Dedicado a Sua Divina Graça A.C. Bhaktivedenta Swami Prabhupada e Gurudeva Srila Dhanvantari Swami

Dedicado a Sua Divina Graça A.C. Bhaktivedenta Swami Prabhupada e Gurudeva Srila Dhanvantari Swami
Jagad Guru Srila Prabhupada

terça-feira, 2 de outubro de 2007

ISKCON Tirupati: Trazendo Goloka até Vaikuntha


Originalmente publicado na edição de Julho/Agosto de 2007 de Volta ao Supremo[Back to Godhead]

ISKCON Tirupati: Trazendo Goloka até Vaikuntha

ISKCON Tirupati: Bringing Goloka to Vaikuntha


Por Murari Gupta Dasa


Há mais de três décadas atrás, Srila Prabhupada desejou estabelecer a adoraçãode Radha-Krsna em Tirupati, Sul da Índia. Agora, Revati Ramana Dasa, opresidente do templo da ISKCON Tirupati, e os dedicados devotos de lá,realizaram este desejo de Prabhupada da forma mais maravilhosa.Tirupati, em Adhra Pradesh, é a cidade que hospeda o templo mais rico do mundo,o qual é visitado por milhares de pessoas que desejam ter o darshana da deidadede Krsna conhecida como Sri Vyenkateshvara ou, de forma mais simples, Balaji.Em 1974, o governo de Andhra Pradesh convidou Srila Prabhupada para visitarTirupati. Por dois dias ele ficou nas colinas Tirumala, onde o famoso temploestá situado, e ia três ou quatro vezes ao dia ver a deidade de Balaji. Aqualquer hora que fosse, os sacerdotes permitiam a Prabhupada ter um darshanaprivado por quanto tempo ele quisesse.A eficiente administração do templo impressionou Prabhupada, mas seu coraçãocontemplou um plano muito mais grandioso para dar prazer ao Senhor - distribuiramplamente Sua mensagem. Durante um conversa com o ministro das finanças dotemplo, Srila Prabhupada disse que, uma vez que o TTD, o comitê administrativodo templo Balaji, tinha a infra-estrutura básica, ele deveria agora receber aassistência dos devotos da ISKCON para que a pregação fosse feita de formamuito intensa para o benefício de todos.Para seus seguidores, Srila Prabhupada tinha mais uma mensagem: construamtemplos atrativos como o de Balaji, com excelentes acomodações para peregrinos.O ComeçoEm 1982, o TTD disponibilizou à ISKCON um grande e próspero pedaço de terra abeira das colinas Tirumala, que são a encarnação de Ananta Sesha. Em 1984,inspirados por Sua Santidade Bhaktisvarupa Damodara Svami, um discípulo deSrila Prabhupada, os devotos instalaram deidades de Sri Sri Radha-Govinda einauguraram um pequeno templo.Nenhum desenvolvimento até 1996, quando Sua Santidade Jayapataka Svami, GBC daISKCON Tirupati, reviveu o projeto. Ele indicou Revati Ramana Dasa comopresidente do templo e pediu a ele que guiasse o projeto com todo o seucoração. Revati Ramana se empenhou com seriedade, mas o progresso não viriafacilmente."Nós começamos com uma dúzia de devotos e escassos recursos", disse RevatiRamana, "mas, pela misericórdia do Senhor, nós seguimos em frente e, em 1999,nós fizemos a cerimônia de purificação do terreno para um magnífico novotemplo. Gradualmente mais devotos vieram. Com a ajuda de um grupo de dedicadosbrahmacaris, e as bênçãos dos Vaisnavas, as coisas começaram a acontecer deverdade".Construindo com Livros Para levantar fundos para o templo, Revati Ramana empregou uma estratégia aindanão testada na Índia: a venda de livros conscientes de Krsna. Tirupati épuramente um local de peregrinação, com poucos negócios ou indústrias; a maiorfonte de renda para as pessoas locais são os visitantes."Nós decidimos desenvolver um programa de venda de livros", disse RevatiRamana. "Todos os dias, cerca de cinqüenta mil pessoas visitam este local deperegrinação, pessoas não apenas da Índia, mas de todo o mundo".O TTD garantiu à ISKCON uma concessão nunca antes dada: permissão para venderos livros de Srila Prabhupada nos templos sob a jurisdição da TTD. Muitosoutros grupos religiosos tentaram antes, sem sucesso, algum espaço nos templosda TTD."Os membros da TTD gostam de nós", disse Revati Ramana, "porque nós estamospregando o mesmo imemorial sanatana-dharma que eles seguem".Todos os dias, os devotos armam seis mesas para expor os livros: duas nascolinas Tirumala, uma no templo de Govindaraja e outra no templo Padmavati(ambos em Tirupati), e duas no templo da ISKCON. Dezenas de milhares de pessoasvêem e se interagem com os devotos, e os devotos vendem milhares de livrosdiariamente. A venda de livros arrecadou certa de sessenta porcento do custo