Dedicado a Sua Divina Graça A.C. Bhaktivedenta Swami Prabhupada e Gurudeva Srila Dhanvantari Swami

Dedicado a Sua Divina Graça A.C. Bhaktivedenta Swami Prabhupada e Gurudeva Srila Dhanvantari Swami
Jagad Guru Srila Prabhupada

domingo, 8 de novembro de 2009

A inteligência feminina



“Que mulher, senão uma esposa muito afortunada, partiria do mundo material antes de seu esposo?”.

- Caitanya-Bhagavata Adi-khanda 14.187

Hare Krsna, devotos e devotas! Minhas reverências, por favor. Todas as glórias a Srila Prabhupada! Todas as glórias à Guru-Vrksa da ISKCON!

É interessante notar que embora Krsna diga que a mulher é menos inteligente no verso 9.32 – de forma a incluí-la no Seu rebanho, embora seja excluída de outros naturalmente menos relevantes do que o do Senhor Supremo –, Krsna, logo no capítulo seguinte [10.34], diz que, entre as mulheres, Ele é a inteligência.

A conciliação dessas duas informações é por muitas vezes conciliada pelo conceito de inteligências múltiplas – o que já ouvi de Maharaja Dhanvantari e de Acaryadeva –, ou seja, a mulher é menos inteligente em algum âmbito de inteligência que não a priva do mais importante na vida, ser uma Vaisnavi [9.32], enquanto que é munida de uma sorte de inteligência que é a favorita de Krsna [10.32], uma inteligência com algum borogodó que falta no homem.

Outra explicação que já ouvi, de Devamrta Svami, é que a mulher é menos inteligente no sentido de inocência, de sempre acreditar no que lhe dizem. O exemplo que Devamrta Svami dá é de um homem dizendo que nunca esteve similarmente apaixonado como está pela mulher com quem fala. Essa tendência da mulher a se render é o que faz com que se degrade caso os líderes da sociedade degradem-se também. A ausência de inteligência da mulher – ou a inteligência inocente – é perigosa somente quando voltada para a rendição de alguém indigno, daí o medo de Arjuna de não haver abrigos dignos, como Drona, Yudhisthira, Bhisma e tantos outros que poderiam ser mortos. Essa inteligência da mulher, contudo, é perfeita para Krsna, pois se uma mulher deposita sua inocência e tendência a acreditar e se render em Krsna, ela está completamente segura, pois Krsna nunca Se degrada ou desenvolve mentalidade de exploração, dado que é respectivamente o controlador dos gunas e auto-satisfeito.

Arjuna quer que os refúgios das mulheres continuem vivendo para que elas fiquem protegidas, visto que a sociedade em que ele se inseria já estava assim estruturada; já Kapiladeva – corrijam-me se eu disser algum disparate – sabe que o refúgio oferecido pelo homem é fugidio, pois Sua mãe foi deixada por Seu pai, que tomou sannyasa, e Ele, o filho único, também poderia morrer a qualquer momento ou ser vitimado por maya (supondo que Ele fosse uma pessoa comum, o que Ele não é, como sabemos). Diante dessa situação, Ele torna Sua mãe independente munindo a inteligência dela com conhecimento transcendental. A mentalidade de Arjuna é em um contexto distante do nosso, isto é, proteger as mulheres ali na Índia de 5000 anos atrás mantendo a formação que elas e a sociedade tinham em todas as diferentes estruturas, enquanto que Kapila pensa em dar uma nova formação para Sua mãe, tornando-a inviolável por qualquer mudança externa. Convenhamos que a proteção de Kapila é a mais relevante para o nosso contexto de pregação, onde não há sequer duas dúzias de homens que foram treinados para proteger a mulher em sua estrutura emocional, espiritual, etc. Tanto o homem como a mulher devem receber formação intelectual absoluta, de forma que sejam independentes, e quando duas pessoas independentes e completas se unem, isso significa um casamento vitalício, como gosta Prabhupada. Na minha opinião, Kapila é o epítome da proteção à mulher: proteção sem dependência, o que vem da oferta de amplo conhecimento espiritual ao intelecto; então se a mulher conseguir proteção financeira, emocional, etc. “é lucro”, mas, sem isso, ela também não ficará de todo desalentada,
como acontece em países onde se mantém a posição subordinada da mulher, mas não se mantém a posição de austeridade, autocontrole e treinamento ariano intenso do homem. Se somarmos a proteção também material de Arjuna que dura enquanto o protetor dura, mais a proteção de Kapila baseada na inteligência, que acompanha a mulher eternamente – a segunda sendo mais importante do que a primeira –, então a mulher na ISKCON estará segura até a volta ao lar.

Nota-se também curiosamente que, embora a mulher não fosse formada intelectualmente de forma tão recorrente, numerosa e intensa como o homem na Índia ou na Grécia antigas, por exemplo; na teogonia de ambas as tradições e de muitas outras, a deidade que preside a inteligência é uma mulher. Na tradição védica especificamente, a deidade da inteligência em si, chamada Medha, é esposa de Dharma, a entidade viva encarregada da religião. Srmti, a memória, é irmã da inteligência, e também é uma mulher; enquanto que Vak, a deidade da eloqüência – isto é, a exteriorização da inteligência – é filha do senhor Brahma.

Enfim, não quero com este argumentar extensivamente sobre o assunto, mas vim, na verdade, fazer um merchandising transcendental! : )

A siksa-guru mulher mais influente mundialmente na ISKCON, acredito, é mataji Urmila devi dasi, e gostaria de recomendar a leitura de seu livro, o qual está em anexo. Sua escrita, além de mostrar sua inteligência, mostra também sua sensibilidade e competência para transmitir conceitos profundos e complexos de forma acessível e assimilada. Esse livro atende um público muito amplo, sendo apreciado por quem não sabe nada sobre a nossa filosofia e também por quem já sabe bastante, o que constatei dando-o de presente a duas pessoas bem diferentes. Fora isso, esse livro sequer saiu em inglês ainda e mataji Urmila bondosamente confiou em mim de que eu o traduziria para o português para os devotos brasileiros e não distribuiria o material original de modo algum, pois o mesmo ainda será comercializado. É uma grande misericórdia termos esse livro, não apenas pelo livro em si, mas como um exemplo de quão exímia a mulher Vaisnava é em todos os âmbitos da consciência de Krsna.

Ah! E falando em mulher inteligente! Minha noiva foi iniciada ontem no todo-auspicioso seminário de Campina Grade! : ) Hari bole! Ela que antes atendia por Bhaktin Flávia, agora se chama Prema-vardhana devi dasi! : ) A bênção de todos, por favor, para a nova tripulante oficial do barco de Prabhupada! : ) Jaya!

Hare Krsna!

Vosso servo,

Bhagavan dasa BhS (DvS)