Dedicado a Sua Divina Graça A.C. Bhaktivedenta Swami Prabhupada e Gurudeva Srila Dhanvantari Swami

Dedicado a Sua Divina Graça A.C. Bhaktivedenta Swami Prabhupada e Gurudeva Srila Dhanvantari Swami
Jagad Guru Srila Prabhupada

sexta-feira, 20 de junho de 2008

Seguindo às instruções de Krishna



Seguindo às instruções de Krishna



Srila Prabhupada diz: "Às pessoas conscientes de Krsna nunca perderão nada por seguir as instruções de Krsna". Seguindo assim estas instruções, viverão confortavelmente, sem nenhuma necessidade material, e tyaktva deham punar janma naiti (Bhagavad-Gita 4.9): depois de abandonar este corpo, irão diretamente a Deus, Krsna. "Esta é nossa forma de vida".




Na Bhagavad-Gita, 3:21 Krsna diz:


Yad yad acarati shresthas Tat tad evetaro janah


Sa yat pramanam kurute Lokas tad anuvartate




"Os homens comuns seguem os passos de um grande homem, qualquer que seja a ação que este execute. E quaisquer que sejam as normas por ele estabelecidas por seus atos exemplares, são seguidas por todo o mundo". Srila Prabhupada nos informa no seu significado que: As pessoas em geral sempre requerem um líder que possa ensinar o público através do comportamento prático. E mais, o Senhor Caitanya disse que um mestre deve se comportar corretamente mesmo antes de começar a ensinar. O propósito da vida humana, conforme descrito nas escrituras, destina-se a compreender a causa última, ou seja, compreender Krsna. Srila Prabhupada complementa ainda dizendo que "os devotos aceitam que a causa última é realmente Krsna, porque esta conclusão é apoiada por toda a literatura védica e também pelo próprio Krsna, o qual afirma que aham sarvasya prabhavah: Eu sou a fonte de tudo".




Friedrich Nietzsche, no livro "Assim falou Zaratustra", afirma que Deus está morto. Ele nos diz: Deus morreu: agora nós queremos que viva o Super-homem. Porém, este homem superado ou homem superior de Nietzsche, com todas às qualidades que lhe foi dada, apenas será um homem superior ou aryan, se ele estiver conectado com Deus. Caso contrário será como Srila Prabhupada diz: São todos uns néscios e sem-vergonhas preguiçosos vestidos como cavalheiros. Srila Prabhupada vai mais longe dizendo, "Krsna está no coração de todos, e Ele nos dar ordens. Assim sendo, Krsna pode ordenar paz e harmonia aos animais, às serpentes e a todo mundo". Sem Deus, creio ser impossível qualquer elevação ou superioridade do homem. Este homem proposto por Nietzsche, não chegou a realizar-se, haja vista que por si só, o homem sem Sraddha (fé), auto-intitulado, está fadado ao fracasso. Srila Hridayananda Maharaja, nos diz que Sraddha significa literalmente pôr o coração. E pôr o coração, significa entregar-se com total confiança.




Mas, como compreender tudo isso? Como podemos nos tornar homens superiores? - Krsna Prema e Prema Bhakti, amor puro em serviço devocional, estes são o remédio. No significado do Srimad-Bhagavatam, 6º canto, cap. 04 verso 32, Prabhupada comenta que: "Alguns dizem que o Absoluto não tem forma (nirakara), e outros afirmam que o Absoluto tem forma (sakara). Portanto, a palavra forma é o fator comum, embora alguns aceitem-na (asti ou astika), ao passo que outros tentem negá-la (nasti ou nastika). Já que considera a palavra "forma" (akara) o fator comum, o devoto oferece suas respeitosas reverências à forma, embora outros possam continuar duvidando se o Absoluto tem uma forma ou não." Srila Prabhupada diz que é muito difícil que uma pessoa afetada materialmente compreenda a natureza pessoal da Suprema Verdade Absoluta. As pessoas que estão apegadas à concepção corpórea de vida estão, tão absortas no materialismo, que lhes é quase impossível compreender que existe um corpo transcendental o qual é imperecível.




