Dedicado a Sua Divina Graça A.C. Bhaktivedenta Swami Prabhupada e Gurudeva Srila Dhanvantari Swami

Dedicado a Sua Divina Graça A.C. Bhaktivedenta Swami Prabhupada e Gurudeva Srila Dhanvantari Swami
Jagad Guru Srila Prabhupada

segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Karma - Compreendendo o Falecimento de Srila Tamal Krsna Gosvami

http://www.romapadaswami.com/
INDAGAÇÕES ACERCA DO ABSOLUTO
Inquiries into the Absolute
Uma coleção de respostas intrigantes e motivadoras para o intelecto apresentadas por Sua Santidade Romapada Svami às questões levantadas por devotos acerca de variados tópicos espirituais.



9. Karma

9.3. Por que Coisas Ruins Acontecem a Pessoas Boas?



9.3.4) Compreendendo o Falecimento de Srila Tamal Krsna Gosvami



Em relação ao recente falecimento de Sua Graça Tamal Krsna Maharaja, como a pessoa deve interpretar sua partida de seu corpo em um acidente? Isso é kármico? Devotos puros também têm karma? Qual estado mental o Maharaja tinha no acidente? Tudo aconteceu tão de repente. Ele voltou ao Supremo? Por que esse tipo de morte? Como a declaração de Krsna de que seu devoto não perecerá se encaixa neste evento? Em última instância, estou convencido de que o Maharaja voltou ao Supremo, mas como pregar na congregação se alguém fizer essas perguntas? Por favor, perdoe-me por qualquer ofensa cometida em virtude da natureza de minhas perguntas. Todas as glórias a Sua Graça Tamal Krsna Gosvami! (Digest 42.1)

As excepcionais dedicação e devoção de Tamal Krsna Gosvami ao serviço de Srila Prabhupada são fatos bem conhecidos dentro da ISKCON, e ele não exibiu nada senão inabalável rendição a Srila Prabhupada e a Krsna e incansável serviço aos Vaisnavas. Ele prestou incalculável volume de serviço com grande desenvoltura, perseverança e dinamismo – tudo com o propósito de satisfazer os desejos de Prabhupada. Embora nunca afirmando ser uma pessoa completamente perfeita, não há espaço para dúvidas quanto a Tamal Krsna Gosvami ser completamente protegido por Krsna.

Aqueles que se renderam completamente a Krsna não estão mais sob a influência da energia externa do Senhor, o agente do karma, e essa é a solene promessa de Krsna. Tais devotos estão agindo sob a potência interna de Krsna, e, mesmo quando há alguma dificuldade vindo da energia material, ela deve ser compreendida como um lembrete de seus erros passados enviado diretamente por Krsna, diretamente orquestrado por Krsna para o maior avanço deles em devoção. Tais eventos NÃO devem ser vistos como decretados pela energia material externa.

Não devemos compreender erroneamente a proteção de Krsna como proteção material absoluta, e isso é, de fato, um ponto que os devotos freqüentemente tendem a compreender de modo errado na empolgação e no idealismo iniciais de quando entram em contato com a filosofia da consciência de Krsna. E esta pode ser uma maravilhosa oportunidade para você também abordar este ponto com os devotos da sua congregação! A promessa de Krsna de proteger Seus devotos significa que o corpo de um devoto jamais irá minguar ou morrer? Ou que devotos jamais sofrerão um acidente ou fracassarão em algum empreendimento. Não. O devoto puro, entretanto, não é afetado por tais mudanças externas, estando situação em sua posição constitucional e absorto em sua relação com Krsna. Embora a partida de Srila Prabhupada de seu corpo não tenha similaridade com a partida de Tamal Krsna Gosvami, alguém também pode perguntar, analogamente, sobre a condição de aparente definhamento do corpo de Srila Prabhupada em direção ao fim de sua presença física entre nós ou sobre as debilitações físicas a que ele aparentemente se sujeitou.

Muito ao contrário, ao invés de diminuir a fé de seus discípulos, os próprios sintomas em si aumentaram a apreciação deles acerca das glórias de um devoto puro dado que a consciência de Prabhupada sempre permaneceu transcendentalmente centrada até o último momento, inafetada pelo exterior.

Não podemos determinar qual era possivelmente o estado mental do Maharaja nem a razão para a sua partida ter ocorrido exatamente como aconteceu. Krsna, sendo completamente independente, possui maneiras muito especiais para lidar com Seus devotos, e, qualquer que seja essa maneira, o devoto não se queixa. Todavia, a promessa de Krsna em relação à vitória final de Seu devoto jamais terá sido em vão. Em certo sentido, a partida de Tamal Krsna Maharaja também foi gloriosa por ter sido dentro de Navadvipa-dhama, o mais sagrado dos dhamas, em Puliya, onde Haridas Thakura realizou muitos passatempos maravilhosos. Como você deve saber, todo aquele que abandona seu corpo no dhama sagrado se libera. E o evento também se deu em um horário auspicioso, durante o Brahma-muhurta, e, como Krsna diz no Capítulo 8 do Bhagavad-gita, os yogis que deixam o corpo em tal momento auspicioso certamente alcançam-nO. Na verdade, contudo, mesmo tais considerações são irrelevantes em consideração ao caso de um bhakti-yogi puro, pois, onde quer que tal devoto puro esteja, tal lugar é, em si, um dhama sagrado.

Uma vez, Prabhupada também garantiu aos seus discípulos: se um devoto oferece toda a sua vida a serviço da missão do Senhor Caitanya, então, ao fim de sua vida, mesmo se, por alguma condição adversa, ele não seja capaz de se lembrar de Krsna, Prabhupada diz que o Senhor Caitanya irá pessoalmente aparecer na mente do devoto para levá-lo de volta ao Supremo.
Podemos concluir que Tamal Krsna Maharaja, como na declaração de Srila Prabhupada em relação a Jayananda Prabhu, ou alcançou o destino auspicioso mais elevado ou está de alguma forma ocupado no serviço confidencial eterno a Srila Prabhupada e ao Senhor Caitanya.



Este incidente concede-nos, entre outras realizações, a oportunidade de termos a noção de como a associação com tais grandes almas é rara e inestimável e de como devemos buscar a associação de tais exaltados devotos entre nós com grande seriedade.

Tradução por Bhagavan dasa (DvS)