Dedicado a Sua Divina Graça A.C. Bhaktivedenta Swami Prabhupada e Gurudeva Srila Dhanvantari Swami

Dedicado a Sua Divina Graça A.C. Bhaktivedenta Swami Prabhupada e Gurudeva Srila Dhanvantari Swami
Jagad Guru Srila Prabhupada

sexta-feira, 26 de outubro de 2007

Serviço a Tulasi, Serviço a Krsna (Serving Krishna by Serving Tulasi)






Artigo originalmente publicado em Back to Godhead [Volta ao Supremo] - Revistafundada por Srila Prabhupada no ano de 1944






Serviço a Tulasi, Serviço a Krsna (Serving Krishna by Serving Tulasi)






By Vishakha Devi Dasi









Srila Prabhupada uma vez citou um ateísta dizendo, "Qual a vantagem de se regarTulasi? É mais vantagem aguar um pé de berinjela. Por se aguar o pé deberinjela, pode-se conseguir algo para se comer depois, mas qual é a vantagemde se aguar Tulasi?".Rudrani Devi Dasi, uma das devotas responsáveis por cuidar das Tulasis daISKCON Vancouver, responde ao desafio."Tulasi não é uma planta comum", ela diz. "Considere seu nome científico emLatim - Ocimum sanctum. Ocimum significa que ela é da família do manjericão, esanctum significa 'sagrada'. Ela é conhecida como Manjericão Sagrado e éconsiderada excepcionalmente auspiciosa por toda a literatura Védica, por todosos santos de nossa tradição, e por nosso mestre espiritual, Srila Prabhupada".O esposo de Rudrani, Sananda Kumara Dasa, que também cuida de Tulasi, diz, "Umcético talvez pense, 'Deus é algo fictício. O serviço a Deus é apenas umsentimento. Faça algo prático', mas uma pessoas que tenha alguma fé não ficarásatisfeita com essa assim-chamada lógica. Deus, Krsna, é mais que uma força,uma luz ou uma energia. Ele é uma pessoa, a Pessoa Suprema, que é a origem detoda a força e luz e energia, e é também um indivíduo. Krsna tem seu localfavorito: Vrndavana. E Seu animal favorito: a vaca. E tem também sua plantafavorita: Tulasi. Honrar Tulasi pode dar-nos o mais alto benefício: devoçãopelo Senhor Krsna. Na Índia, todos os Hindus, mesmo aqueles não pertencentes àescola Vaisnava, cuidam de Tulasi, e os devotos do movimento Hare Krsna, todosos dias, oram a Tulasi: 'Por favor, dai-nos o privilégio do serviçodevocional'.".Em um de seus significados do Bhagavad-gita Como Ele É, Srila Prabhupadaescreve, "Krsna deseja que Lhe sejam oferecidas folhas, flores, frutar ou água- e Ele fica satisfeito com essa oferenda. Esta folha refere-se especialmente aTulasi. Assim, pode-se semear Tulasi e também aguá-la". Dois anos depois de terescrito este significado, Prabhupada estava muito empolgado quanto a introduzira adoração a Tulasi em seu centro da ISKCON do Havaí, e, hoje, Tulasi é adoradapraticamente em todas as centenas de centros da ISKCON espalhados pelo mundo.Em 2002, as Tulasis de Vancouver, que viviam em uma pequena e simpática estufa,passaram por uma crise: todas as Tulasis perderam todas as folhas devido a umuso equivocado de pesticida. Tão logo Rudrani, que não estava ativa no serviçoa Tulasi naquela época, ouviu sobre o que havia acontecido, tomou medidas paraajudar, e Sananda, vendo sua determinação, também se mobilizou. Sananda foicriado no sul da Índia, onde sua família era responsável por fornecer folhas deTulasi e também leite fresco e flores para o templo local do Senhor Visnu. Eletinha experiências quanto à criação de Tulasi, mas apenas em espaço abertos, emum clima tropical. Sua criação em estufa era um tanto diferente. Rudrani, quejá havia cuidado de Tulasi em outros templos norte-americanos da ISKCON, sabiacomo cultivá-las em ambientes internos. Esse determinado casal, gradualmente,atraiu outros devotos qualificados para o serviço a Tulasi.Depois de dezenas de telefonemas, Rudrani encontrou um modelo perfeito deestufa para Tulasi, e ela e Sananda convenceram os administradores do templo agastarem vinte mil dólares canadenses para a aquisição de uma estufa com luzesespeciais, completa ventilação de ar, e