Dedicado a Sua Divina Graça A.C. Bhaktivedenta Swami Prabhupada e Gurudeva Srila Dhanvantari Swami

Dedicado a Sua Divina Graça A.C. Bhaktivedenta Swami Prabhupada e Gurudeva Srila Dhanvantari Swami
Jagad Guru Srila Prabhupada

terça-feira, 5 de maio de 2009

Minha alma é muito paciente


Bhakti Thirta Swami

Minha alma é muito paciente, mas, após dar-me amor puro por muitas vidas, ela tornou-se impaciente com meu progresso lento e respostas atrasadas à sua guia e encorajamento. Nesse meio tempo, meus corpos grosseiro e sutiltornaram-se ambos igualmente frustrados e desapontados com o fato de eu prejudicar nosso avanço. Todos os dias, tantas pessoas quebram suas resoluções, votos, promessas e planos, simplesmente devido à sua falta defoco e perseverança. Essas pessoas carecem de determinação e são tão impessoais que eventualmente adquirem mentalidades impróprias, e "acidentalmente" são recapturadas por maus hábitos.


Em encontros semanais ao redor do globo, milhões de pessoas comprometem-se a abandonar drogas, álcool, cigarros, alimentação imprópria, duplicidade, trapaças, e uma legião de outros vícios.Mas a maioria delas se distrai e volta a seus antigos padrões. Alguns desses recaídos começam a negar; outros ficam tão frustrados com sua própria covardia que consideram cometer suicídio. Eu decidi levantar essas questões diretamente com minha alma: "Eu estou ávido para ir além de todas essas fronteiras e entrar na verdadeira liberdade que é de fato meu direito inato," eu confidenciei à minha alma. "Mas eu preciso de mais guia sobre como superar esses últimos obstáculos restantes. Por favor, querida alma, me dê mais ajuda. Eu prometo, eu não irei desapontá-la, pois agora eu sou um Pedinte bem mais desesperado."


Minha alma falou, pesada mas amavelmente, "Não há nada novo para você ouvir, mas deixe-me reafirmar alguns pontos de nossas sessões anteriores. Primeiro, você deve sempre manter a meta suprema em mente.Comece cada atividade com o fim em mente! Em qualquer caminho, sempre há obstáculos, testes e desafios, mas você pode ver cada um desses obstáculos como uma oportunidade para abraçar outro milagre.


"Cada desafio que você encontra é apenas outra chance de ir mais rápido em direção à nossa integração divina e nossa sublime reunião com o Supremo. Mas para concluir isso, você deve ver a tudo e a todos como ummensageiro ou uma mensagem de Deus.


"Não existem coisas como acidentes. Acidentes são apenas incidentes que você ainda não compreende, ou que estão fora do seu controle. No entanto, nada escapa ao controle e compreensão de nosso todo poderosoSenhor adorável.


"O senhor é ilimitadamente misericordioso e amoroso – e Ele está sempre nos convidando a retornar à Sua morada divina. Apenas aceite isto resolutamente, e você irá aprender com todas as pessoas e eventos em sua vida.


"Tudo o que você deve fazer é procurar constantemente o que você deve aprender em cada encontro, e permanecer ciente de que não existem acidentes. O onisciente, todo misericordioso Senhor Supremo deu permissãopara cada experiência que entrou na sua vida. Ele e ninguém mais é o Controlador Supremo. Se você puder capturar esse humor constantemente, então seu sucesso está garantido."


Minha alma olhou para mim com muita compaixão e continuou, "Você deve cantar e orar incessantemente, pois a mente é muito selvagem e maliciosa. Sua mente irá constantemente buscar maneiras de desviar sua atenção para ela, e, assim que você relaxar, sua mente travessa irá reinar novamente."


"Mas minha mente é tão mais forte do que eu, como posso ter esperanças de algum dia conquistá-la?"


"Há somente uma forma de dominar a mente, que é através de constante oração, canto, meditação, afirmações, e, mais importante, através de visualizações. Visualizações devem acompanhar todas suas outraspráticas, pois elas irão lembrá-lo do que você deve alcançar ou está alcançando, e por quê você está fazendo todo o resto."

Minha alma olhou para mim com dó. "Desista de todos seus desejos por fama – queira apenas verdade e serviço. Quando você está ávido por fama pessoal, você perde a perspectiva apropriada.