O próprio Krsna diz que vartmanuvartante manushyah partha sarvashah, todos os homens seguem Meu caminho em todos os aspectos, ó filho de Prtha. Jamais poderemos ser homens superados sem a presença de Deus. Temos todos que nos refugiar em bhakti marga, o caminho da devoção. Srila Prabhupada afirma que assim tudo ficará claro. Srila Madhvacarya diz que "os não-devotos, que sãomenos inteligentes, pensam que sua conclusão é definitiva, mas porque são inteiramente eruditos, os devotos podem entender que a Suprema Personalidade de Deus é a meta última."




Seu servo,


Suvasa Dasa

INDAGAÇÕES ACERCA DO ABSOLUTO -Cont



www.romapadaswami.com


INDAGAÇÕES ACERCA DO ABSOLUTO


Inquiries into the Absolute


Uma coleção de respostas intrigantes e motivadoras para o intelecto apresentadas por Sua Santidade Romapada Svami às questões levantadas pordevotos acerca de variados tópicos espirituais.




3. Morte e Transmigração


3.2. Transmigração


3.2.4) O Propósito da Transmigração e da Forma de Vida Humana




Pergunta: As leis do karma são muito complexas, mas, pelo menos, graças aSrila Prabhupada, podemos entender um pouco: há 8.400.000 formas de vidaatravés das quais a alma pode transmigrar, e, dentre essas, 400.000 são humanas. Em qualquer uma dessas formas humanas (se não estou enganado), temos a oportunidade de restabelecer nossa relação dormente com Krsna. Mas qual é a natureza e o propósito da transmigração através das outras 8.000.000 de formas de vida, um processo, por assim dizer, no mínimo muitolongo. Essas espécies estão transmigrando devido a suas atividades passadas? E como elas se qualificam para aceitar a forma de vida humana novamente? (Digest181.1)




Resposta: A compreensão que você apresentou é bastante precisa. Sim, a almatransmigra devido a seus atividades e desejos passados. A grande variedade decorpos é criada pelo Senhor para facilitar os desejos independentes e variadosdas almas condicionadas de desfrutarem em separado de Krsna.




A forma de vida humana é a juntura mais crucial nesse longo círculo, a qualnos dá a oportunidade de ou conduzirmos nossa vida de tal forma que saiamosdefinitivamente desse círculo, ou de obtermos outro corpo material em qualqueruma das espécies superiores ou inferiores, isso com base na natureza dosdesejos que são cultivados na vida e nos pensamentos no instante da morte. Quanto mais profundamente envolvidas em paixão e ignorância estiverem asatividades e consciência do ser humano, mais inferior será a forma de vidaobtida na hierarquia de espécies. O ciclo de evolução gradual das espécies,neste ponto, recomeça. A natureza da transmigração nessas espécies, expressada de um modo bemsimples, é que elas evoluem através de formas progressivamente superiores aténovamente obterem a forma de vida humana.




Não há mais geração de karma nessas espécies inferiores; elas são conduzidassimplesmente pelos instintos de seus corpos particulares. O propósito desse longo processo, como mencionei anteriormente, é que cadauma das formas de vida facilita e simultaneamente eleva de maneira gradual aentidade vida em sua trajetória evolutiva dos variados desejos materiais.




3.2.5) Como o Karma Influencia a Transmigração da Alma?