controle da temperatura do ar e daágua. Quando todos esses recursos elétricos estão operando, eles consomemtrinta quilowatts/hora. Os devotos encarregados de cuidar de Tulasidevi em Vancouver passam horas,diariamente, aguando-a, colhendo suas folhas (Krsna prefere que Lhe sejaoferecido alimentos decorados com uma folha de Tulasi), fazendo guirlandas demanjaris (flores de Tulasi) para Sri Madana Mohana (a deidade de Krsna adoradano templo de Vancouver), umedecendo a estufa, e controlando as pequenas aranhasque às vezes atacam Tulasi. Como resultado da devoção e perícia desses devotos,as Tulasis estão florescendo, e cresceram tanto que as estufas estão, agora,superlotadas. Crescimento Milagroso Por coincidência, o ano em que Rudrani e Sananda se tornaram ativos no serviçoa Tulasi - 2002 - foi o mesmo ano em que plantei uma semente de Tulasi de umsaquinho de sementes que ganhei de um amigo. Aquelas sementes, meu amigo mecontou, eram especiais porque eram das Tulasis do Vrnda Kunja, o bosque sagradode Tulasi em Vrndavana, Índia. Quando aquela única semente não cresceu, euplantei mais duas do mesmo saquinho, e como elas não cresceram, eu plantei maisdoze. Desta vez, cresceram seis delas. Quando cinco dessas plantas estavamfortes o suficiente, eu as dei para vizinhos e mantive a sexta comigo até ooutono. Como eu não estava preparado para protegê-la contra as geadas, ar secoe escuridão do inverno em Saranagati (Saranagati é uma vila a quatro horas decarro de Vancouver), Rudrani e Sananda gentilmente aceitaram cuidar de minhaTulasi de 25 centímetros durante a estação. Quando ela voltou na primavera, eumal pude reconhecê-la - ela havia crescido mais de trinta centímetros em todasas direções. Eu cuidei dela durante aquele verão e a devolvi no outonoseguinte. Agora ela está grande de mais para acomodar-se em um banco de carro.Quando eu quero vê-la, eu tenho que ir até Vancouver. Alguns de meus vizinhosdisseram que ela não poderia ter crescido tanto em tão pouco tempo, mas quealguém deveria ter confundido minha pequena Tulasi com alguma maior. Mas, defato, o pequeno milagre da minha Tulasi também aconteceu com todas as Tulasisno templo de Vancouver. Evidências da DevoçãoSrila Jiva Gosvami, possivelmente o maior erudito de temas espirituais dahistória da religião, diz que uma pessoa não pode aceitar Deus a não ser queaceite Sua natureza inconcebível. Em outras palavras, se tentarmos limitar Deusde alguma forma, eliminaremos Sua verdadeira natureza. Assim, como a potênciainterna do Senhor, visando à execução de passatempos neste mundo, expande-secomo a devota pura Tulasi, uma eterna consorte de Krsna, também é inconcebível.Os devotos simplesmente aceitam-na e adoram-na, cheios de alegria em seuscorações. E se ela os abençoa crescendo de forma exuberante, como cresceu emVancouver, isso, como escreveu Srila Prabhupada, é evidência da devoção sincerados devotos.Dois versos do Skanda Purana exaltam a árvore Tulasi: "Deixe-me oferecer minhasrespeitosas reverências perante a árvore Tulasi, que é capaz de aniquilarrapidamente amontoados de atividades pecaminosas. Simplesmente por ver ou tocaresta árvore, a pessoa se torna livre todas as aflições e doenças. Simplesmentepor oferecer reverências e aguar a árvore Tulasi, a pessoa pode tornar-se livredo medo de ser enviada à corte de Yamaraja [o rei da morte, que pune ospecadores]. Se alguém planta uma árvore Tulasi, essa pessoa certamente se tornadevotada ao Senhor Krsna. E quando as folhas de Tulasi são oferecidas comdevoção aos pés de Krsna, o amor por Deus se desenvolve plenamente".E também: "Tulasi é auspiciosa em todos os aspectos. O resultado de ver, tocar,lembrar, orar, oferecer reverências, ouvir sobre, ou semear esta árvore, ésempre auspicioso. Qualquer um que entre em contato com Tulasi de alguma dasmaneiras mencionadas acima, vive eternamente no mundo espiritual de Vaikuntha".






