Dedicado a Sua Divina Graça A.C. Bhaktivedenta Swami Prabhupada e Gurudeva Srila Dhanvantari Swami

Dedicado a Sua Divina Graça A.C. Bhaktivedenta Swami Prabhupada e Gurudeva Srila Dhanvantari Swami
Jagad Guru Srila Prabhupada

quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Jñani






Jñani






Definição:
"Néctar da Instrução" Significado do Verso 10
"O Jñani é considerado superior ao Karmi porque restringe-se das actividades defeituosas do desfrute dos sentidos.
Este é o veredito da Suprema Personalidade de Deus. No entanto, embora o Jñani possa estar liberado da ignorância dos Karmis, a menos que alcance a plataforma do serviçio devocional, considera-se que ainda está em ignorância (Avidya).
Embora alguém possa ser considerado um Jñani, ou avançado em conhecimento, o seu conhecimento é considerado como sendo impuro porque ele não tem informação sobre o serviço devocional e portanto negligencia a adoração direta dos pés de lótus da Suprema Personalidade de Deus."
Aqui, Srila Prabhupada explica que o conhecimento dos Jñanis é impuro e incompleto porque só abrange a diferença entre o corpo e a alma e no máximo o conhecimento do aspecto impessoal da Verdade Absoluta.
Os tipos de Jñana que são condenados nos Bhakti Sastras são:Indriya Paratantra Jnana (conhecimento baseado na percepção sensorial) eNirvisesa Jnana (conhecimento impessoal não distinto).No entanto, a percepção de Sri Krsna através do conhecimento auto-evidente (Svatah Siddha Jñana) como descrito no Srimad Bhagavatam e todas as escrituras devocionais deve ser cultivado.Desta forma Svatah Siddha Jñana se manifestará de dentro do coração.
Srila Prabhupada continua a explicar:
"Quando o Jñani aceita o serviço devocional, ele rapidamente torna-se superior a um Jñani comum.
Tal pessoa avançada é descrita como Jñana-vimukta-bhakti-parama.
Krsna explica no Bhagavad Gita (7.19) como o Jñani aceita o serviço devocional:
bahūnāḿ janmanām ante
jñānavān māḿ prapadyate
vāsudevaḥ sarvam iti
sa mahātmā sudurlabhah
"Após muitos nascimentos e mortes, aqueles que tem conhecimento rendem-se a Mim, sabendo que Eu sou a causa de todas as causas e de tudo o que existe. Tal grande alma é muito rara." Na verdade uma pessoa é sábia quando rende-se aos pés de lótus de Krsna, mas tal Mahatma, grande alma, é muito rara."
Podemos observar que para ajudar as almas condicionadas esquecidas das verdades eternas auto-evidentes, os Vedas encarnaram na forma de livros escritos os quais devem ser ouvidos, recitados e estudados.
Srila Prabhupada continua a explicar:
Após executar serviço devocional sob a guia dos princípios regulativos, a pessoa avança para a plataforma do amor espontâneo a Deus....
....de todos estes devotos, as Gopis são consideradas as superiores....
....de todas estas Gopis exaltadas, Srimati Radharani é a mais exaltada."
Srimad Bhahavatam 2.8.5:"A encarnação sonora do Senhor Krsna, a Alma Suprema (o Srimad Bhagavatam), entra no coração de um devoto auto-realizado, senta-se na flor de lótus de sua relação amorosa, e deste modo limpa a poeira do contato com a matéria que se manifesta como luxúria, ira e ansiedade. Assim, ela (a encarnação sonora) atua como as chuvas de outono ao caírem sobre as poças de água lamacenta."Todas as Glórias ao Maha Mantra Hare Krsna:Hare Krsna Hare Krsna Krsna Krsna Hare HareHare Rama Hare Rama Rama Rama Hare Hare
Referência: "Néctar da Instrução" / Srimad Bhagavatam / Bhagavad-Gita
Site relacionado: http://www.bhakti-tattva.blogspot.com/