Dedicado a Sua Divina Graça A.C. Bhaktivedenta Swami Prabhupada e Gurudeva Srila Dhanvantari Swami

Dedicado a Sua Divina Graça A.C. Bhaktivedenta Swami Prabhupada e Gurudeva Srila Dhanvantari Swami
Jagad Guru Srila Prabhupada

quinta-feira, 19 de abril de 2007

Sastra Ninda


No livro "Sri Harinama Cintamani", Srila Bhaktivinoda Thakur explicadetalhadamente todos os tipos de Nama Aparadha, entre elas Sastra Ninda. Sastra Ninda - Criticar as escrituras Védicas "Srila Haridas Thakur disse: "Meu Senhor, criticar a literatura Védica e as demais escrituras que estão deacordo com a versão Védica, é uma grave ofensa que nega a uma pessoa o êxtaseda devoção pura." O Sruti Sastra (os Vedas) que incluem os Upanisads, os Puranas e as outrasescrituras corolarias emanou dos lábios do Senhor Supremo, Sri Krsna. Esta literatura estabelece e prova a Verdade Espiritual. Contém conhecimento transcendental que está além dos sentidos materiais, eeste conhecimento só pode ser compreendido pela graça do Senhor Krsna... ...Este conhecimento da transcendência, foi misericordiosamente dado peloSenhor Krsna para a bendição última da humanidade.... ....autorizada pelo Parampara. Os Vedas estão livres dos quatro defeitos. Os sábios receberam este conhecimento em Samadhi, ou numa total absorçãoespiritual. Os Dez Principais Ensinamentos dos Vedas Destroem a ignorância e estabelecem o verdadeiro conhecimento espiritual. Os três primeiros ensinamentos pertencem a Krsna: 1 - Krsna é a Suprema Verdade Absoluta. 2 - Ele é omnipotente, todas as energias estão contidas em Krsna. 3 - Ele é Rasamurti, é a personificação das Rasas espirituais. Os próximos três ensinamentos pertencem as Jivas: 4 - As Jivas são partes integrantes separadas do Senhor. Nitya Baddha (eternamente condicionadas) Nitya Siddha (eternamente liberadas) 5 - Demonstra que as almas condicionadas ficam enamoradas da deslumbrantepotência ilusória de Maya. 6 - Demonstra que as almas eternamente liberadas ou Nitya Muktas são eternosassociados de Sri Krsna. 7 - Acintya Bhedabheda Tattva Tudo que é material e espiritual provém de Acintya Bhedabheda Sambandha. AJiva e a matéria, ambos são a transformação da energia de Sri Krsna. Isto éinconcebível. Estes sete ensinamentos abrangem Sambandha Jnana, ou o conhecimento da nossarelação eterna. Os Vedas também dão o conhecimento de Abhideya, ou o conhecimento de comoalcançar esta meta. 8 - Abhideya Jnana São os nove processos do serviço devocional:ouvir, cantar, lembrar, adorar,prestar serviço, realizar as ordens do Senhor, ser um amigo do Senhor eentregar-se completamente ao Senhor. Cantar o Santo Nome é o mais importante. Os Vedas têm muitos volumes que descrevem as glórias do Santo Nome. 9 - Prayojana Jnana A Jiva deve refugiar-se no processo do serviço devocional puro. Pela misericórdia do Senhor Krsna, ela alcançará Krsna Prema, amor por Deus. 10 - O Guru O Sruti mantém que os nove ensinamentos definitivos e o Guru que está bemversado nas Escrituras são capazes de revelar todas estas verdades. Conhecimento Especulativo Jaimini, Kapila (Patanjali), Nagna, Nastika, Sugata e Gautama são seisfilósofos que estão enamorados pela lógica e raciocinio mundanos.. Não realizaram um serviço sincero aos ensinamentos dos Vedas e não aceitaramDeus. Jaimini difundiu que o melhor que os Vedas tem é a porção fruitivaritualística conhecida como Karma Kanda. Kapila (Patanjali) atreveu-se a dizer que Deus é imperfeito; aceitou oprocesso de Yoga sem entender suas implicações mais profundas. Nagna