Dedicado a Sua Divina Graça A.C. Bhaktivedenta Swami Prabhupada e Gurudeva Srila Dhanvantari Swami

Dedicado a Sua Divina Graça A.C. Bhaktivedenta Swami Prabhupada e Gurudeva Srila Dhanvantari Swami
Jagad Guru Srila Prabhupada

terça-feira, 10 de junho de 2008

INDAGAÇÕES ACERCA DO ABSOLUTO - Inquiries into the Absolute



INDAGAÇÕES ACERCA DO ABSOLUTO - Inquiries into the Absolute
Uma coleção de respostas intrigantes e motivadoras para o intelectoapresentadas por Sua Santidade Romapada Svami às questões levantadas pordevotos acerca de variados tópicos espirituais.
2. Canto
2.3. Cantar Efetivo:
Dicas Práticas 2.3.1)
Qualificando-se Para o Cantar: Ouvindo e Atraindo a Misericórdia do Mestre Espiritual
Pergunta: Li no digest 189 que "aquele que não segue os princípiosreguladores não é qualificado para cantar (kirtana)". Estou com grandesdificuldades em lidar com meus apegos, e às vezes, ou na maioria das vezes, nãome sinto motivado a cantar. Sinto-me mal e algumas vezes até deprimido pelorumo que estou dando à minha vida e deixando de regar a semente da devoção queganhei por misericórdia dos devotos e de um devoto em especial.
Agora, depois de ler a afirmação citada do digest 189, estou confuso. Peçoque você misericordiosamente explique essa afirmação. (Digest 234.1)
Resposta: A afirmação a que você se refere aparece no seguinte contexto:"Após receber a misericórdia do mestre espiritual, a pessoa deve repetir suasinstruções, e isto é chamado sravana-kirtana - ouvir e cantar. A pessoa que nãoouviu devidamente do mestre espiritual ou que não segue os princípios reguladores não é qualificada para cantar (kirtana)".
A ênfase particular aqui é na importância de "ouvir" do mestre espiritual ena "aplicação do que se ouviu" como um requisito para cantar apropriadamente; aafirmação não tem por fim desqualificar completamente a pessoa do cantar.
De fato, essa afirmação a que você se referiu lhe sugere sutilmente comosuperar a presente perturbação com a qual você está lidando em seu progressodevocional - a solução é novamente refugiar-se no processo de ouvir, e, assim,suas dificuldades com o cantar seriam superadas sem esforços a parte.
É mais elaborado dentro dessa mesma pergunta & resposta (digest 189) como épossível atrair e receber a misericórdia do mestre espiritual - continuando aouvir com entusiasmo, respeito, atitude de serviço e com a disposição de mudaros próprios conceitos. Dentro desse processo de ouvir, toda a perfeição estádisponível. Por se associar com os devotos e os ouvir, você recebe a semente dadevoção, e, por continuar ouvindo, a semente é nutrida e o gosto por ouvir etambém por cantar cresce naturalmente.
Krsna renova nova confiança dizendo que, no começo, a pessoa talvez não possacumprir todas as injunções do Senhor, mas, se ela tem firme fé em Suasinstruções e não O inveja, mas “trabalha sinceramente sem se preocupar comderrota ou fracasso, na certa será promovida ao estágio da Consciência de Krsnapura” (Cf Bg. 3.31 sig.).
É possível receber a misericórdia e transpor todos os conceitos equivocados eapegos em um único instante, como exemplifica a vida pessoal de SrilaPrabhupada. Todavia, mesmo que a pessoa não faça um grande avanço no primeiroou nos primeiros contatos com os devotos, isso não é motivo paradesencorajamento - deve-se apenas continuar ouvindo submissamente e comansiedade por avançar. O processo é absolutamente poderoso e será efetivo nodevido curso do tempo.
Não há motivo para desespero. Você tem certa apreciação e gratidão por terrecebido a semente da devoção; você também tem o desejo de cultivar a sementesinceramente, e sincero pesar por não fazê-lo. Agora, tendo isso como ímpeto,continue a se ocupar no processo de ouvir os devotos realizados - busque portais oportunidades de ouvir Krsna-katha, se possível, como algo rotineiro, pelomenos por alguns minutos diários.
Apegos materiais, embora indesejáveis, não desqualificam uma pessoa para oserviço devocional. Ao contrário, ocupando-se com entusiasmo no serviço devocional, a pessoa irá progressiva e naturalmente encontrar tanto gosto superior que todos os apegos materiais se tornarão insossos e desnecessários.
Como se afirma no Bhagavatam, akama sarva kamo va: “quer carregue consigotodos os desejos materiais, quer não tenha nenhum desejo material, quer desejea liberação, a pessoa inteligente deve, por todos os meios, adorar o todosupremo, a Personalidade de Deus” (SB 2.3.10).
“Sri Krsna, a Personalidade de Deus, que é o Paramatma [Superalma] no coraçãode todos e o benfeitor dos devotos sinceros, remove todo o desejo pelo desfrute material do coração de Seu devoto que intensamente deseja ouvir Suas mensagens, que são por si só virtuosas quando devidamente ouvidas e cantadas”.
“Por regularmente freqüentar aulas do Bhagavatam e prestar serviço aos devotos puros, tudo o que é problemático ao coração é destruído praticamente por completo e o serviço amoroso à Personalidade de Deus, que é adorada comcanções transcendentais, é estabelecido como um fato irrevogável” (SB1.2.17-18).
Srila Prabhupada nos tranqüiliza com seu significado a esses slokas: “Ficaragitado na presença de mulheres e riquezas não deve ser causa de espanto, poistoda entidade viva vem se associando com tais coisas desde tempos remotos,praticamente imemoriais, e leva tempo para se afastar dessa natureza adventícia. Mas se a pessoa está envolvida com a prática de ouvir as glórias do Senhor, gradualmente ela realiza sua posição verdadeira. Pela graça de Deus, tal devoto obtém força suficiente para se defender dos transtornos, e, gradualmente, todos os elementos perturbadores são eliminados de sua mente”.
Tradução por Bhagavan dasa (DvS)