Dedicado a Sua Divina Graça A.C. Bhaktivedenta Swami Prabhupada e Gurudeva Srila Dhanvantari Swami

Dedicado a Sua Divina Graça A.C. Bhaktivedenta Swami Prabhupada e Gurudeva Srila Dhanvantari Swami
Jagad Guru Srila Prabhupada

segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Diferentes Humores - Do livro "Ética para o Novo Milênio


Diferentes Humores
Do livro "Ética para o Novo Milênio", SS Dalai Lama, Círculo de Leitores,1999, páginas128, 130,131.


"É um facto triste na História da Humanidade que a Religião tenha sido uma tão grande causa de conflitos.Ainda hoje indivíduos são mortos, comunidades destruídas e sociedades desestabilizadas como resultado do fanatismo e inimizade religiosa.Não é de espantar que muitos ponham em questão o papel da religião na sociedade humana." "Em relação à afirmação de cada uma como sendo a "verdadeira religião". Como resolver esta dificuldade? É verdade que, do ponto de vista do praticante, um compromisso total com a sua fé é necessário.Também é verdade que esta afirmação é o resultado da convicção profunda que cada indivíduo tem que o seu caminho é o mediador exclusivo da verdade.Mas ao mesmo tempo temos que encontrar a forma de conciliar esta crença com o facto de existirem inúmeras reinvindicações semelhantes.


Em termos práticos, isto implica que os praticantes encontrem uma maneira de, pelo menos, aceitar a validade dos ensinamentos das outras religiões, embora continuando a manter um compromisso total com a sua fé.Quanto à validade das verdades metafísicas pregadas por cada religião, penso que se trata de um assunto interno de cada religião." "... a diversidade existente entre as várias tradições religiosas é uma grande riqueza.Por conseguinte, não é necessário arranjar maneira de dizer que no fundo todas as religiões são iguais.São semelhantes na medida em que todas sublinham a importância do amor e compaixão no contexto da disciplina ética.Mas esta afirmação não significa que todas sejam uma em essência.Apesar das muitas semelhanças práticas que sem dúvida existem, a concepção totalmente oposta da criação e do sem-começo que o budismo, o cristianismo e o hinduísmo têm, por exemplo, significa que num dado ponto, no que toca às afirmações metafísicas, eles se afastam. Estas contradições podem não ser importantes nos estados iniciais da prática religiosa mas, à medida que avançamos no caminho de uma dada tradição, há sempre uma dada altura em que somos forçados a reconhecer as diferenças fundamentais. Por exemplo, o conceito de renascimento no budismo e em várias outras tradições indianas antigas, podem revelar-se imcompatíveis com a idéia de salvação do cristianismo.Mas isto não tem de ser causa de desalento.


Mesmo no seio do budismo, no campo da metafísica, há pontos de vista diametralmente opostos." Fim da citação. Com a permissão dos Vaisnavas e Vaisnavis. A associação entre diferentes denominações religiosas dentro do Gaudiya Vaisnavismo ou fora dele podem e devem ocorrer. Mas sem imposições. Nós temos um amigo zen budista e uma amiga cristã não fundamentalisrta.Quando eles vêm a nossa casa, nós cantamos Hare Krsna e então eu ou minha espôsa lemos um verso do Bhagavad Gita ou do Srimad Bhagavatam e o significado de Srila Prabhupada..Eles sabem que nós pertencemos a uma determinada Instituição dentro do Gaudiya Vaisnavismo.Nós explicamo-lhes isto. E eles não tentam impor nada.Da mesma forma, quando vamos a casa deles participamos dos rituais deles e não tentamos impor nada. Cá em Portugal existe a segunda maior Comunidade Hindu fora da India, depois da Inglaterra. Eles tem um Templo enorme chamado Templo Radha Krsna.Também cá em Portugal existe um lugar muito importante para os Católicos chamado Fátima, aonde Nossa Senhora de Fátima manifestou-se para 3 pastorzinhos..


Certa vez, o Pujari da Comunidade Hindu do Templo Radha Krsna foi visitar Fátima, e no meio do Santuário realizou sem a autorização de ninguém um Arotik completo para Nossa Senhora.Isto gerou bastante desconforto para a comunidade Católica de Portugal.Posteriormente, o Pujari desculpou-se, e agora continua a visitar Fátima sem problemas. Recentemente o Papa Bento XVI ao visitar um Pais muçulmano, participou nas cerimônias em uma mesquita sem interferir.Também o fez numa Igreja Ortodoxa. Certa vez, um discípulo de Bhaktivedanta Swami deixou a associação dos devotos e alguns meses mais tarde voltou.Havia tornado-se cristão.Pediu a Srila Prabhupada para morar novamente no Templo mas gostaria de no Templo continuar suas práticas pessoais.Srila Prabhupada disse que ele teria que seguir o programa do TemploAlgum tempo depois este discípulo foi embora.


Podemos dizer que Srila Prabhupada não foi misericordioso? Srila Prabhupada era muito misericordioso e também muito cuidadoso em relação ao Sincretismo Religioso. O discípulo poderia associar-se com os devotos mas para viver entre eles teria que seguir o programa estabelecido. Na minha singela opinião, quando vamos a uma Igreja, Mesquita, Stupa, Sinagoga ou Matha que não seja a nossa devemos ir para ouvir e respeitar os rituais, mestres e diferentes humores das mesmas.


Vosso servoPrahladesh Dasa

Nenhum comentário:

Postar um comentário