Dedicado a Sua Divina Graça A.C. Bhaktivedenta Swami Prabhupada e Gurudeva Srila Dhanvantari Swami

Dedicado a Sua Divina Graça A.C. Bhaktivedenta Swami Prabhupada e Gurudeva Srila Dhanvantari Swami
Jagad Guru Srila Prabhupada

sábado, 14 de fevereiro de 2009

Cantando os 12 Principais Nomes de Nitai

Cantando os 12 Principais Nomes de Nitai Em Vrindavana, Srimati Radhika é o guru do círculo íntimo dos servos de Krishna. Entretanto, Ela só aceita a oferenda do serviço daquelas almas afortunadas que são especialmente favorecidas por Nityananda, o que cria um relacionamento muito íntimo entre a função de Nityananda Prabhu e Srimati Radharani. Alcançar o serviço a Sri Gaura é possível para qualquer pessoa humilde e sincera que simplesmente se aproxima dos pés de lótus de Nityananda Prabhu. É Ele quem outorga ao guru a autorização de distribuir a misericórdia de Chaitanya e é Ele quem permite ou não que alguém entre na confidencial gaura-lila, a qual não é diferente da lila de Sri Radha-Krishna em Vraja. Portanto, quem quer que cante sinceramente o nome de Gaura satisfaz Nitai (e vice-versa) e se torna rico de gaura-prema. Nityananda é muito bondoso para tal pessoa e, certamente, irá abençoá-lo para que ele ou ela se aproxime cada vez mais dos pés de lótus de Gauranga.No Sri-nityananda-chandrasya-nama-dvadasakam, de Sarvabhauma-Bhattacarya,encontramos os doze nomes principais de Nityananda, onde o autor nos abençoa dizendo que, caso recitemos estes doze auspiciosos nomes entre 6:30 e 8:30 da manhã, nos tornaremos livres de todas as dificuldades e obteremos a satisfação de todos os nossos desejos.nityananda’vadhutendur vasudha-prana-vallabhajahnavi-jivita-patih krishna-prema-pradah prabhupadmavati-suta sriman sachi-nandana-purjavahbhavonmatto jagat-trata rakta-gaura-kalevara1-Nityananda - A corporificação da bem-aventurança eterna.2-Avadhutenduh - A lua de todos os avadhutas.3-Vasudha-prana-vallabha - Ele é o querido ar vital de Vasuddha, Sua esposa.4-Jahnavi-jivita-pati - O esposo de Jahnavi Devi.5-Krishna-prema-prada - Ele é o outorgador do amor extático por Krishna.6-Prabhu - Ele é o Senhor e mestre de todos os devotos.7-Padmavati-suta - Ele é o filho querido de Srimati Padmavati.8-Sriman - Ele é repleto de opulências transcendentais.9-Sachinandana-purjavaka - Ele é o irmão mais velho de Nimai, o filho de Sachi Mata.10-Bhava-unmatta – Ele está sempre tomado de loucas emoções extáticas.11-Jagad-trata - Ele é o salvador do Universo.12-Rakta-gaura-kalevara – Ele possui compleição corpórea vermelho-dourada.

Perguntas sobre Radharani



http://www.romapadaswami.com/
INDAGAÇÕES ACERCA DO ABSOLUTO
Inquiries into the Absolute
Uma coleção de respostas intrigantes e motivadoras para o intelecto apresentadas por Sua Santidade Romapada Svami às questões levantadas por devotos acerca de variados tópicos espirituais.
10. Formas, Expansões, Energias e Encarnações de Krsna

10.6. Srimati Radharani

10.6.1 e 10.6.2) Adoração a Srimati Radharani & Referências à Adoração a Srimati Radharani no Bhagavad-gita e no Srimad-Bhagavatam
Se a adoração a Srimati Radharani é tão importante, por que o Senhor Krsna não fala sobre isso no Gita? Eu indiquei que o Bhagavatam se refere às glórias de Radharani, assim como o faz Sri Caitanya Mahaprabhu. (Digest 218.5)
Uma vez que a adoração a Sri Sri Radha Krsna é tão importante e pertencemos à Brahma-Gaudiya-Madhva-sampradaya, por que o templo fundado por Madhvacarya [acredito tratar-se de uma referência ao templo de Udupi] não tem Srimati Radharani? (Digest 218.6)
Responderei estas duas perguntas juntamente - o Bhagavad-gita é o livro preliminar dos espiritualistas, e é lido por todas as sampradayas, e, onde o Bhagavad-gita termina, começa o Srimad-Bhagavatam, e, onde o Srimad-Bhagavatam termina, começa o Caitanya-caritamrta. Embora o nome de Radha não seja mencionado diretamente, Srila Prabhupada indica na explicação ao verso “mahatmanas tu mam partha daivim prakrtim asritah” que “ daivim prakrtim asritah” se refere ao refugiar dos devotos puros na para-prakrti, a potência interna do Senhor chamada Laksmidevi, Sitadevi, Srimati Radharani ou Srimati Rukminidevi, através da qual eles se tornam grandes almas, ou mahatmas. Há, portanto, menção indireta.
No Bhagavatam também não há menção direta do nome de Radharani, pois, se Sukadeva Gosvami houvesse mencionado o nome dEla, ele não teria sido capaz de completar sua recitação do Srimad Bhagavatam; ele teria se perdido em um humor extático! Há, por conseguinte, apenas um lugar no qual o nome de Radharani é mencionado, e também indiretamente. “A Personalidade de Deus foi verdadeiramente adorado por Ela. Portanto, o Senhor Govinda, estando satisfeito, levou-A a um local solitário, deixando todas nós para trás”. (SB 10.30.28)
Começando por Madhvacarya e descendo até o mestre espiritual de Madhavendra Puri, o acarya de nome Laksmipati, não havia realização do serviço devocional em amor conjugal. Sri Madhavendra Puri pessoalmente experimentou e introduziu o conceito de amor conjugal pela primeira vez na Madhvacarya-sampradaya, e essa conclusão da Madhvacarya-sampradaya foi plenamente revelada por Sri Caitanya Mahaprabhu quando Ele excursionou pelo sul da Índia e encontrou-Se com os Tattvavadis, os quais supostamente pertenciam à Madhvacarya-sampradaya. (C.c. Madhya 4.197)
A adoração a Radha-Krsna é uma forma de adoração muito íntima; conquanto houvesse muitos Vaisnavas avançados mesmo em outras sampradayas que adoravam Radha-Krsna, esse amor espontâneo de adoração nunca fora livremente distribuído até a chegada do Senhor Caitanya. O humor da adoração do Krsna de Udupi é o humor de vislumbre e reverência.