Dedicado a Sua Divina Graça A.C. Bhaktivedenta Swami Prabhupada e Gurudeva Srila Dhanvantari Swami

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Jagad Guru Srila Prabhupada

domingo, 3 de fevereiro de 2008

Como Observar Ekadasi



Como Observar Ekadasi


Extraído do livro Ekadasi, o dia do Senhor Hari – Por SS Krishna Balarama Swami.


Jejum significa geralmente se abster completamente tanto de alimento sólidos quanto de alimentos líquidos , embora águas acamana e caranamrita (somente três gotas) possam ser tomadas. Se a pessoa acha isso impossível, então ela deve comer uma refeição simples e sem cereais e leguminosas uma só vez durante à tarde. Esta refeição – chamada nakta ou ceia – deve consistir de raízes crescidas sob o solo (amendoim sim, beterraba não), frutas, água, leite e seus derivados, frutas secas, açúcar e vegetais (exceto cogumelos). A pessoa deve tentar não beber água mais de uma vez ou comer mais de uma refeição no Ekadasi. Como o Senhor Krishna diz a Arjuna no primeiro capitulo deste livro (Ekadasi, o dia do Senhor Hari.), todo mérito é concedido para a pessoa que jejua completamente no Ekadasi, enquanto aquele que toma somente uma ceia obtém a metade deste mérito. É claro que para todos devotos no movimento para consciência de Krishna, pregação é o dever mais importante, e se o jejum completo no Ekadasi impede este dever, ele não deve ser respeitado. Mas se o devoto puder seguir todas as regras de jejum e mesmo assim encarar todas suas responsabilidades, ele deve por todos os meios faze-lo.Em todo caso. A pessoa deve evitar estritamente de comer cereais ou leguminosas no Ekadasi. Deve também evitar dormir durante o dia; massagear-se com óleo; sexo; mascar nozes de betel; tocar em uma mulher menstruada, um candala, um alcoólatra, e pessoas espiritualmente caídas; barbear-se; e comer em utensílios feitos de liga cobre e zinco. Se a pessoa decidir por comer no Ekadasi, além de evitar comer cereais, feijões e leguminosas (vagem e similares, o gergelim é permitido no Sat-tila Ekadasi), ela deve evitar o seguinte: espinafre, mel, berinjela, beterraba, comer na casa de outrem, assafétida, Qualquer tempero em pó e sal marinho (sal de rocha é permitido). Somente aqueles que estão doentes podem consumir ervas medicinais neste dia sagrado.Para começar o jejum, o devoto deve primeiramente determinar com firmeza qual dos quatro tipos de jejum recomendados pelas escrituras, ela irá seguir fielmente. Este voto é feito no dia do Utpanna Ekadasi se possível em frente das deidades:1- Observar jejum até o meio-dia, fazer uma refeição sem cereais e feijões e observarjejum até o dia seguinte.2- O mesmo que acima, mas observando jejum até as 16 horas.3- Jejum completo até o dia seguinte.4- O mesmo que acima, mas permanecendo acordada a noite toda contando os santos nomes (japa, bhajana, kirtana).Pessoas que não devem fazer jejum completo no Ekadasi: pessoas com problemas de fígado, coração, pulmão, estômago e rins; pessoas insanas ou muito perturbadas (preocupadas) ; crianças (até os cinco anos), idosos e grávidas. Todos devem, porém, observar o jejum de cereais e feijões.O devoto desejoso em seguir o Ekadasi vrata (voto), deve procurar um outro devoto brahmana conhecedor do assunto e aprender diretamente dele sobre o processo de observar o jejum no Ekadasi. Aquele que é totalmente incapaz de jejuar devido a uma séria doença ou por velhice, deve procurar uma alma altamente elevada ou algum templo fidedigno e dar alguma caridade no Ekadasi. Para os Vaishnavas, entretanto, esta injunção de dar caridade no Ekadasi significa que neste dia eles devem fazer esforço extra para espalhar a consciência de Krishna, o maior tesouro. Esta é a verdadeira caridade. Uma outra prática importante é ouvir e ler sobre cada Ekadasi no dia que ele ocorre. O Senhor Krishna pessoalmente recomenda esta prática por que isto ajuda a pessoa a obter o resultado do jejum.Se por acaso a pessoa esquece de respeitar o Erkadasi no dia apropriado, ela pode respeita-lo no dia seguinte, Dvadasi, e então quebrar o seu jejum no trayodasi, um dia após. Como se diz nas escrituras Védicas:Ekadasi Vipluta Ceds Dvadasi Sthita Upasya Dvadasim Tatra Yadicched Paramam Padam “Se alguém que deseje sinceramente alcançar a morada da Suprema Personalidade de Deus esquece de respeitar o Ekadasi, deverá observa-lo no Dvadasi, porque Ekadasi alonga-se para o dia seguinte”.Lembrando que o devoto deve estar atento para não esquecer o dia sagrado do Senhor Hari e seu voto, pois fazer uso da injunção acima continuamente significa relaxamento.O devoto deve observar o jejum de Ekadasi com grande devoção por Krishna e não por motivos materias. Durante qualquer Ekadasi o devoto deve meditar constantemente na Suprema Personalidade de Deus, o Senhor Sri Krishna, dando importância a Suas porções plenárias. A pessoa também pode meditar nos aparecimentos do Senhor na Suas formas autorizadas de Deidades, a qual existe em oito variedades: pedra, madeira, metal, terra, pintura, areia, na mente e jóias. Se o Ekadasi estiver astronomicamente combinado com o Dvadasi, o décimo segundo dia, ele é chamado de Ekadasi puro (suddha) ou Maha-dvadasi, e então deve ser observado.Após observar cuidadosamente o jejum do Ekadasi, seguindo as regras e regulações , a pessoa deve romper seu jejum de acordo com o horário determinado e calculado para a cidade onde ela se encontra ( consultar o site www.calendario. iskcon.com. br ou o livreto Calendário Vaishnava, o mais completo para quem quer ter as mãos datas e horários de quebra).De acordo com as escrituras, qualquer pessoa com mais de cinco anos de idade deve observar o jejum de Ekadasi. Também, todos Acaryas recomendam que todos os membros das quatro ordens sociais e espirituais observem o Ekadasi fiel e estritamente para obter à morada Suprema de Sri Krishna. Entretanto, há uma instrução para a mulher casada: “A mulher cujo marido está vivo deve pedir permissão para observar jejuns. Se ela negligenciar em faze-lo, ela reduz a duração de vida de seu marido e mando-o para o inferno.” A mulher casada deve portanto obter a permissão do marido para jejuar no Ekadasi. No Dvadasi, o devoto deve primeiramente limpar seu corpo por banhar-se e o seu coração pelo cantar do maha-mantra. Então, de acordo com suas possibilidades e observando tempo circunstancia tempo e lugar, ele deve preparar alimentos suntuosos ou variedades de frutas (mínimos três tipos), leite e derivados, para o prazer do Senhor e oferecer a Ele com grande devoção e orações sinceras. Após distribuir o alimento a outros devotos e aos brahmanas, ele pode romper seu jejum e desfrutar do banquete.
Tradução: Ananya Bhak Dasa (Zuza Lee)
Correção 1: Apsarini Devi dasi (Paula Burlamaqui)
Digitação e fidelidade: Paramahamsa Das
(PauloJ.G.dos Santos)
Vosso servoPrahladesh Dasa