Tradução por Bhagavan dasa (DvS)

Sri Damodara






Publicado originalmente no Brazilian Forum por Narada Muni Aurea Cristina






Todas as glórias a Srila Prabhupada!!






E a partir de amanhã, Sexta-feira, 26 de Outubro de 2007, inicia-se o mês doSenhor Damodara, Damodara Masa, o último mês de Caturmasya. Mando ao finaldeste a letra da canção Damodarastakam. "Ao longo deste mês, os devotos comemoram o passatempo do travesso SenhorKrishna sendo amarrado com cordas por mãe Yashoda. Os devotos visitam ostemplos diariamente e oferecem pequenas lâmpadas de ghi cantando mantrasdevocionais e orando pelas bênçãos do pequeno Damodara." O Senhor Sri Krsna é chamado de Damodara porque teve Seu abdomen amarrado pormãe Yashoda, após fazer traquinagens. Foi assim: Mãe Yashoda estava batendo leite para fazer manteiga, e o pequeno Krsnaapareceu, com "fome", querendo mamar. Mãe Yashoda interrompeu, então, abatedura, colocou seu amado filho em seu colo, e começou a dar de mamar. Noentanto, pouco tempo depois, ela lembrou-se de que havia deixado o leite nofogo. Colocou então seu pequeno menino no chão, e correu para a cozinha. Comonão estava ainda plenamente satisfeito de aleito materno, o pequeno Krsna ficoufurioso, e, para "descontar", quebrou o pote onde sua mãe estava batendo amanteiga. Achando pouco, Ele procurou outra coisa para aprontar, e empilhou umpilão e outros objetos até alcançar potes de manteiga (mantidos pendurados noteto para evitar que os macacos a roubassem), e deu, Ele mesmo, com Suaspróprias mãos, delicadas e pequeninas, essa manteiga aos macacos, que fizeram afesta, derrubando manteiga e potes por todos os lados! Imaginem a feição de Mãe Yashoda ao encontrar o grande pote de manteigaquebrado e todo seu trabalho desfeito! Presumindo que seu pequeno travessoainda estava aprontando, ela pegou de uma pequena vara, usada pelos vaqueirospara tanger os bois, e saiu a espreitá-lO. Ah! Ao sentir a proximidade de Suadivina Mãe, o menino Krsna deu um pinote do pilão, e correu em disparada,tomado pelo susto. Mãe Yashoda tomou a mesma velocidade e desatou a perserguirseu filho Krsna, dando início a uma cena peculiar, saboreada pelos habitantesde Vrndavana, que se divertiam ao ver a linda mãe, cujos manto, flores ecabelos se despreendiam na correria, tentando segurar aquele menino danado,para que Ele não se machucasse fazendo outras travessuras como aquela. Ainda demonstrando muito temor pelo que poderia acontecer, com aquela "varinhaem Seu calcanhar", mas vendo Sua mãe cansada, a criança divina deixou-Se serpego pelas costas. Segunda Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakura, em seu comentáriosobre o Sri Damodarastakam, só dessa forma podemos alcançar o SupremaPersonalidade de Deus: se Ele mesmo decidir Se entregar, e deixar-Se alcançarpelo nosso esforço devocional. Mãe Yashoda pensou então o que fazer com aquele menino inquieto, pois elaprecisava recomeçar seu trabalho de bater manteiga e concluir outros afazeresdomésticos. Como garantir que Ele não se machucaria até ela poder dar-Lheatenção novamente? Ela buscou então rapidamente uma corda dentro de casa epensou em amarrá-lO a um graaaande e pesado pilão, que, para qualquer criançanormal, garantiria sua imobilidade e segurança (como as mães que "amarram" seusfilhos ao pé da mesa enquanto realizam os trabalhos domésticos). Enrolou acorda pelo pilão e pela cintura de Deus, mas na hora de dar o nó... as pontasdas cordas não se juntavam! Obviamente, foi buscar mais corda e emendou uma naoutra, dando novamente a volta em torno de ambos, e... insuficiente para o nó!Mãe Yashoda começou a ficar confusa. Como isso está acontecendo? Elapresenciava atônita a