivas ainda estão sofrendo. Seu único desejo era levar tais entidades vivas de volta ao refúgio dos pés de lótus do Senhor caso tivesse de permanecer no mundo material. (Cf. Bhag. 7.9.43)

Entretanto, temos que compreender que, a fim de ajudar outros mostrando-lhes o caminho correto, temos que, nós mesmos, conhecê-lo e estarmos em posição de ajudá-los. Um homem se afogando não é capaz de salvar outro homem que também se afoga; um homem amarrado não pode desamarrar outro. E temos que saber como servir aos outros; de outro modo, tal empreendimento pode prejudicar mais do que ajudar. É exatamente como tentar fazer uma cirurgia em alguém que a necessita sem ter-se submetido a nenhum treinamento médico.

Verdadeiro serviço aos demais é ajudá-los a se tornarem livres de todas as circunstâncias materiais da vida e levá-los ao refúgio do Senhor (como Prahlada Maharaja ora); todas as demais formas de ajuda são bem-intencionadas, mas temporárias. Se a própria pessoa está agindo sob o julgo dos modos da natureza material e está presa no ciclo de nascimentos e mortes, como pode ajudar outros a se libertarem?

Levanto tudo isso em conta, é importante que o indivíduo tente seguir pessoalmente as instruções das escrituras sob a orientação do mestre espiritual e assim tente se elevar à plataforma espiritual. Então, em conseqüência disso, a pessoa pode ser dotada de poder pelo Senhor para ajudar outros em nome dEle. Como discutido em questões anteriores, o devoto talvez também esteja, aparentemente, submetido a nascimentos e mortes; ele, no entanto, não é preso pelas leis da natureza, pois ele está diretamente sob a proteção de Deus. O devoto, portanto, está em uma posição transcendental, sendo especificamente capacitado ou dotado de poder para ajudar os demais.

Tradução de Bhagavan dasa (DvS)