Dedicado a Sua Divina Graça A.C. Bhaktivedenta Swami Prabhupada e Gurudeva Srila Dhanvantari Swami

Dedicado a Sua Divina Graça A.C. Bhaktivedenta Swami Prabhupada e Gurudeva Srila Dhanvantari Swami
Jagad Guru Srila Prabhupada

quarta-feira, 11 de junho de 2008

INDAGAÇÕES ACERCA DO ABSOLUTO Inquiries into the Absolute 02

www.romapadaswami.com
INDAGAÇÕES ACERCA DO ABSOLUTO Inquiries into the Absolute
Uma coleção de respostas intrigantes e motivadoras para o intelecto apresentadas por Sua Santidade Romapada Svami às questões levantadas pordevotos acerca de variados tópicos espirituais.
2. Canto
2.4. Ofensas no Cantar
2.4.1) As Dez Ofensas ao Cantar
Pergunta: Quais são as várias ofensas durante o cantar do santo nome do Senhor? (Digest 20.4)

Resposta: Há dez ofensas ao cantar, as mais importantes de serem evitadassendo as ofensas ou críticas aos Vaisnavas, o desrespeito às ordens do mestreespiritual e a execução de atividades pecaminosas tendo por respaldo o poder docantar. Uma lista completa dessas ofensas é encontrada no final do oitavocapítulo de O Néctar da Devoção e também em Srimad-Bhagavatam 2.1.11. 2.4.2) Cantar Ofensivo e a Condução ao Gosto através do Cantar do Santo Nome

Pergunta: É dito que se uma pessoa canta com ofensas, ela pode seguir cantando por milhões de anos e nunca tomar gosto pelo santo nome. Também é ditoque tal modalidade de cantar traz o gosto pelo cantar. Como as duas coisas são possíveis? Por favor, desfaça a contradição. (Digest 15.1)

Resposta: O cantar ofensivo não é inútil. Todavia, através do cantar imperfeito, manchado com ofensas, é preciso mais tempo para se purificar ocoração e se alcançar o fruto do cantar, a saber, a obtenção do gosto pelocantar e a aproximação do estágio de amor por Deus. Portanto, juntamente com ocantar, a pessoa deve se empenhar para conhecer as ofensas ao santo nome e diligentemente evitá-las. É unicamente se esforçando para continuar cantandoque a pessoa pode transpor a própria falta de gosto e também obter a força parafinalmente superar as ofensas. Em outras palavras, se a pessoa está cometendo ofensas contra o Santo Nome, asolução não é abandonar o cantar, mas aumentar a qualidade e a quantidade docantar – conseqüência da cuidadosa remoção das ofensas.

Se alguém pensa que está tudo bem em seguir cometendo ofensas porque pelocantar todas as ofensas serão neutralizadas sem esforço algum, essa mentalidadeé considerada como sendo a maior das ofensas, e o Santo Nome jamais outorga Suamisericórdia àquele com tal atitude.

A purificação que vem do cantar no “estágio purificatório” conduz a pessoa aoponto em que ela pode remover as próprias ofensas; mas, se a pessoa permaneceindiferente e despreocupada em relação à remoção das ofensas, então ela não iráobter o completo benefício do cantar. Essa é a implicação da primeira afirmaçãoque você citou. Na verdade, portanto, não há contradição alguma entre as duasafirmações.

Tradução por Bhagavan dasa (DvS)