difundiu veneno ao ensinar Tantra que está na ignorância. Carvaka Nastika era um ateu que nunca aceitou a autoridade dos Vedas. Sugata, o budista deu um significado diferente dos Vedas. Gautama difundiu a lógica mundana e não adorou o Senhor Supremo. Astavakra, Dattatreya, Govinda, Gaudapada, Sankaracarya e todos os filósofosmaterialistas seguidores de Sankara são conhecidos como Gurus Mayavadis. Todos estes conceitos são diametralmente opostos a ciência eterna do serviçodevocional. Qualquer associação com estes pensamentos levam a Jiva a cometer NamaAparadha." Em relação aos Budistas e impersonalistas, o Senhor Caitanya disse: vedasraya nastikya-vada bauddhake adhika "Aqueles que refugiaram-se nos Vedas, mas que ainda assim pregam oagnosticismo (Mayavadis), são piores que os Budistas." Uma meia verdade é pior que nenhuma verdade. Srila Bhaktivinoda Thakur continua a explicar: "Quando todas as conclusões fundamentais da filosofia Védica são postasjuntas, elas somam-se ao serviço devocional, e a Jiva alcança amor puro porDeus." Cc Adi 7.132 "A literatura Védica auto-evidente é a maior de todas as evidências, mas seestas literaturas são interpretadas, perdem sua natureza auto evidente" Significado "Nós citamos a evidência Védica para apoiar nossas declarações, mas se nósinterpretamos de acordo com o nosso próprio julgamento, a autoridade daliteratura Védica torna-se imperfeita e inútil. Em outras palavras por interpretar a versão Védica minimizamos o valor daevidência Védica. Quando citamos a literatura Védica, deve-se entender que estas citações sãoautorizadas. Como nós podemos ter a autoridade sob o nosso controle? Este é um caso de principiis obsta." E quando todo este conhecimento desautorizado é desmascarado, o que acontece? Os Vaisnavas ficam muito felizes. Cc Adi 7.153 "Ouvindo os argumentos de Sri Caitanya Mahaprabhu e ao ver a Sua vitória,Candrashekara, Tapana Misra e Sanatana Goswami ficaram extremamente satisfeitos." Srila Bhaktivinoda Thakur continua: "Portanto, deve-se evitar de criticar as escrituras Sruti. Deve-se cantar constantemente o Santo Nome. Se alguém critica involuntariamente o Sruti, deve arrepender-se sinceramentedo seu erro e glorificar apropriadamente o Sruti. Deve adorar a literatura Védica e o Srimad Bhagavatam sentindo grande alegriae respeito, e oferecer flores e folhas de Tulasi as escrituras. O Srimad Bhagavatam é a essência da literatura Védica e a encarnaçãoliterária do senhor Krsna. O Bhagavatam com certeza mostrará misericórdia, porque o Bhagavatam é umoceano de misericórdia." Um passatempo interessante: "Certa vez, um jovem aproximou-se do seu Guru e disse: "Mestre, desejo encontrar Deus!" O Mestre sorriu gentilmente e nada disse. Todos os dias o jovem repetia o mesmo questionamento. Num dia em que fazia muito calor, o mestre convidou o discípulo para queambos fossem banhar-se no rio. Ao chegarem ao rio, o Mestre disse para o discípulo entrar primeiro, depoisentrou e manteve o discípulo à força debaixo da água, até o mesmo começar adebater-se com falta de ar. Depois de soltá-lo o Mestre perguntou: "Do que tivestes mais desejo?" O discípulo naturalmente respondeu: "De ar." O Mestre disse: "Desejas a Deus da mesma maneira? Enquanto este desejo não despertar, por mais que lutes com tua inteligênciamundana e tuas forças não serás capaz de encontrá-Lo. Enquanto este desejo não despertar não vales mais do que um ateu. No entanto, muitas vezes um ateu é mais sincero." Vosso servo Prahladesh Dasa www.bhakti-tattva.blogspot.com