Dedicado a Sua Divina Graça A.C. Bhaktivedenta Swami Prabhupada e Gurudeva Srila Dhanvantari Swami

Dedicado a Sua Divina Graça A.C. Bhaktivedenta Swami Prabhupada e Gurudeva Srila Dhanvantari Swami
Jagad Guru Srila Prabhupada

segunda-feira, 14 de julho de 2008

Desenvolvendo uma Relação Profunda com Um ou Dois Devotos

http://www.romapadaswami.com/

INDAGAÇÕES ACERCA DO ABSOLUTO

Inquiries into the Absolute

Uma coleção de respostas intrigantes e motivadoras para o intelecto apresentadas por Sua Santidade Romapada Svami às questões levantadas por devotos acerca de variados tópicos espirituais.

6. Relações com Devotos e Não-Devotos

6.1. ‘Lidando com Devotos’ e ‘Associação Devocional’

6.1.2) Os Devotos Realmente Esperam que Eu Esteja Feliz, Mesmo Quando em uma Situação Miserável? & Desenvolvendo uma Relação Profunda com Um ou Dois Devotos

Eu estive (e continuo) sob um constante ataque de misérias muito intensas nos últimos seis anos. Considero que sou muito afortunado pela associação que tenho com os devotos há quatro anos, e sou muito grato por ela. Algumas vezes, entretanto, estou tão fatigado e exausto física e mentalmente que quero apenas ficar sozinho, recluso por alguns meses. Parte disse se dá porque sou forçado a agir como se eu estivesse feliz e empolgado (entre os devotos ou entre os não-devotos) mesmo quando imensas agonia, angústia e ansiedade estão constantemente bombardeando minha mente.

Só para exemplificar, se vou a um programa doméstico ou no templo, tenho de manter minha aparência externa pacífica e alegre, ou então posso observar que meu humor e falta de entusiasmo afetam outros.. Observo que é bastante natural para pessoas em vidas felizes e equilibradas serem joviais (dentro de sua zona de conforto), mas, por outro lado, tal aparência externa é de dolorosa adaptação para pessoas vivendo situações extremas. Também percebo que há uma expectativa de que as pessoas em situações extremas tornem-se indiferentes a suas misérias e tentem ser felizes, isto é, “você não é este corpo”, “Krsna é o controlador”, etc. Embora eu receba de bom grado essa expectativa, ela, contudo, não parece me ajudar muito, porque ainda não alcancei esse nível de estabilidade espiritual. Eu aprendo devagar.

Minha pergunta: Há alguma alternativa melhor para lidar com essa situação? Por favor, aconselhe-me. Sou muito grato a você por ter dedicado um pouco de seu tempo e atenção visitando minha esposa quando ela esteve hospitalizada há dois anos apesar de sua agenda imensa. Muito obrigado, Maharaja. (Digest 229.1)

Muito obrigado por abrir seu coração, bem como por sua perseverança e sua devoção em se refugiar em Krsna e na sanga de Seus devotos apesar de tantos reveses.

Posso provar grande empatia para com suas dificuldade, e admito que tudo isto não é fácil. Posso assegurá-lo, no entanto, que, em termos do processo da Consciência de Krsna, não há expectativa no sentido de que um devoto deva suprimir seus sentimentos ou induzir artificialmente uma aparência de paz ou tentar agir acima de seu nível de realização.. É bastante possível que alguns devotos iniciantes tenham essa concepção ou expectativa de vida espiritual, mas o que estamos de fato buscando é desenvolvimento genuíno em realização espiritual, no qual somos naturalmente imperturbáveis e felizes em todas as situações.

Krsna é uma pessoa muito amável, e o amigo mais querido. Agindo dentro de nossa relação com Ele, quer estejamos em meio a uma situação que talvez seja fonte de felicidade ou em meio a situações aflitivas, nós gradualmente obtemos profunda realização de Sua proteção sob todas as circunstâncias. Com essa base, a habilidade de um devoto em lidar com todos os tipos de situações deste mundo torna-se mais forte e madura – não por força bruta, mas antes por avanço espiritual natural.

Vida devocional não é em nada impessoal ou repreensiva, ao contrário, a vida devocional nos permite abrir completamente nosso coração e expressar nossos sentimentos mais íntimos dentro da estrutura de nosso relacionamento amoroso com Krsna e com Seus devotos. Nas primeiras páginas do Bhagavad-gita, vemos como Arjuna abre seu coração perante Krsna, expressando abertamente seu sofrimento e sua confusão intensos. O Senhor não manda que Arjuna reprima tais sentimentos por meio de algum ajuste mental artificial ou exercício intelectual, senão que Ele compartilha com Arjuna conhecimento transcendental para ajudá-lo a transcender verdadeiramente seus sentimentos negativos tornando-se estável em sua relação com o Senhor e executando seu serviço.

Há muitos de tais exemplos de como devotos superam ou até mesmo transcendem grandes dificuldades, perplexidades e sofrimentos por meio da abertura de seus corações e por conversarem confidencialmente com devotos qualificados – por exemplo, Maharaja Yudhisthira abrindo seu coração para Bhisma, e posteriormente para Narada, e sendo por eles tranqüilizado. (vide SB 1.8.46-52, 1.9.1-21 e 1.13.31-50).