daconstrução do templo. O TemploA primeira coisa que salta aos olhos dos visitantes de Tirupati é o grandenúmero de propagandas multicoloridas em placas e outdoors que promovem asglórias do Bhagavad-gita Como Ele É e descrevem as atividades mundiais daISKCON e de Srila Prabhupada. Cerca de uma dúzia de outdoors próximos do temploexibem belas imagens de Srila Prabhupada e exaltam o presente que ele deu aomundo.Na base da torre de boas-vindas, no lado leste do templo, uma água que corre devagar lava os pés dos visitantes. Dando um passo a frente, o visitante podecontemplar o estonteante templo, com suas luzes azuis e suas cúpulas de ouro eprata. O templo é uma harmoniosa síntese da tradicional arquitetura dos templosdo sul da Índia com as modernas instalações.As cúpulas do templo exibem esculturas de Krsna, Rama, Visnu e Nrsimha. Otemplo tem uma svagata-gopuram (torre de boas-vindas, representando os pés doSenhor), uma raja-gopuram (torre real, representando o umbigo do Senhor), umavimana-gopuram (torre acima do altar, representando a cabeça do Senhor), e asquatro torres situadas nas esquinas do templo representam as quatro yugas, oueras Védicas.Degraus de mármore conduzem os visitantes às majestosas portas de entrada e auma varanda que circula o auditório. Duas escadarias nessa entrada principallevam as pessoas para o segundo andar: segundo andar este que é todo dedicado àsala do templo.A sala do templo é uma obra-prima. O teto, com cinco pinturas circulares noestilo Thanjavur é o primeiro atrativo visual. Uma pintura imitando o movimentode uma fita dourada se destaca sobre um fundo vermelho. A pintura maior aocentro é dedicada ao casal divino Sri Sri Radha-Krsna vestidos e posando noestilo do Sul da Índia e rodeados por Seus associados dançarinos. Ouro emalto-relevo decora Suas vestes.Gigantescos candelabros iluminam o centro da sala, enquanto outros menores edelicados, girando gentilmente, iluminam duas galerias do salão. Ao longodessas duas galerias também há vários pilares com seus quatro lados gravadoscom esculturas em alto-relevo. As gravuras de uma das galerias retratam asvárias encarnações do Senhor; enquanto que a outro trás Seus passatempos emvários lugares sagrados da Índia.Também ao longo das paredes são trazidas outras gigantescas esculturas gravadasem madeira trazendo novos passatempos do Senhor. Há janelas altas ricamentecoloridas com florais, juntamente com imagens de Balaji, de Sua consortePadmavati, do Senhor Jagannatha, dos Senhores Caitanya e Nityananda, bem comoSeus pés de lótus com todas as marcas auspiciosas, e os pés de lótus deRadha-Krsna. O resplandecente mármore egípcio do assoalho e as pinturasdecorativas da parede são não menos intrigantes; suas disposições combinamharmoniosamente com todas as demais obras de arte.A turnê da visão culmina na contemplação do altar de doze metros de largurailuminado como ouro, no qual preside Sri Sri Radha-Govinda, Ashta Sakhis (asoito principais gopis), o Senhor Caitanya, e Giriraja (o Senhor Krsna na formade uma rocha da Colina de Govardhana). A ausência de colunas na frente do altar(conseguida através do uso barras de ferro no formato de L escondidas naarmação do altar) permite uma visão desimpedida das deidades. Este é o primeirotemplo no Sul da Índia no qual Radha e Krsna são adorados com Suas oito gopisprincipais.O templo é projetado para conferir treino e educação espirituais. Assim, oprimeiro andar trás um teatro multimídia com auditório com assentos paratrezentas pessoas, e a varanda que o cerca trás livros para venda e tambémexemplares para leitura dos visitantes.O primeiro andar contém um hall onde podem sentar mil pessoas e também trásdioramas em suas paredes com passatempos e aforismos das escrituras. Há tambémuma casa de hóspedes de cinco andares ricamente mobiliada, salas de conferênciae um restaurantes Govinda ao lado do templo. Goloka em VaikunthaTirupati é um dos locais mais sagrados de peregrinação para os Sri Vaishnavas,aqueles que adoram Krsna em temor e reverência, o humor de Vaikuntha. Agora,construindo este templo para Radha-Krsna, as Ashta Sakhis e para o SenhorCaitanya, a ISKCON trouxe o humor de amor íntimo de Vrndavana para Tirupati.Assim, não só foi satisfeito o desejo de Srila Prabhupada, mas também foramabertas as portas de Goloka para todos os residentes de Vaikuntha.