Pergunta: Se a alma é continuamente Caitanya (consciente) e não influenciadapor karma, como, então, o karma influencia seu renascimento? (Digest 11.9)




Resposta: Se uma pessoa perde seu dinheiro arduamente conquistado, a pessoaem si não é ferida pelo incidente, mas, porque ela está apegada ao dinheiro e oidentifica como sua propriedade, ela tem de sofrer a conseqüência da perda.Similarmente, a alma equivocadamente se identifica com o corpo material, e,dessa maneira, torna-se apegada e “condicionada” pelo desejo de desfrutar dasfacilidades da existência material. Ela, então, é forçado a aceitar outro corpopara desfrutar ou sofrer as conseqüências dos atos passados. 3.2.6)




Reencarnação e Sexo




Pergunta: Quando você reencarna é sempre com o mesmo sexo? (Digest 4.9)




Resposta: Não necessariamente. De fato, é dito que se uma pessoa é muitoapegada ao sexo oposto, ela irá obter um corpo do sexo oposto em sua próximavida! 3.2.7)




A Lembrança de Vidas Passadas




Pergunta: Por que o Senhor Krsna não nos dá o poder de lembrarmos nossasvidas passadas? Se tivéssemos esse poder, a idéia de “uma segunda chance” teriamais sentido.


[Nota do Editor: A referência aqui é a uma publicação daBhaktivedanta Book Trust intitulada “Uma Segunda Chance”, que discute atransmigração da alma de um corpo a outro]. (Digest 6.12)




Resposta: Os arranjos do Senhor Supremo são perfeitos, pois eles são para onosso melhor interesse, mesmo que não sejamos capazes de compreender como. Atransmigração, a morte e o nascimento, por exemplo, são tão traumáticos edolorosos que, se a pessoa se lembrasse deles, ela poderia simplesmente nãotolerar tal lembrança e ter a mente desequilibrada. É, portanto, uma fortunaque o Senhor nos dê o esquecimento. Mas há alguns casos raros em que Ele dá simessa lembrança. 3.2.8)




O Destino do Matador da Alma




Pergunta: No Sri Isopanisad, Mantra 3, parágrafo 2 – Srila Prabhupada diz: “Omatador da alma está destinado a entrar na mais escura região da ignorânciapara sofrer perpetuamente”. “Perpetuamente” aqui significa para sempre,eternamente? Essas entidades vivas nunca mais têm a esperança de mudar deposição, mas estão condenadas a viverem eternamente na região dos planetasinferiores? (Digest 36.1)




Resposta: O Senhor Krsna também faz uma afirmação muito similar noBhagavad-gita (16.19, 20): “Eu arrojo tais pessoas no oceano da existência material, onde assumem várias espécies de vida demoníacas [...]. Elas gradualmente se afundam na mais abominável condição de existência”. Krsna étodo-misericordioso, e, como Srila Prabhupada explica em seus significados aosversos acima, isto é apenas outro aspecto da misericórdia do Senhor. Nessesversos, a palavra “perpetuamente” transmite a idéia de que tais almas deslizamcada vez mais para baixo, nascendo repetidamente em espécies demoníacas até quepor fim alcancem as espécies de vida animal, como a de gatos e cães. Emseguida, a alma passa por todo o ciclo de transmigração até alcançar outraforma de vida humana, a rara oportunidade de encerrar este ciclo. O desejo de Krsna é que TODAS as entidades vivas voltem para Ele, que voltempara o mundo espiritual. O principal propósito da criação material é facilitarque a entidade viva retifique sua mentalidade e volte ao Supremo. Portanto, NINGUÉM é eternamente condenado à existência material; a todos são dadasrepetidas e contínuas oportunidades para reviverem a consciência espiritual. Além disso, Krsna pessoalmente encarna, especialmente em Seu aspecto mais munificente como Caitanya Mahaprabhu, para beneficiar até mesmo as pessoas mais pecaminosas e demoníacas. E os devotos puros do Senhor, da mesma forma, também caminham misericordiosamente por sobre a Terra – simplesmente por entrarem emcontato com eles, mesmo os pássaros e bestas são espiritualmente elevados! Amisericórdia de Krsna é infindável, e pode-se tirar proveito dela em qualquerposição de vida.




Tradução por Bhagavan dasa (DvS) – Capítulos anteriores disponíveis emwww.devocionais.xpg.com.br