situação, enrolava mais cordas, tentava dar nós, mas nãoera possível! Em sua frente, Aquela pequena criança, paralisada, aguardando o castigo"merecido" por suas traquinagens, observava Sua Mãe. Dela, ele via verter oamor, com o qual ela tentava protejê-lO. E esse amor foi capaz de prendê-lOcompletamente, inclusive atando repentinamente os nós em volta de Sua barriga,dentro da qual, por duas vezes, Mãe Yashoda havia visto toda a existênciamaterial e espiritual, com todos seus universos e entidades vivas, vendoinclusive a si própria com o seu pequeno Damodara nos braços. E isso deixounossa jovem Mãe mais aturdida ainda: como, com as mesmas cordas, o que não erapossível agora já era? Sem ter explicações, e não querendo mais pensar nisso,Mãe Yashoda apressou-se a adiantar o serviço pendente, com seu Damodara agoraem "segurança". Mas não pensem que a história termina aí!! Qual pilão segura esse Menino Deusdo corpo azul-dourado? Menino inquieto e experto, lembrou-se das duas árvoresArjunas em seu quintal. “A Suprema Personalidade de Deus, Sri Krsna, para cumprir a veracidade daspalavras de um devoto excepcionalmente proeminente, Narada, lentamente foi parao ponto onde as árvores-gêmeas estavam posicionadas.” (Srimad-Bhagavatam10.10.24)Narada Muni havia amaldiçoado Nakulava e Manigriva a nascerem como árvores porcausa de sua arrogância. Eles nasceram então como duas árvores Arjuna, de mesmaraiz. Mas, como Narada Muni queria apenas corrigí-los, abençou-os a receberemdo próprio Krsna krsna-prema-bhakti, amor puro por Deus, ao nascerem no quintalde Nanda Maharaj, pai de Damodara, nosso pequeno travesso. Agora as árvores gêmeas estavam vivendo no pátio de Nanda Maharaj, e Krsnalembrou-se: "Eu devo satisfazer o desejo de Meu devoto."Como se levasse uma leve folha, arrastou o pesado pilão atrás de Si, passandoentre as duas árvores Arjunas, e derrubando-as com um gigantesco estrondo. Dosenormes troncos estendidos no solo manisfetaram-se as formas resplandecentesdos dois habitantes celestiais, Nakula e Manigriva, que receberam, pelamisericórdia do Senhor Damodara e de seu devoto, a benção de prema-bhakti(apenas por serem derrubadas por Seu pilão!).E foi assim. Acabei contando mais do que planejava... Tudo isso para lembrar-lhes doauspicioso mês do Senhor Damodara! O primeiro dia é dia 26/10 e o último 24/11. Procure o Templo de sua cidade para saber da programação. sua serva,bhaktin áurea PS.: Já li que, assim como existe o Bhima Ekadasi, é possível realizarsimultaneamente os quatros jejuns de Caturmasya (leite, yogurt, lentilha evegetais de folha verde) nos últimos cinco dias de Damodara Masa (de 20 a24/11) e obter os benefícios de ter feito Caturmasya completo. Alguém pode meconfirmar isso? -------------------------------------------- Sri DamodarastakamFalado por Satyavrata Muni numa conversa com Narada Rsi eSaunaka Rsi no Padma Purananamamisvaram sac-cid-ananda-rupamlasat-kundalam gokulebhrajamanamyasoda-bhyolukhalad dhavamanamparam mrstam atyantato drutya goya (1)Ao Senhor Supremo, Sri Damodara, cuja forma é a corporificação da existência,conhecimento e bem-aventurança eternos; cujos brincos em forma de tubarão sebalançam para a frente e para atrás; que brilha lindamente no reino divino deGokula. Que, devido ao fato de ter cometido uma ofensa, quebrando o pote deyogurt que Sua mãe estava batendo para fazer manteiga, e em seguida roubando opote de manteiga que está pendurado num balanço, está correndo velozmentetentando evitar o castigo no pilão de madeira, pois está com medo de mãeYashoda; mas que foi pego pelas costas por ela, que correu atrás dEle com amaior rapidez. A esse Senhor Supremo, Sri Damodara, ofereço minhas