Dedicado a Sua Divina Graça A.C. Bhaktivedenta Swami Prabhupada e Gurudeva Srila Dhanvantari Swami

Dedicado a Sua Divina Graça A.C. Bhaktivedenta Swami Prabhupada e Gurudeva Srila Dhanvantari Swami
Jagad Guru Srila Prabhupada

terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Formas, Expansões, Energias e Encarnações de Krsna




http://www.romapadaswami.com/

INDAGAÇÕES ACERCA DO ABSOLUTO

Inquiries into the Absolute

Uma coleção de respostas intrigantes e motivadoras para o intelecto apresentadas por Sua Santidade Romapada Svami às questões levantadas por devotos acerca de variados tópicos espirituais.

10. Formas, Expansões, Energias e Encarnações de Krsna

10.3.. Perguntas Gerais: Formas, Expansões, Energias e Encarnações de Krsna
10.3.4) Planetas Vaikuntha para as Várias Formas do Senhor & Por que a Forma do Senhor Narasimha-deva “Jamais Fora Vista Sequer pela Deusa da Fortuna”?

Afirma-se que todas as formas de Visnu são eternas. Há lokas separados para as formas de Kurma, Matsya, Varaha, Narasimha, Rsabhadeva, Parasurama? Se sim, por que o Bhagavatam diz que a forma de Narasimha jamais fora vista antes por ninguém? E quanto à forma do Senhor Caitanya? Se Ele é eterno, onde está o Seu planeta? (Digest 17.3)

Sim, há inumeráveis planetas Vaikuntha, e as várias formas do Senhor presidem cada um desses planetas. O Srimad-Bhagavatam descreve que, quando o Senhor Narasimhadeva apareceu, nem mesmo a Deusa da Fortuna havia visto aquela forma antes como um dos lila-avataras do Senhor. Isto se refere à forma flamejante de meio-homem e meio-leão exibida pelo Senhor a fim de matar Hiranyakasipu. A forma do Senhor Narasimha como o Senhor Narayana em Vaikuntha, exibindo quatro braços portando os símbolos de Visnu, existe no mundo espiritual.

Nossos acaryas Vaisnavas descrevem que, dentro dos mais recônditos verticilos do planeta Goloka Vrndavana, que tem a forma de um lótus, está situada a duplicata de Sri Navadvipa-dhama, onde o Senhor Caitanya manifesta eternamente Seus passatempos.

10.3.5) Todas as Encarnações do Senhor Existem no Mundo Espiritual na Mesma Forma na Qual Elas Advêm?

Avatara significa descer. Isso significa que todos os avataras existem nos vários Vaikuntha-lokas. Todos os avataras existem na forma em que Eles descem? Por exemplo, o Senhor Narasimhadeva existe na forma na qual nós O adoramos, ou Ele existe em uma forma de Visnu de quatro braços. Se em uma forma de Visnu; por que, então, o Senhor Krsna e o Senhor Rama ficam na mesma forma na qual Eles descem? (Digest 7.10)

Novamente, você supôs algo incorretamente. Sabemos que a deusa da fortuna jamais vira antes a forma do Senhor Nrsimhadeva, o que significa que Ele existe no mundo espiritual em uma forma de quatro braços identificado com os quatro símbolos de Visnu portados em uma seqüência em particular. Igualmente, quando Rama retornou para a região espiritual, Sua forma de Visnu foi a forma pela qual outros O conheciam. Quando Krsna desceu, também sabemos que Ele manifestou Sua forma de quatro braços na prisão domiciliar de Kamsa; mas, então, Sua forma original svayam bhagavan Krsna foi manifesta em Gokula.

Tradução de Bhagavan dasa (DvS)