"Caçadores de fama deixarão passar oportunidades e devotarão seu tempo e energias a preocupações supérfluas e doentias. Eles confundirão o ruim pelo bom e negarão o bom pelo ruim. Tais pessoas buscarão apenaspor oportunidades que irão propiciá-las prazer pessoal e assim tornar-se-ão oportunistas insensíveis e utilitários. Ao invés de buscar pela verdade, retidão e serviço, elas simplesmente procurarão formas de usar outras pessoas e facilidades para seu próprio benefício.


"Qualquer um que se mantenha apegado à fama e adoração perderá a determinação e habilidade de alcançar o objetivo de voltar ao lar. Antes de aceitar que qualquer pensamento entre em seu ser, qualifique todas assuas reflexões. Na verdade, tudo o que vier até você, deve ser qualificado. Do contrário, não aceite ou se identifique.


"Em outras palavras, avalie constantemente cada idéia para ver se o pensamento, palavra, ou possível ação em consideração é realmente de interesse para nossas metas a curto e longo prazo.


"A tendência da mente é tentar introduzir sorrateiramente coisas através de nossas barreiras por apresentar uma atrativa fachada. Quando tais reflexões não nos ajudam a nos mover mais rapidamente em direção ao Supremo, elas devem ser imediatamente rejeitadas. Dessa maneira a inteligência não aceitará tão facilmente algo que é prejudicial à sua elevação.


"Se uma pessoa é seletiva quanto ao que aceita, o sucesso é garantido. Do contrário, estagnação é falha são certos."


Minha alma fez uma pausa em profunda reflexão antes de falar novamente. "Você deve olhar para o futuro enquanto aprende com o passado. Tente se lembrar de como você se tornou preso a render-se a mentalidades,impróprias, tentações e maus hábitos tantas vezes no passado. Recapitule essas experiências, lembre-se de como você foi seduzido e lembre-se de como você racionalizou a rendição à sua natureza inferior.


"Lembre-se de todos os aspectos atrativos que o convenceram a aceitar o desvio. Mais importante, você deve se lembrar de quão tolo, triste e deprimido você se sentiu após novamente ter perdido o seu foco e deslizadopara baixo. Se você puder se lembrar de todo o sofrimento que sente após falhar em um teste, você ficará mais alerta para evitar tais falhas no futuro. "Ao invés de sucumbir a elas, use essas experiências para seu crescimento, e lembre do quão maravilhosa foi a sensação depois de cada vez que você passou em um teste e não se entregou à ilusões. Lembre da alegria de avançar espiritualmente seriamente, e saiba que simplesmente sustentar isso vai garantir sua eventual conquista da vitória total.


"Você deve parar de se identificar com o corpo físico, sentidos, mente, inteligência, falso ego e tempo material. Sim, o corpo, sentidos, mente, inteligência e falso ego são reais, mas eles são apenas uma realidade temporária. Em outras palavras, você é a realidade temporária, mas eu sou a realidade eterna.


"Você deve se render e desistir desta identidade temporária, para que nós possamos nos integrar completamente na verdadeira realidade eterna. Veja, meu amado, você não é quem você pensa ser. Por vidas vocêaceitou esta realidade temporária e categoricamente negou minha existência. Mas isso apenas prolongou a dor, ilusão e separação que o mantém preso na miséria. Então, novamente você deve se render, e morrer para viver!


"Desista desta identificação temporária para que nós possamos imergir em uma fantástica, completa e bem aventurada entidade eterna, completamente ocupada em servir ao Casal Divino em nosso humor original. Permitindo isso, você não perderá nada. Ao contrário, você ganhará existência e conhecimento completos, pois você é realmente um reflexo meu, e eu sou você em sua mais perfeita manifestação.


"Por desistir de sua concepção material de tempo você finalmente permite que nos movamos mais rapidamente em direção a nos tornarmos todos e completos.


"O conceito material de tempo existe em relação a várias comodidades e corpos materiais. Todas as coisas materiais são parte da realidade temporária.


"Todos os muitos rituais e regulações que você foi instruído a seguir e todo o sofrimento pelo qual você passou em muitos corpos foram somente momentos fugazes para nós conectados com o tempo eterno.


"Meu amado, isso quer dizer que se você puder de uma vez por todas seguir minhas instruções e manter o foco, perseverança e determinação apropriados, nós seremos vitoriosos em um piscar de olhos, residindo empleno esplendor e amor eterno no mundo espiritual.


"Não sinta que sua tarefa é muito difícil ou permita-se desacelerar. Nós estamos terminando com nossos últimos desafios e obstáculos. O único problema é que você está se esquecendo de abraçar o milagre. Na verdade, todo o resto vai deslizar entre seus dedos, então, dessa vez, abrace o milagre."