Dedicado a Sua Divina Graça A.C. Bhaktivedenta Swami Prabhupada e Gurudeva Srila Dhanvantari Swami

Dedicado a Sua Divina Graça A.C. Bhaktivedenta Swami Prabhupada e Gurudeva Srila Dhanvantari Swami
Jagad Guru Srila Prabhupada

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

GUERREIROS ESPIRITUAIS


"Os guerreiros espirituais não são meramente praticantes. De acordo com seu nível de realização, os praticantes são tidos como responsáveis pelo que fazem, bem como pelo que dizem. Os guerreiros espirituais pagam o preço se eles comportam-se inadequadamente, por que os anjos e semideuses monitoram sua consciência.Por estas razões, simplesmente ouvir ou ler sobre princípios espirituais não é suficiente. Temos que aprender a aplicá-los em nossas próprias circunstâncias. A vida é muito preciosa, e a forma que usamos o nosso tempo é extremamente significativa. Os ensinamentos espirituais devem sempre ter aplicações práticas. Devemos adquirir um sentido claro de como os princípios trabalham, de maneira que possamos usá-los no dia-a-dia e aprender com as nossas experiências a melhorar nosso serviço aos outros e a Deus."
Por S.S. Bhakti Tirtha Swami

Radharani Possui o Livre-Arbítrio de Não Amar Krsna?

http://www.romapadaswami.com/
INDAGAÇÕES ACERCA DO ABSOLUTO
Inquiries into the Absolute
Uma coleção de respostas intrigantes e motivadoras para o intelecto apresentadas por Sua Santidade Romapada Svami às questões levantadas por devotos acerca de variados tópicos espirituais.
10. Formas, Expansões, Energias e Encarnações de Krsna

10.6. Srimati Radharani

10.6.7) Livre-Arbítrio de Srimati Radharani
Como Srimati Radharani - que não possui a liberdade inerente de dar as costas a Krsna, como têm as jivas - pode, ainda assim, ser considerada uma Pessoa que experimenta o amor a Krsna? Como o Maharaja afirma, se as jivas não fossem possuidoras desse livre-arbítrio, nosso amor forçado não seria considerado, de forma alguma, amor; contudo, quando falando de Radharani, que, por natureza, não tem essa liberdade, Sua experiência continua sendo chamada de amor. O senhor poderia, por favor, explicar essa aparente contradição? (Digest 3.11)
Há três categorias principais de energia do Senhor Supremo: a potência interna, a potência externa e a potência marginal (antaranga, bahiranga e tatastha sakti). As jivas são, por constituição, a potência marginal do Senhor; como o nome indica, elas são marginais, isso no sentido de que elas podem se dirigir para ambas as direções, isto é, podem se refugiar na potência interna ou na potência externa. Srimati Radharani e outros eternos associados pessoais do Senhor, no entanto, pertencem à categoria de potência interna. O fato não é que eles não têm livre-arbítrio, mas, sendo “não-marginais”, eles SEMPRE escolhem servir Krsna, e nunca se sujeitam à energia externa. Isto acontece em virtude da diferença constitucional entre os dois tipos de energias.
Uma analogia grosseira seria a analogia do fogo e da faísca, como explicado previamente. O fogo resplandecente jamais se separa de seu calor e de sua luz, ou, ainda nesse tópico, um grande pedaço de lenha no fogo resplandece com o fogo, mas uma pequena faísca desse fogo pode facilmente se deixar levar.

Tradução de Bhagavan dasa (DvS)