Dedicado a Sua Divina Graça A.C. Bhaktivedenta Swami Prabhupada e Gurudeva Srila Dhanvantari Swami

Dedicado a Sua Divina Graça A.C. Bhaktivedenta Swami Prabhupada e Gurudeva Srila Dhanvantari Swami
Jagad Guru Srila Prabhupada

segunda-feira, 2 de abril de 2007

Seguir os Passos dos Acharyas Anteriores


Seguir os Passos dos Acharyas Anteriores
Por Bir Krishna Prabhu (DVS), Facilitador do Instituto Bhaktivedanta para Auto-Realização – IBAR. Uberaba, MG. 23/03/2007.


O acharya, através do seu próprio exemplo de vida, ensina a sua realização pessoal da verdade absoluta – Deus. Como bem salienta o ditado popular, mais vale um exemplo do que mil palavras. Srila Rupa Goswami em seu Upadeshamrta – um pequeno manual de instrução para o aspirante à senda espiritual, recomenda sato-vrtteh, seguir os passos dos acharyas anteriores. A este respeito, Srila Prabhupada costumava sempre alertar, seguir o acharya, não significa imitá-lo. Com isso, Srila Prabhupada incentivava todos a buscarem compreender a natureza essencial da realização espiritual do acharya. No Bhagavad-gita, o próprio Senhor Krishna aponta diversos desses aspectos. Mas dentro dos limites deste artigo, me contentarei em apresentar apenas um deles, o que será suficiente para posicionar-nos corretamente na operacionalização desta recomendação escritural - sato-vrtteh. Neste caso, o que seguir e como seguir? Assim, o Senhor Krishna declara:
vita-raga-bhaya-krodha
man-maya mam upasritah
bahavo jnana-tapasa
puta mad-bhavam agatah
(Bg. 4.10).
“Estando livre do apego, do medo e da ira, estando plenamente absortas em Mim e refugiando-se em Mim, muitas e muitas pessoas no passado purificaram-se através do conhecimento a respeito de Mim – e com isso todas alcançaram transcendental amor por Mim”. Trocando isso em miúdos, para buscarmos compreender como salientado anteriormente os aspectos fundamentais da realização espiritual do acharya, é preciso entender que semelhante grande alma é:
1. desapegada, isto é, está sempre situado além do conceito de vida corpóreo que deixa a grande maioria de nos identificados e confusos, ansiando o tempo todo por coisas materiais;
2. destemida, porque confia plenamente na proteção do Senhor Krishna em todas as circunstâncias;
3. firmemente situado além do jugo da ira e seus correlatos que a psicologia moderna chama das paixões irracionais como inveja, luxuria, gula, preguiça etc, denominados na teologia cristã como os sete pecados capitais;
4. constantemente absorta e busca sempre refugio no santos nomes do Senhor – hare krishna, hare krishna, krishna krishna, hare hare/ hare rama hare rama, rama rama, hare hare, meditando neles vinte quatro horas por dia.
Por ter a vida alicerçada nestes quatro aspectos, o acharya ergue-se à plataforma última de auto-realização, alcançando perfeito e pleno conhecimento acerca da Suprema Personalidade de Deus, Sri Krishna, e absorve-se em amor puro a Ele. Isso resume para nós, o que seguir e como seguir o exemplo de vida do acharya. Para nos auxiliar nesta empreitada, Srila Rupa Goswami, em seu famoso compendio Bhakti-rasamrta-sindhu (1.4.15-16), a ciência do serviço devocional aponta a escada que conduz a realização de Deus cujos degraus são estes, comentados pessoalmente por Srila Prabhupada:
* sraddha ( fé ), no começo, é preciso ter um desejo preliminar de auto-realização;
* sadhu-sanga (associação), com isto, o indivíduo sentir-se-á inclinado a associar-se com pessoas espiritualmente elevadas;
* bhajana-kriya (iniciação), na fase seguinte, ele é iniciado pelo mestre espiritual elevado, e, sob a sua instrução, o devoto neófito começa o processo do serviço devocional;
* anartha-nivrtih (purificação), pela execução do serviço devocional sob a orientação do mestre espiritual, ele se livra de todo o apego material;
* nistha (estabilidade), assim alcança firmeza na auto-realização;
* ruci (sabor), e adquire gosto por ouvir sobre a Absoluta Personalidade de Deus, Sri Krishna;
* saktis (apego), este gosto continua propiciando o seu avanço, e ele então desenvolve apego à consciência de Krishna;
* bhava (êxtase), este apego ao amadurecer, manifesta-se em constante absorção nesta fase preliminar do transcendental amor a Deus;
* prema (amor puro), o verdadeiro amor por Deus chama-se prema, a mais elevada etapa de perfeição de vida. Na fase prema, há uma constante ocupação no transcendental serviço amoroso ao Senhor. Então, pelo prolongado processo do serviço devocional, sob a instrução do mestre espiritual autêntico, é possível alcançar a fase mais elevada, livrando-se de todo o apego, deixando de ter medo de adquirir a sua própria personalidade espiritual individual e eliminando as frustrações que resultam em filosofia vazia. Então, atinge-se por fim a morada do Senhor Supremo.
Srila Prabhupada trilhou este caminho como acharya, apesar de ser uma alma eternamente liberada que adveio só para incutir em nossos corações krishna-prema, amor puro a Suprema Personalidade de Deus, Sri Krishna. Srila Prabhupada, para nos deixar como legado, o seu próprio exemplo de vida, percorreu degrau por degrau esta escada apontada por Srila Rupa Goswami sob a cuidadosa orientação de Sua divina Graça Om Vishnupada Paramahamsa Parivrajacacharya Astottara-sata Sri Srimad Bhaktisiddhanta Sarasvati Goswami Maharaja Prabhupada. Portanto, cantemos um hino a seu louvor, seguindo-lhe sempre os passos, e assim sermos bem sucedidos no caminho de volta ao Supremo.
nama om vishnu-padaya krsna-presthaya bhuta-le
srimate bhaktivedanta-svamin iti namine
namas te sarasvate deve goura-vani-pracharine
nirvisesha –sunyavadi-paschatya-desha-tarine
“Ofereço minhas respeitosas reverências à Sua Graça A.C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada, que é muito querido pelo Senhor Sri Krishna, pois se refugiou em Seus pés de lótus. Dirigimos a ti nossas respeitosas, ó mestre espiritual, servo de Sarasvati Goswami. Estás bondosamente pregando a mensagem do Senhor Chaitanyadeva e libertando os países
ocidentais, que estão cheios de impersonalismo e niilismo”.
HARE KRISHNA

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