Dedicado a Sua Divina Graça A.C. Bhaktivedenta Swami Prabhupada e Gurudeva Srila Dhanvantari Swami

Dedicado a Sua Divina Graça A.C. Bhaktivedenta Swami Prabhupada e Gurudeva Srila Dhanvantari Swami
Jagad Guru Srila Prabhupada

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

NITYANANDA

Sri Krishna é o manancial de todas as encarnações e Balarama é o Seu segundo corpo. Eles têm a mesma identidade e diferem apenas em forma, sendo que Krishna é escuro, enquanto Balarama é claro. Pessoalmente, Balarama é o primeiro a ajudar o Senhor Krishna a desfrutar de Seus passatempos. Como uma manifestação transcendental do serviço ao Senhor Krishna, Ele Se expande em cinco formas:
1. Maha-Sankarshana – o Sankarshana original, a deidade atraente do mundo espiritual e o abrigo da energia espiritual;
2. Mahavishnu – a expansão do Senhor a partir da qual emanam todos os universos, o purusa original e o Senhor da energia ilusória;
3. Garbhodakashayi Vishnu – a expansão do Senhor da qual nasce o primeiro ser criado, o engenheiro do universo, Brahma, e em cujo caule da flor de lótus que nasce de Seu umbigo descansam os quatorze mundos;
4. Kshirodakashayi Vishnu – a expansão do Senhor que reside em Svetadvipa e, ao mesmo tempo, como o mantenedor do mundo, localiza-Se no coração de todos os seres vivos como Paramatma;
5. Ananta Sesha – o responsável por executar uma diversidade ilimitada de serviço a Krishna.
Portanto, a Divindade Balarama serve ao Senhor de muitos modos, assim como Nityananda Prabhu o faz em relação ao serviço do Senhor Chaitanya. Atuando como um companheiro inseparável do Senhor, Ele está sempre saboreando a bem-aventurança do serviço devocional puro. Seu poder espiritual é ilimitado e inconcebível para os seres vivos comuns, uma vez que o próprio Senhor Narayana, ou Vishnu, que é a fonte de todas as expansões e encarnações divinas conhecidas como avataras, é simplesmente uma parte de Sua porção plenária. Sob a forma de Ananta Sesha, a serpente divina com milhares de capelos, o Senhor Nityananda sustenta todos os planetas. Na realidade, Seu poder é tanto que Ele sente a existência de todos estes planetas como uma simples semente de mostarda em Sua cabeça, que é adornada com jóias que superam o brilho do sol. Como não conhece nada além do serviço ao Senhor Krishna, com Suas milhares de bocas Ele está constante e incansavelmente cantando as qualidades do Senhor Krishna, embora nunca chegue ao fim. Para o bem-estar do Senhor Krishna, Ele Se expande na forma do guarda-sol, chinelos, camas, travesseiros, roupas, tronos, etc., e serve-O dessa maneira. Quem pode alcançar o limite de Suas glórias? Sua posição é tão exaltada que, certas vezes, Ele pessoalmente atua como o próprio guru do Senhor Chaitanya! Em certas ocasiões, Nityananda atua também como um amigo, de igual para igual, assim como Balarama que, como um touro, lutava cabeça a cabeça com o Senhor Krishna, ou às vezes deixava Krishna massagear Seus pés de lótus. Nos passatempos do Senhor Ramachandra, Nityananda Prabhu apareceu como Seu irmão mais novo, Laksmana, e foi um companheiro íntimo e fiel que tolerava voluntariamente qualquer sofrimento no serviço ao Senhor Rama. Ele é completamente devotado ao Senhor Chaitanya. Embora Balarama participe dos passatempos do Senhor Chaitanya como Nityananda, deve-se compreender que Sua posição é até superior à posição do Senhor Balarama, porque, somente na forma de Nityananda Prabhu Ele Se dedica a distribuir krishna-prema, o amor puro por Krishna, às almas mais caídas.

