Dedicado a Sua Divina Graça A.C. Bhaktivedenta Swami Prabhupada e Gurudeva Srila Dhanvantari Swami

Dedicado a Sua Divina Graça A.C. Bhaktivedenta Swami Prabhupada e Gurudeva Srila Dhanvantari Swami
Jagad Guru Srila Prabhupada

quarta-feira, 19 de março de 2008

É tempo e hora de agradecer















Todas as glórias a Sri Sri Guru e Gauranga!
Todas as glórias a Srila Prabhupada!
Todas as glórias a Sri Krsna Caitanya!
Todas as glórias aos devotos e devotas reunidos!

Sempre há, e sempre é tempo para agradecermos.

Em quase duas décadas em consciência de Krsna, Ele (Krsna), sempre foi misericordioso comigo, ainda que eu não mereça, Ele sempre foi. Há uma canção gospel que diz que, às misericórdias do Senhor, são a causa de não sermos consumidos, porque Suas misericórdias não têm fim, renovam-se cada manhã.

Com o passar de Kala, o tempo que nunca falha, podemos aperfeiçoar ou destruir nossa vida espiritual. Tudo vai depender de nossa maturidade, conhecimento e discernimento.

Podemos aproveitar este raro (raro, no sentido de que devemos senti-lo como se fosse o último) momento do Gaura-Purnima, para em nossas orações mais íntimas, agradecer a grandes almas que passaram e que ainda fazem parte de nossas vidas. São essas Mahatmas, ou grandes almas, objeto de nosso respeito e consideração, a qual devemos tê-los na mais auto-estima.

Srila Prabhupada diz no Srimad-Bhagavatam, segundo canto, pág. 470 que, a religião comum a todas as classes de seres humanos, não importa quem ou o que alguém seja, é o serviço devocional. Ele continua, até mesmo os animais podem se incluir no serviço devocional ao Senhor, e o melhor exemplo é Sri Vajrangaji, ou Hanuman, o grande devoto do Senhor, Sri Rama. Srila Prabhupada disse ainda que até mesmo os aborígines e os canibais também podem ocupar-se no serviço devocional ao Senhor se estiverem sob orientação de um genuíno devoto do Senhor. Serviço devocional, estas duas palavras não paralelo. Quando nos ocupamos em servir o Senhor, principalmente quando servimos aos servos dos servos do Senhor, estamos mais perto dEle. Seja adorando a deidade, seja pregando, seja limpando a sala do templo ou mesmo lavando as panelas nas quais foram cozinhados os alimentos do Senhor e dos servos do Senhor, estamos praticando o mesmo serviço. Sinto saudades e falta da época em que eu lavava o banheiro dos visitantes no templo do Senhor, quando eu ia para cozinha lavar as panelas da casa de KRSNA. Aliás, lavar o banheiro dos visitantes era meu seva designado por Mãe Cintamani, esposa de Gaura-Vani Prabhu.

Srila Prabhupada diz que aquele que, sem duplicidade, canta, ouve ou lembra o santo nome do Senhor ou que ora ao Senhor ou Lhe oferece reverências, torna-se perfeito, ao passo que um erudito pode ser levado ao inferno se estiver desprovido de serviço devocional. No sexto canto SB, cap. 01, verso 15, Srila Prabhupada enfatiza que aquele que se apega ao serviço devocional, tem seus desejos de gozo material automaticamente aniquilados. Este processo de bhakti, serviço devocional a Krsna (vasudeva-parayana), liberta a pessoa das reações de todas as atividades.


Durante este Gaura-Purnima, provavelmente não estarei na associação dos devotos como gostaria. Por isso, aproveito esta oportunidade para lhes agradecer. Para um determinado grupo de vaisnava, escolhi um verso de agradecimento. Este será meu serviço devocional.

Para Giridhari Prabhu, que nos últimos anos tem sido meu siksa-guru e confidente, Advaita Candra Prabhu, Amala Kirtan Prabhu, Sri Nrsimha e Maharani Vrinda D.D. Prabhus (que estiveram em dois momentos mágicos de minha vida que foram minha 1ª , 2ª iniciação e casamento), Gunesvara Prabhu, que com suas traduções de aulas de Srila Prabhupada, levou às instruções de Srila Prabhupada aos nossos ouvidos. Gaurasundar Prabhu (PGS), que na minha 1ª iniciação, me falou palavras de incentivo, Lilananda e Avyakta Rupa Prabhus que nos dão maravilhosos momentos de aprendizados no Brazilian Forum e Krsna-Katha. Às vezes a chapa esquenta, mas sempre tiramos algum proveito sem sombra de dúvidas.

