Dedicado a Sua Divina Graça A.C. Bhaktivedenta Swami Prabhupada e Gurudeva Srila Dhanvantari Swami

Dedicado a Sua Divina Graça A.C. Bhaktivedenta Swami Prabhupada e Gurudeva Srila Dhanvantari Swami
Jagad Guru Srila Prabhupada

quinta-feira, 28 de dezembro de 2006

A PAZ

A PAZ

No cotidiano, a palavra “paz” acabou perdendo o seu verdadeiro e complexo significado. Todos querem falar sobre ela, mas quem poderia explicá-la com propriedade?. É com esta pergunta que começa a matéria escrita por Talita Cícero, na revista Filosofia (Ciência & Vida).

Segundo o filósofo Ricardo Galvanese, “a paz reaparece na filosofia com conotações diferentes”, já que no decurso do tempo e da história, vários conceitos foram dados.

Ainda segundo Galvanese, quando o ser humano ­­­¬ em sua condição individual, social e religiosa (transcendental) ¬ está integrado consigo mesmo enquanto indivíduo, ele está em condição de paz. O filósofo Rafael Alves da Silva acredita que a paz só pode vir da auto-realização individual, do aprimoramento integral do ser humano, de suas condições morais, intelectuais, espirituais e físicas. O filósofo acrescenta que a grande barreira para a paz é a ignorância. Ele diz ainda, que se faz necessária uma instrução especial, ligada à construção da psique, que deve ser organizada e equilibrada, e a construção do estado que é conseqüência. Em sua opinião, isso nos capacitará ainda mais para realizações nobres e para nossa aproximação constante com Deus.

Nesse caso há uma coerência com que afirma Srila Prabhupada, no Bhagavad-Gita 6:37. Srila Prabhupada diz que o princípio básico da auto-realização é o conhecimento de que a entidade viva não é este corpo material, mas sim que ela é diferente dele e que sua felicidade está na vida eterna, na bem-aventurança e no conhecimento. Estas são transcendentais além tanto do corpo como da mente.

O BG cap. 2 verso 71, diz que: ¬ Só uma pessoa que tenha renunciado a todos os desejos para gratificação dos sentidos, que vive livre de desejos, que renunciou a todo o sentido de propriedade e está desprovido de falso ego ¬ pode alcançar a paz verdadeira.

O filósofo Rafael Silva acredita que temos que cultivar conhecimento sobre as causas que podem levar nossa mente ao desequilíbrio e até a agressividade.

No Gita cap. 5 verso 29, Srila Prabhupada explica que : “A melhor forma para a paz é simplesmente esta: O senhor Krsna é o beneficiário em todas as atividades humanas. Os homens devem oferecer tudo ao serviço transcendental do senhor porque Ele é o proprietário de todos os planetas e dos semideuses nestes planetas. E ele completa dizendo: ¬ Um a pessoa só pode alcançar a perfeita paz em completa consciência de Krsna.

Galvanese crê que a paz decorre do desenvolvimento do ser humano na direção de Deus. Santo agostinho disse: “Meu coração só descansará quando repousar em Ti Senhor”.

Falar de paz é tão complexo quanto tentar praticar a mesma. Às vezes faz-se necessária a guerra para se obter uma paz. Entretanto, como estamos caminhando no campo material, o assunto torna-se intrincado. Com o atual quadro, talvez levemos milênios tentando obter paz material, que de certa forma existe, não obstante efêmera, mas existe.

Seu servo humilde,
SuvẶsẶ DẶsa

Nenhum comentário:

Postar um comentário