Tradução por Bhagavan dasa (DvS)

Um Retiro Espiritual na Vila Saranagati



Artigo originalmente publicado no periódico Volta ao Supremo [Back to Godhead] Julho/Agosto - 2007


Um Retiro Espiritual na Vila Saranagati
A Spiritual Summer Retreat in Saranagati Village

Por Vishakha Devi Dasi


Cerca de quarenta e cinco anos atrás, nas águas azuis do lago do acampamento Kawakee, depois de muita prática e bater de pernas, eu coordenei meus membros, cabeça e corpo e consegui a seqüência de movimentos necessários. Finalmente eu podia nadar. Os quatro verões que passei naquele pequeno acampamento ao norte de Nova Iorque foram suficientes para que eu me apaixonasse pela natureza, por caminhadas e pela vida sem carros ou televisão. Lá eu me tornei consciente da importância da amizade e da solicitude. Aprendi a como ressuscitar alguém, a como cuidar de feridas, e a como sobreviver com o mínimo de recursos. Mas nunca me ocorreu de perguntar qual era a meta da vida ou como alcançá-la. E olhando para trás agora, eu acho que nenhum outro no acampamento Kawakee, colega ou instrutor, também se perguntou sobre isso. Para mim, essas perguntas seriam respondidas muitos anos depois – quando entrei em contato com os ensinamentos de Sua Divina Graça A. C. Bhaktivedanta Svami Prabhupada.
Srila Prabhupada explicava repetidamente que este corpo é temporário, e a alma, eterna. Na forma de vida humana, podemos, se assim desejarmos, abandonar os compromissos materiais e executarmos serviço devocional aos pés de lótus do Senhor Krsna sem desejar recompensas mundanas. Servindo ao Senhor com devoção, diz Srila Prabhupada, iremos, aos poucos, tornando-nos elegíveis a voltar ao lar, voltar ao Supremo. Ele também diz que não devemos nos tornar pais ou mães a não ser que possamos salvar nossos filhos dos repetidos nascimentos e mortes – do ciclo de transmigração da alma – ocupando-os no serviço devocional ao Senhor Supremo, Sri Krsna.
Essas instruções são claras e são confirmadas pelas escrituras. E, para nós que somos pais, a última é especialmente um grande desafio. A futilidade das atividades materiais e a necessidade de vida espiritual talvez sejam bem evidentes para nós, mas nossos filhos querem diversão e agitação – do tipo fornecida pelo acampamento Kawakee – especialmente durantes suas férias de verão.
Em uma carta para seus discípulos, Srila Prabhupada ofereceu uma solução prática para essa dificuldade: “A criança deve ser instruída de forma a se tirar vantagem de sua tendência a brincar. Ensine às crianças jogos e brincadeiras de Krsna. Elas podem ser vaqueirinhos, vacas, pavões, demônios, etc.. Se elas pensarem em Krsna enquanto brincam, como se estivessem de fato com Ele, então elas se tornaram conscientes de Krsna mui rapidamente”. Ele adicionaria mais tarde, “Deixem-nas aprenderem algo, cantarem, dançarem e comerem muita prasadam se quiserem; e não se preocupem com a natureza de brincar que elas têm. Deixem elas brincarem e correrem. Isso é natural”. Essas instruções formam a base do acampamento infantil de verão na Vila Saranagati, British Columbia, Canadá.
Livre da algazarra e tensão da vida urbana, Saranagati, a quatro horas e meia de carro de Vancouver, é uma área de 650 hectares abençoada um com lago cristalino, cujos moradores são dedicados ao princípio de vida simples e têm como meta progredir gradualmente na vida espiritual seguindo as instruções de Srila Prabhupada.
