Dedicado a Sua Divina Graça A.C. Bhaktivedenta Swami Prabhupada e Gurudeva Srila Dhanvantari Swami

Dedicado a Sua Divina Graça A.C. Bhaktivedenta Swami Prabhupada e Gurudeva Srila Dhanvantari Swami
Jagad Guru Srila Prabhupada

quarta-feira, 1 de abril de 2009

Qualificação e Perfeição de Vyasadeva




http://www.romapadaswami.com/
INDAGAÇÕES ACERCA DO ABSOLUTO
Inquiries into the Absolute
Uma coleção de respostas intrigantes e motivadoras para o intelecto apresentadas por Sua Santidade Romapada Svami às questões levantadas por devotos acerca de variados tópicos espirituais.
10. Formas, Expansões, Energias e Encarnações de Krsna

10.8. Vyasadeva

10.8.2) Qualificação e Perfeição de Vyasadeva
Com base na história de Vyasadeva correndo atrás de Seu filho, Sukadeva Gosvami, algumas pessoas que conheço argumentam que Vyasadeva não é perfeito, e, portanto, os Vedas, compostos por Ele, podem não ser perfeitos. Por favor, esclareça esta história e explique também como isso se relaciona com a qualificação de Vyasadeva para escrever os Vedas. (Digest 187.1)
Este passatempo que você mencionou é descrito no próprio Bhagavatam (vide, por favor, SB 1.2.2 e 1.4.5 e significados) – trata-se de uma maravilhosa glorificação da posição transcendental de Sukadeva Gosvami, mesmo no momento de seu nascimento. Grandes acaryas explicam estes versos; aqui está o que Srila Prabhupada escreveu em seu significado: “As moças, por meio de suas qualificações especiais, puderam notar isso imediatamente, e, portanto, elas não se preocuparam muito com ele [Sukadeva Gosvami]. Todavia, quando seu pai [Vyasadeva] passou, as moças rapidamente se vestiram. As moças eram exatamente como filhas ou netas dele, elas, entretanto, reagiram à presença de Vyasadeva de acordo com o costume social uma vez que Srila Vyasadeva fazia o papel de um chefe de família. Um chefe de família tem que distinguir entre masculino e feminino; de outra maneira, ele não pode ser um chefe de família... Srila Vyasadeva também estava na plataforma transcendental, mas, como ele estava na vida de chefe de família, ele, como uma questão de costume, não fingiu ser uma alma liberada”.
Vyasadeva é uma encarnação da Personalidade de Deus; ele está atuando o papel de um pai de família, e, deste modo, estabelecendo a todos o exemplo do comportamento ideal em tal posição. A glorificação a Sukadeva Gosvami como transcendental às distinções corpóreas de masculino e feminino é muito condizente com sua posição na ordem renunciada de vida. Por outro lado, alguém atuante na sociedade como um grhastha não deveria artificialmente fingir ser transcendental às distinções corpóreas – isto acarretaria apenas perturbações sociais e desordens. O fato não é que as donzelas não fossem capazes de apreciar o caráter transcendental de Vyasadeva, mas, como ele estava revelando-se como um chefe de família, elas seguiram o protocolo de tal asrama muito apropriadamente. Ao invés de diminuir sua posição, este passatempo, na verdade, acentua as qualidades e o caráter de Vyasadeva, que, muito embora plenamente liberado, aceita a posição de chefe de família para estabelecer um exemplo ideal para o seguimento do homem comum, assim como o fez o rei Janaka e outros, como declara o Bg. 3.20-21.
Vyasadeva é aceito como uma encarnação do Senhor Supremo; ele é confirmado como tal por seu pai Parasara Muni no Visnu Purana. Para estabelecer o exemplo – exatamente como Krsna fez ao frequentar a escola de Sandipani Muni – Vyasa tornou-se discípulo de Narada Muni, que exaltou Vyasa como puro e como possuidor de visão perfeita, e que o apontou para compor o Srimad-Bhagavatam, a nata de todos os Vedas (SB 1.5.21). Vyasadeva é reverenciado, aceito e seguido por todos os grandes sábios e pessoas santas, incluindo acaryas recentes, como Ramanujacarya, Madhvacarya e o Senhor Caitanya até Srila Prabhupada. Inclusive o próprio Sukadeva Gosvami – quem este passatempo visa glorificar – aceitou Vyasadeva como seu mestre espiritual e voltou para aprender o Srimad-Bhagavatam com ele. Ele não teria procedido deste modo caso Vyasa não estivesse em uma plataforma igualmente transcendental (SB 1.7.8).
Não há margem, portanto, para mácula, desqualificação ou dúvidas sobre a autoridade de Vyasadeva na apresentação dos Vedas – ao menos, assim é aceito por todos os grandes instrutores santos e instruídos de todos os tempos. Estaremos imensamente seguros aceitando o veredicto de tais mahajanas e seguindo seus passos.
As atividades de grandes almas não podem ser mensuradas pelo parâmetro de nossas pré-concepções mentais.. Somente uma pessoa altamente qualificada pode compreender corretamente outra grande personalidade. Assim como os passatempos de Krsna ou Rama, embora frequentemente interpretados de maneira equivocada, podem ser compreendidos corretamente apenas através da sucessão discipular, o mesmo se aplica às atividades dos grandes devotos. Temos de exercitar grande nível de cautela na tentativa de compreender suas atividades, e devemos ter o cuidado de produzir nossas conclusões com base na audição de acaryas fidedignos e tattva-darsis. O Senhor Krsna apregoa que, a fim de aprender a verdade, a pessoa deve aproximar-se de uma tattva-darsi, um vidente da verdade, indagá-lo submissamente e prestar-lhe serviço (Bg. 4.34) – tal é o processo para a obtenção do conhecimento das relações transcendentais entre Krsna e Seus exaltados devotos.


Tradução de Bhagavan dasa (DvS)