Tais diálogos, como o diálogo entre Arjuna e Krsna, podem ser mais bem apreciados quando entendemos que não são apenas discursos filosóficos, mas se o compreendermos no contexto da relação entre os dialogadores; no caso de Arjuna e Krsna, a relação amorosa de intensa amizade entre eles, e Arjuna posteriormente aceitando Krsna como seu mestre espiritual e depositando toda sua confiança em Suas diretrizes. Por causa dessa forte estrutura do relacionamento amoroso entre os dois, as palavras de Krsna não são um mero filosofar seco, nem são dolorosas e impositivas – muito embora talvez soem repressoras ou severas em alguns momentos –, mas elas, de fato, capacitam o devoto a superar seus obstáculos e a alcançar o estágio transcendental.

Da mesma forma, o que pode lhe ajudar e lhe capacitar com grande força para superar tudo o que você está passando é buscar uma oportunidade para regularmente abrir seu coração em uma relação amorosa mais próxima. Você expressa grande apreciação e gratidão pela associação com os devotos; eu gostaria de lhe encorajar a se refugiar ainda mais nessa associação – pois a misericórdia de Krsna se manifesta na sanga de Seus devotos.

Quando digo associação, não me refiro apenas às reuniões gerais e maiores – que também são ótimas e têm seu papel –, mas lhe aconselho a buscar a possibilidade de uma relação pessoal um-a-um com um ou dois devotos com os quais você se afine e sinta que possam entender sua situação. Essa relação um-a-um permite uma relação mais profunda, e um intercâmbio coração-coração – isto se revelará muito mais vantajoso do que recorrer à solidão, que é destituída de qualquer fator verdadeiramente edificante.

Em uma relação íntima, você pode se sentir livre para se abrir e compartilhar seus sentimentos mais profundos sem se sentir constrangido por formalidades, e ainda se sentir compreendido, e não julgado. Em uma relação de amizade madura e equilibrada, você não iria apenas revelar suas dificuldades e dores e frustrações e buscar ajuda, mas também, a intervalos, compartilharia expressões confidenciais positivas, como apreciação e gratidão sinceras pelo apoio e consolo que você vem obtendo dos devotos, como o processo da Consciência de Krsna está lhe ajudando a lidar com suas dificuldades extremas, reconhecendo os recursos espirituais e boas-fortunas que foram concedidos a você mesmo em meio a suas dificuldades, algumas das realizações que você obteve por lidar com tais provações de uma perspectiva consciente de Deus e assim por diante. Tais abertura de coração e compartilhamento, embora pareçam pateticamente simples, podem se revelar uma fonte de força, entusiasmo, alívio, esperança e confiança.

Uma poderosa maneira de nutrir e facilitar essa relação na qual se dão tais trocas abertas é discutir tópicos escriturais relevantes – lendo juntos ou estudante e discutindo o Bhagavad-Gita, etc. –, sendo que tais discussões não precisam necessariamente se focar sempre em sua situação particular, mas, apenas algumas vezes, se relacionar com sua vida pessoal; assim você também pode ouvir sobre as realizações e experiências de outros. Ao mesmo tempo em que você abre seu coração para se expressar para os devotos, você encontrará forças para abri-lo e receber a motivação dos encorajamento, sugestões e conselhos que lhe serão dados.

Quando você sentir esse apoio, mesmo que em uma ou duas relações espiritualmente-centradas, e quando você realizar profundamente como Krsna está de fato lhe protegendo em meio a todas as calamidades, então você progressivamente achará mais fácil se associar com devotos em reuniões maiores, onde se sentirá confortável, em paz com sua situação e grato, ou pelo menos tolerante, mesmo que não esteja borbulhando de entusiasmo e júbilo.

No curso das interações com os devotos em geral, você deve tentar cultivar uma atitude de genuíno humor serviçal, tanto quanto você possa, sabendo bem que o serviço aos Vaisnavas é imensamente benéfico e prazeroso a Krsna. Havendo esse humor de serviço, você se sentirá motivado e qualificado a ir genuinamente além da interação pessoal imediata, não ficando na interação baseada apenas em obrigações sociais artificiais.

Você não precisa ser particularmente jovial, nem precisa revelar todos os seus problemas e sentimentos a todos, mas você pode manter uma agradável e genuína disposição de serviço para com todos e assim receber deles seus desejos de sucesso. Se algum devoto porventura indagá-lo sobre seu bem-estar e eventualmente lhe oferecer algum conselho filosófico, você poderia aceitar com gratidão tal conselho como um gesto de amor e seguir com seu cultivo devocional interior ao invés de se sentir pressionado por essas máximas. Colocar-se nessa disposição, mesmo em meio a adversidades, pode ser algo a se revelar como uma fonte de força e inspiração também para outros.

Resumindo, eu gostaria de encorajá-lo a buscar oportunidades para se relacionar amorosa e confidencialmente com alguns devotos qualificados e de confiança. Ao invés de recorrer à reclusão, através da relação regular de confiança com esses devotos, você encontrará a força devocional necessária para confrontar as situações adversas. Também em virtude do suporte que você encontrará assim, você se sentirá suficientemente edificado para interagir com a comunidade de devotos maior por meio do desenvolvimento do genuíno humor de serviço. Espero que estas sugestões sejam de valia para você.

Você tem meus melhores votos.

Hare Krsna!


Tradução por Bhagavan dasa (DvS)