O acampamento infantil de verão, iniciado por Mataji Radha Kunda e Prabhu Kartamasa Delaney, começa suas atividades diárias com os campistas cantando japa, e em seguida fazendo um kirtana para as pequenas deidades de Krsna-Balarama do casal, ambos filhos de discípulos de Prabhupada. Apoiados nas diretrizes de Srila Prabhupada (“alguns exercícios são necessário para o bom desenvolvimento”, Prabhupada disse), eles organizam o dia das crianças com exercícios físicos e trabalhos de equipe: tudo a céu aberto. Os pequenos campistas aprendem a fazer velas, aprendem a usar arco e flecha, e ajudam uns aos outros através de um percurso com obstáculos. Eles nadam e caminham, criam dioramas com as atividades de Krsna e, para o prazer dos moradores de Saranagati, exibem um peça teatral com os passatempos do Senhor.
Em 2006, quando o trabalho de Radha e Kartamasa como professores impediu que eles continuassem na direção do acampamento, Amrta Devi tornou-se a conselheira chefe do acampamento com o apoio dos pais dos campistas e de vários moradores de Saranagati. Assim como Radha e Kartamasa, Amrta queria que as crianças se divertissem, desenvolvessem novas habilidades, e se tornassem mais conscientes de Krsna.
Sentada em uma cabana de madeira artesanal, Amrta diz, “A primeira instrução de Prahlada Maharaja para seus colegas de sala foi que, assim como os adultos, as crianças também podem executar as atividades próprias do serviço devocional. Há diversos corpos nos quais as entidades vivas podem habitar, e é muito raro conseguir um nascimento humano. Embora a forma humana seja temporária – como todos os corpos materiais – ela é significativa por permitir à entidade viva servir a Krsna com devoção. Mesmo um pequeno sincero serviço devocional pode dar à criança a mais elevada perfeição.
Amrta para um instante para ajudar um campista no seu projeto de construção com madeira.
“Nós queremos que os campistas saibam que o serviço devocional é algo natural”, ela continua. “Queremos que eles saibam que o Senhor Krsna, a Suprema Personalidade de Deus, é o amigo mais querido e o benquerente de cada um deles. Ao invés de ficarem confusas durante a infância, perdendo tempo e se envolvendo com más companhias, essas crianças estão tendo a oportunidade de servirem ao Senhor. O relacionamento dessas crianças com a Pessoa Suprema é um fato, e elas podem agir e falar de modo a dar prazer a Ele. O Senhor Krsna está além da concepção do conhecimento material, mas Ele pode ser entendido até mesmo por uma criança que O sirva com amor”.
Um dia depois do encerramento das atividades do acampamento de 2006, um dos campistas, Rasamandala, de onze anos, disse, “Eu adorei tudo aqui, do começo ao fim. Eu nem sei dizer qual foi minha atividade favorita, porque foram todas muito boas”.
Seu pai, Yoginatha Dasa, disse, “Esse acampamento é uma oportunidade para a nova geração de devotos aprenderem a se relacionarem bem, a praticar atividades devocionais, para aprenderem novas maneiras de servir a Krsna; e tudo isso enquanto se divertem. De fato, isso não se trata de um mero acampamento de verão no final das contas, mas é, na verdade, um retiro espiritual.


Tradução por Bhagavan dasa (DvS)