Dedicado a Sua Divina Graça A.C. Bhaktivedenta Swami Prabhupada e Gurudeva Srila Dhanvantari Swami

Dedicado a Sua Divina Graça A.C. Bhaktivedenta Swami Prabhupada e Gurudeva Srila Dhanvantari Swami
Jagad Guru Srila Prabhupada

terça-feira, 17 de abril de 2007

Integrando uma Missão de Amor


Integrando uma Missão de Amor


Por Bir Krishna Prabhu (DVS), Facilitador do Instituto Bhaktivedanta para Auto-Realização – IBAR. Uberaba, MG. 06/04/2007.


Satsvarupa Goswami Maharaj em seu preciosismo compêndio das vinte seis qualidades do devoto traz ao nosso conhecimento um princípio muito interessante que transcrevo aqui para nossa reflexão: “Uma pessoa se torna compassiva, uma vez alistada na causa da compaixão”. Poderemos argumentar: “Acaso, isso basta para conquistarmos tão rara virtude nos dias de hoje?”. E certamente desejaríamos saber: “Se é que este princípio é valido, como opera na vida de alguém que segue a sua recomendação?”.
A este respeito, descrevendo uma das primeiras qualidades do devoto: Kripalu – misericordioso, Satsvarupa Goswami Maharaj formula uma pergunta para mostrar como que se efetiva o princípio acima formulado. Assim ele indaga: “Sim, o Senhor Chaitanya e Srila Prabhupada podem ser misericordiosos, mas como posso eu ser misericordioso?”. E logo em seguida, nos dá uma pista que leva a conquista de tão preciosa virtude: “A resposta é que servindo à uma grande alma misericordiosa e à sua causa, podemos agir misericordiosamente devido à ordem dela. Podemos servir ao mahatma misericordioso; assim, podemos participar em sua distribuição de misericórdia. Podemos distribuir a consciência de Krishna sob a autorização da grande alma misericordiosa e compassiva, e assim também nos tornaremos trabalhadores misericordiosos”.
Para ilustrar a resposta acima, Satsvarupa Goswami Maharaj estabelece o seguinte exemplo: “Um medico num campo de batalha ocupado no trabalho simples de fazer curativos, pode estar agindo sem um profundo sentimento de misericórdia, mas apesar disto ele é misericordioso, pois seu trabalho é uma missão misericordiosa. Ele é compassivo, porque se alistou na causa da compaixão”. Tentei levar o mesmo raciocínio a minha própria atuação na missão de Srila Prabhupada e constatei que tendo me ocupado ultimamente em escrever estes artigos, embora não me percebendo imbuído totalmente deste sublime sentimento de misericórdia, fiquei feliz em constatar que meu único mérito nisso, era agir tal qual um modesto funcionário da agência do correio, cumprindo a humilde tarefa de entregar em mãos a misericórdia de Srila Prabhupada. Isso me fez orar ao Senhor Krishna para que me mantivesse sempre a serviço do Seu devoto puro, vida após vida.
Tudo esse preâmbulo serviu para nos encaminharmos gradualmente ao tema central deste artigo, a saber, para alistarmo-nos numa missão de qualquer ordem que for, é preciso entendermos quais são os fundamentos que norteiam a atividade da mesma no mundo, para assim, ao integrarmos o quadro de seus agentes, termos uma consciência compatível aos ideais que ela difunde. A este respeito, encontrei uma fala de Srila Prabhupada em seu prefácio a sua edição impar do Bhagavad-gita, em que delineia claramente a ajuda beneficente oferecida pelo movimento da consciência de Krishna, à humanidade em geral. Irei dividir esta fala em duas pequenas sentenças entorno das quais me proponho aprofundar minha própria compreensão da missão de Srila Prabhupada, na forma de curtíssimas meditações e compartilhar isso com você, querido leitor.
“As pessoas em geral, especialmente nesta era de Kali, estão sob o encanto da energia externa de Krishna, e pensam que, com a melhora dos confortos materiais, todos serão felizes. Elas não têm nenhum conhecimento de que a natureza material, ou a natureza externa, é muito forte, pois todos estão firmemente atados às estritas leis da natureza material...”
Devemos perceber que assim como primavera, verão, outono e inverno imprimem certo colorido e qualidade ao ano, a manifestação cósmica material temporária se expressa ciclicamente através de quatro eras ou yugas, assim temos, a satya-yuga, treta-yuga, dvapara-yuga e por fim a kali-yuga. Se na satya-yuga, as pessoas de outrora estavam firmemente situadas em sua relação amorosa com o Senhor Supremo Krishna, a medida que as eras vão se sucedendo, este vinculo vai se deteriorando até atingir sua pior expressão na kali-yuga. Este momento que estamos vivenciando atualmente, a era das desavenças, em que somos na grande maioria, arrastados para uma vida hedonista, baseada na gratificação total e irrestrita dos sentidos, sofrendo inúmeras dores materiais, totalmente esquecidos de nossa relação com Deus. Completamente ciente desta condição lastimável das entidades vivas, Srila Prabhupada sabia que a libertação delas das leis coercivas da natureza material dependia muito da perfeição do seu conhecimento. Portanto, ele queria que todos fossem treinados de modo a se situarem acima da influência dos modos da natureza material (bondade, paixão e ignorância) que condicionam o ser vivo a esta existência material.
“...Em sua posição feliz original, a entidade viva é parte integrante do Senhor, e portanto sua função natural é prestar serviço ao Senhor. Sob o encanto da ilusão, as diferentes formas de entidades vivas tentam ser felizes buscando satisfazer os próprios sentidos, mas isto nunca as fará felizes. Em vez de satisfazer os próprios sentidos, a pessoa deve procurar satisfazer os sentidos do Senhor. Esta é a perfeição máxima da vida. O Senhor quer e exige isto. Deve-se entender este ponto central do Bhagavad-gita. Nosso movimento da consciência de Krishna está ensinando ao mundo inteiro este ponto central...”
Srila Prabhupada estava absolutamente certo de que o conhecimento perfeito além de libertar-nos da vida condicionada, proporciona o resgate de nossa consciência original, como partes integrantes e servas eternas do Senhor Supremo Krishna. Por isso, estabeleceu de forma autorizada, a sua sociedade internacional da consciência de Krishna, em cima dos perenes ensinamentos do Bhagavad-gita, cuja essência se resume na máxima acima enunciada: Em vez de satisfazer os próprios sentidos, a pessoa deve procurar satisfazer os sentidos do Senhor. Portanto, para alistarmo-nos na missão de Srila Prabhupada, e capacitarmo-nos adequadamente, é preciso entendermos que esta missão se alicerça resumidamente em duas pilastras:
1. Treinar sistematicamente as pessoas em geral na aquisição de um conhecimento perfeito conforme ensinado no Bhagavad-gita e no Srimad-bhagavatam, capaz de libertá-las do jugo da natureza material;
2. E ocupá-las no serviço devocional ao Senhor, resgatando sua consciência original, para assim poderem se lembrar de sua posição constitucional como partes integrantes e servas eternas da Suprema Personalidade de Deus, Sri Krishna.
HARE KRISHNA