humildesreverências.rudantam muhur netra-yugmam mrjantamkarambhoja-yugmena satanka-netrammuhuhsvasa-kampa-tri-rekhanka-kantha-sthita-graiva-damodaram bhakti-baddham (2)[Aover a chibata na mão de sua mãe,] Ele está chorando, e esfregando Seus olhosrepetidas vezes com Suas duas mãos de lótus. Seus olhos estão cheios de temor,e o colar de pérolas ao redor de Seu pescoço (que está marcado com três linhastais como um búzio) está balançando devido a respiração acelerada causada pelochoro. A Esse Senhor Supremo Sri Damodara, cuja barriga está amarrada não porcordas, mas pelo amor puro de Sua mãe, ofereço minhas humildes reverências. itidrk sva-lilabhir ananda-kundesva-ghosam nimajjantamakhyapayatamtadiyesita-jñesu bhaktair jivatvampunah prematas tam satavrttivande (3)Com passatempos infantis tais como esse, Ele está afogando os habitantes deGokula em lagos de êxtase, e está revelando àqueles devotos que estão absorto acerca de Sua Suprema majestade e opulência que Ele só é conquistado pelo devotocujo amor puro está imbuido de intimidade, e está livre de todas as concepçõesde respeito e reverência. A Esse Senhor Supremo, Sri Damodara, volto a oferecerminhas humildes reverências centenas e centenas de vezes. varam deva! moksam na moksavadhim vana canyam vrne ‘ham varesad apihaidam tevapur natha! gopala-balamsada me manasy avirastam kim anyaih (4)Ó SenhorDamodara, embora possas conceder todas as espécies de bençãos, não oro a Tipedindo que me favoreças com liberação impesoal, nem com a mais elevadaliberação (a vida eterna em Vaikunta), nem com alguma outra generosidade (quepode ser obtida através da execução dos nove processos de bhakti). Tudo o quedesejo é que esta tua forma como Bala-Gopala possa sempre se manifestar em meucoração, pois que me adianta alguma outra dádiva que não seja está? idam te mukhambhojam atyanta-nilairvrtam kuntalaih snigdha-raktais cagopyamuhus cumbitam bimba-raktadharam memanasy avirastam alam laksa-labhaih(5)Ó Senhor, Teu rosto de lótus com tonalidade avermelhada, circundado pormechas de cabelos negros macios, é repetidas vezes beijado por mãe Yashoda, eTua boca é avermelhada como a fruta bimba. Que está linda visão de Teu rosto delótus sempre se manifeste em meu coração (mente). Milhares e milhares de outrasbençãos não têm sentido para mim. namo deva! damodarananta visno!prasida prabho!duhkha-jalabdhi-magnamkrpa-drsti-vrstyati-dinam batanugrhanesa! mam ajñam edhyaksi-drsyah (6)Ó Damodara, ó Deus Supremo, ó Ananta, ó Visnu, ó Mestre, ó meuSenhor, por favor, fica satisfeito comigo. Lançando sobre mim Teu olharmisericórdioso, liberta esse pobre tolo ignorante, que neste mundo está imersonum oceano de lamentações, e torna-Te visível aos meus olhos. kuveratmajau baddha-murtyaiva yadvattvaya mocitau bhakti-bhajau krtau catathaprema-bhaktim svakam me prayacchana mokse graho me ‘sti damodareha (7)Assimcomo os dois filhos de Kuvera, Manigriva e Nalakuvara, foram liberados damaldição lançada por Narada, e se tornaram grandes devotos graças a Ti,enquanto era um bêbê amarrado por uma corda a um pilão de madeira, da mesmaforma, por favor, dai-me Tua própria prema-bhakti. Só almejo isso e não tenhonenhum desejo de alcançar alguma espécie de liberação.namas te ‘stu damne sphurad dipti-dhamnetvadiyodarayatha visvasya dhamnenamoradhikayai tvadiya priyayainamo ‘nanta-lilaya devaya tubhyam (8)Ó SenhorDamodara, em primeiro lugar, ofereço minhas reverências a refulgente corda queamarra Teu abdômen. Em seguida, ofereço minhas reverências a Teu abdomen, que éa morada do Universo inteiro. Humildemente, prosto-me ante Tua amadíssimaSrimati Radharani, e ofereço minhas reverências a Ti, o Senhor Supremo, quemanifesta passatempos ilmitados.