Sri Nityananda Trayodasi Maha Mahotsava

"Nitai está dentro e fora de tudo.Ele está em todas as coisas neste mundo. Ele é o amigo e amante mais afetuoso. Todos dizem isto.
Nitai é meu objecto de adoração , meus princípios regulativos, e a luz dos meus olhos.
Nitai está em todas as dez direcções.De facto, ele preenche todos os três mundos.
Nitai como Ananga Manjari serve eternamente sua irmã Srimati Radhika.
Ele não é diferente de Baladeva, cuja face é mais refulgente do que milhões de luas e está rodeado por Sakhas e Sakhis.
A irmã de Radharani, Ananga Manjari, é muito querida de Sri Syama, e ela é a vida e alma de todas as Sakhis.
Ela decora a arena do Templo de Mani Mandira.
Nitai sustenta o Yogapitha e transforma-se no trono para o Senhor sentar.
Nitai também é as vestes e ornamentos.
Ele desfruta passatempos com as Sakhis.
O que mais posso dizer?
Nitai são os olhos,bocas e membros de todo o mundo.

Nitai, Nitai, Nitai, Nitai, eu só vejo Nitai a dançar.

Levantando minhas mãos e cantando Nitai, eu irei para Vraja.
Eu, Vrndavana Dasa, simplesmente peço que Nitai nunca me abandone."

"Ele é a raiz de Krsna-Prema Bhakti-Kalpa-Taru, a raiz da árvore da devoção amorosa a Sri Krsna.Eu faço meu bhajana do Senhor Nityananda, a raiz de Krsna-Bhakti-Vrksa."

(Srila Vrndavana Dasa Thakura)

"Simplesmente por falar sobre Nityananda Prabhu uma pessoa desperta seu amor por Krsna. Então todos os membros do corpo são agitados pelo êxtase e lágrimas começam a fluir dos olhos como água do Ganges." Cc Adi Lila 8.23

"Os devotos puros que pertencem as Rasas que não sejam Madhurya Rasa aceitam Sri Nityananda Prabhu como seu mestre espiritual original, e Sri Radhika é o mestre espiritual original dos Rasika Bhaktas que pertencem a Madhurya Rasa."(Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakur)

"Srimati Radharani é o Guru no círculo íntimo dos servos de Krsna, mas Ela somente aceita o serviço daqueles que foram recomendados por Sri Nityananda." (O Harmonista, Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakur)

"Ele (Balarama) é a Deidade predominante da energia Sandhini, o original Sankarsana, o reservatório de todas as entidades vivas, e a origem de todos Visnu Tattvas." Caitanya Bhagavata 1.1.6 - Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati ThakurSem Sri Nityananda Balarama, não haveria existência dos passatempos de Sri Sri Radha Krsna e as Gopis, e nem haveria a terra de Vrndavana, porque Nityananda Balarama é a potência da existência (Sandhini).Todos os associados em Santa, Dasya, Sakhya, Vatsalya e inclusive Sri Radha manifestam-se de Sri Nityananda Balarama.Em relação a Madhurya Rasa as Gopis são expansões do corpo de Srimati Radharani, Suas manifestações.Svarupa Sakti divide-se em:Samvit Sakti - manifesta todos os humores de relacionamento amorosos em Vraja, e é regido pelo proprio Krsna.Hladini Sakti - manifesta toda a bem-aventurança destes relacionamentos, é regido por Srimati Radharani.Sandhini Sakti - manifesta tudo em Vraja, água, terras como as vilas, florestas, jardins, Giri Govardhana, os locais de passatempos de Krsna. Também manifesta todos os objectos transcedentais usados nos passatempos de Krsna, assim como os corpos transcedentais de Sri Radha, Sakhis, Sakhas, vacas, Dasas, Dasis e tudo o mais, e é regido por Sri Nityananda Balarama." Jaiva Dharma - Capítulo 14.

Vosso servo
Prahladesh Dasa

http://www.bhakti-tattva.blogspot.com/