Bhagavatam, 2º canto cap. 3 verso 12

“O conhecimento transcendental relacionado com o Supremo Senhor Hari é conhecimento que produz a completa eliminação das ondas e redemoinhos dos modos materiais. Esse conhecimento traz auto-satisfação porque está livre do apego material, e sendo transcendental, é aprovado pelas autoridades. Quem poderia deixar de sentir-se atraído?”.

Para Rasananda Swami, Chandra Mukha Swami, Param Gati Swami, Purushatraya Swami, Visnujana Swami (que nunca sai do meu pensamento), Jesus Cristo, que trouxe alento para nossos corações desesperados, Sridhara Swami, que plantou uma semente nos corações dos devotos de Brasília, meu querido Guru Maharaja Dhanvantari Swami, por aceitar tão indigno discípulo. E claro, nosso amado Jagad-Guru A.C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada, que como um servo obediente e, na tentativa de nos salvar, cruzou o oceano para levar a cabo a ordem de seu mestre e de Sri Caitanya, de pregar em todas às vilas e cidades.


Bhagavatam, 3º canto cap. 13 verso 04

“As pessoas que têm ocasião de ouvir da parte de um mestre espiritual com muito empenho e por longo tempo devem ouvir da boca de devotos puros sobre o caráter e as atividades dos devotos puros. Os devotos puros sempre pensam, dentro de seus corações, nos pés de lótus da Suprema Personalidade de Deus, que outorga liberação a Seus devotos.”.

Aqueles que por ventura não citei os nomes têm tanta importância quanto os citados. Para estes mestres e amigos, deixo este verso.

Bhagavatam, 3º canto cap. 15 verso 39

“O senhor é o reservatório de todo prazer. Sua presença auspiciosa destina-se à benção de todos, e Seu sorriso e olhar afetuosos tocam o âmago do coração. A bela cor do corpo do Senhor é anegrada, e Seu peito largo é o lugar de repouso da deusa da fortuna, que glorifica todo o mundo espiritual, o pináculo de todos os planetas celestiais. Assim, parecia que o Senhor estava pessoalmente espalhando a beleza e boa fortuna do mundo espiritual.”.


Bhakti: A melhor coisa do mundo. Srila Prabhupada tem razão. No Sexto canto do Bhagavatam, Cap. 01 verso 17, diz:

“O caminho trilhado pelos devotos puros, que são bem-comportados e plenamente dotados com as melhores qualificações, decerto é o mais auspicioso deste mundo material. Nesse caminho inexiste o medo e ele é autorizado pelos sastras.”.

No significado Srila Prbhupada diz: Ninguém deve ficar pensando que aquele que adota bhakti procede assim porque não pode executar as cerimônias ritualísticas recomendadas na seção karma-kanda dos Vedas ou porque não tem suficiente instrução para especular sobre temas espirituais. Em geral, os mayavadis alegam que o caminho de bhakti é para mulheres e iletrados. Esta acusação é infundada. O caminho de bhakti é seguido pelos sábios mais eruditos, tais como os Gosvamis, o Senhor Caitanya Mahaprabhu e Ramanujacarya. Eles são os verdadeiros seguidores do caminho de bhakti. Não importa se alguém é ou não é educado ou aristocrático, ele deve seguir-lhes os passos. Mahajano yena gatah as panthah: Deve-se seguir o caminho dos mahajanas. Mahajanas são auqeles que adotaram o caminho do serviço devocional (Sushilah sadhavo yatra narayana-parayanah), pois essas grandes personalidades são as pessoas perfeitas. Por isso, eu Te agradeço Krsna, por essa possibilidade de congregar e me associar com tão nobres e especiais almas liberadas. Sim, um devoto é sempre muito especial.

Para todos os devotos e devotas que me auxiliaram direta ou indiretamente, meu muitíssimo obrigado.

Gaura-Purnima Ki jaya!
Sri Krsna Caitanya Mahaprabhu Ki jaya!
Jaya nitya-lila-pravista Om Visnupada Paramahamsa Parivrajakacarya Astottara-sata Sri Srimad A.C. Bhaktivedanta Swami Maharaja Prabhupada Ki Jaya!
Seu servo,
Suvasa Dasa