Dedicado a Sua Divina Graça A.C. Bhaktivedenta Swami Prabhupada e Gurudeva Srila Dhanvantari Swami

Dedicado a Sua Divina Graça A.C. Bhaktivedenta Swami Prabhupada e Gurudeva Srila Dhanvantari Swami
Jagad Guru Srila Prabhupada

quinta-feira, 12 de junho de 2008

Amanina manadena 2


Amanina manadena 2


A realidade filosófica da Consciência de Krsna demostra a disposição psicológica adequada."

A Suprema Personalidade de Deus disse: Destemor; purificação da própria existência; cultivo de conhecimento espiritual; caridade; autocontrole; execução de sacrifícios; estudo dos Vedas; austeridade; simplicidade; não-violência; veracidade; estar livre da ira; renúncia; tranquilidade; não gostar de achar defeitos; compaixão para com outras entidades vivas; estar livre da cobiça; gentileza; modéstia; firme determinação; vigor; clemência; fortaleza; limpeza; e estar livre da inveja e da paixão pela honra - estas qualidades transcendentais, ó filho de Bharata, existem nos homens piedosos dotados de natureza divina."(BG-16.1-3)


Neste caso, as realidades filosófica e psicológica estão em harmonia, ou seja, a realidade psicológica adequada faz parte da própria Filosofia da Consciência de Krsna. Desta forma, é possível praticar e transmitir a Filosofia da Consciência de Krsna.A realidade filosófica da Consciência de Krsna também demonstra a disposição psicológica inadequada."Orgulho,arrogância,presunção,ira,rispidez e ignorância - estas qualidades pertencem àqueles cuja natureza é demoníaca, ó filho de Prtha." BG-16.4)Neste caso,as realidades filosófica e psicológica estão em desarmonia.Porque a disposição psicológica é inadequada, não é possível praticar ou transmitir a Filosofia da Consciência de Krsna.


A realidade filosófica da Consciência de Krsna também demonstra a disposição psicológica inadequada.


"Orgulho,arrogância,presunção,ira,rispidez e ignorância - estas qualidades pertencem àqueles cuja natureza é demoníaca, ó filho de Prtha." BG-16.4) Neste caso,as realidades filosófica e psicológica estão em desarmonia.Porque a disposição psicológica é inadequada, não é possível praticar ou transmitir a Filosofia da Consciência de Krsna.

Amanina manadena 01



Amanina manadena
Srila Prabhupada explica:"então isto é submissão. O processo de entendimento do conhecimento transcendental não é feito por desafiar,mas por submissão.Todo o processo de Bhakti é submissão. Esta é a pregação de Caitanya Mahaprabhu:


"trnad api sunicena


taror api sahisnuna


amanina manadena


kirtaniya sada harih"


Se alguém esta interessado em avançar no cantar,então Sri Caitanya Mahaprabhu aconselha tal pessoa a ser mais humilde que a folha na rua e mais tolerante que uma árvore,trnad api sunicena taror api sahisnuna amanina:não sentir-se muito orgulhoso da sua própria inteligência,deve-se dar todo o respeito aos outros e desta forma pode-se cantar o Maha Mantra Hare Krsna sem ofensas.


"Srila Prabhupada Ki Jaya!!!


Psicologicamente falando não devemos "pensar" que somos os mais caídos, mas devemos "realmente sentir" que somos os mais caídos.




"Realmente sentir-se" o mais caído e reconhecer a supremacia dos Vaishnavas maiores (como nos foi ensinado com base nas escrituras) é a meta de todo Vaisnava sincero. Filosoficamente falando,ao transmitirmos a Filosofia superior de Sri Krsna não devemos desafiar ninguém, mas simplesmente transmitir.




Quando um devoto sincero consegue unir a realidade filosófica (a Filosofia superior de Sri Krsna), com a realidade psicológica de "sentir-se realmente" o mais caído faz com que até os animais cantem Hare Krsna Hare Krsna Krsna Krsna Hare HareHare Rama Hare Rama Rama Rama Hare HareEste é o exemplo de Sri Caitanyadeva, a personificação do devoto perfeito.


Vosso servo,


Prahladesh Dasa