Dedicado a Sua Divina Graça A.C. Bhaktivedenta Swami Prabhupada e Gurudeva Srila Dhanvantari Swami

Dedicado a Sua Divina Graça A.C. Bhaktivedenta Swami Prabhupada e Gurudeva Srila Dhanvantari Swami
Jagad Guru Srila Prabhupada

sexta-feira, 5 de janeiro de 2007

Om e Hare Krishna

Om e Hare Krishna
Por Krishna Kripa Dasa

Como seres espirituais, somos diferentes de nosso corpo material. Cantar sons transcendentais como om ajuda a nos liberar do condicionamento material e nos ajuda a realizar nosso eu. Om é uma representação sonora espiritual do Senhor Supremo. Muitos grupos que têm alguma ligação com a Índia vibram o om como parte do seu serviço. O Senhor Krishna menciona no Bhagavad-gita (7.8) que Ele é a sílaba om nos mantras védicos, e Ele conta como as pessoas aperfeiçoadas em yoga vibram a sílaba om e se lembram do Senhor Supremo na hora da morte, e assim entram no reino de Deus (verso 8.13).
Tanto om como o santo nome de Deus podem liberar a pessoa da existência material. Embora às vezes om seja considerado uma representação impessoal de Deus, os seis Goswamis, seguidores diretos do Senhor Caitanya, dizem que ela indica o Senhor Supremo no seu aspecto pessoal, juntamente com Suas energias, que também são pessoas: “Om é composto das três letras ‘a’ ‘u’ e ‘m’, em que ‘a’ refere-se ao Senhor Krishna, ‘u’ refere-se a Radha, a energia espiritual de Krishna, e ‘m’ refere-se aos seres vivos como nós mesmos, que são todos, em seus estados puros, servos amorosos de Radha e Krishna.”
Embora om seja um som espiritual transcendental, os devotos no movimento Hare Krishna não enfatizam o canto do om porque nós somos os seguidores do Senhor Caitanya, que enfatizou o canto dos nomes de Krishna. Especificamente, Ele acentuou o canto do maha-mantra: Hare Krishna, Hare Krishna, Krishna Krishna, Hare Hare / Hare Rama, Hare Rama, Rama Rama, Hare Hare. Este mantra aparece em alguns poucos lugares na literatura védica e seus suplementos e é o mantra indicado para a iluminação espiritual nesta era de Kali (desavenças). Qualquer benefício obtido com o canto de om também pode ser obtido cantando-se Hare Krishna, e, ademais, a pessoa pode desenvolver a perfeição mais elevada de amor ao Supremo, cuja consecução faz a liberação da escravidão material parecer muito insignificante. Assim, embora o canto de om promova realização espiritual, o cantar do maha-mantra Hare Krishna é melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário