Dedicado a Sua Divina Graça A.C. Bhaktivedenta Swami Prabhupada e Gurudeva Srila Dhanvantari Swami

Dedicado a Sua Divina Graça A.C. Bhaktivedenta Swami Prabhupada e Gurudeva Srila Dhanvantari Swami
Jagad Guru Srila Prabhupada

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

FALANDO DE KRSNA

Todas às glórias a Sri Sri Guru e Gauranga!
Todas às glórias a Srila Prabhupada!
Todas às glórias aos devotos reunidos!

Queridos vaisnavas e vaisnavis, por favor aceitem minhas reverências!


Há uns dois meses atrás, participei de projeto escolar coordenado por um amigo de infância. Esse amigo é professor de geografia em Águas Lindas de Goiás, uma cidade do entorno do DF e que fica a 40Km de Brasília.

Na realidade, eu cheguei meio que por acaso.

Meu amigo, perguntou-me se aceitaria dar uma aula na escola onde leciona sobre religião oriental. Na verdade, seria mesmo sobre o hinduísmo ou nosso vaishnavismo. No começo não fiquei muito animado, porque dar aulas não faz muito meu gênero. Porém, com um de insistência, aceitei.

Apesar de ser uma cidade relativamente grande, com cerca de 200 mil habitantes, não há escolas e nem mesmo professores suficientes que possam suprir às necessidades da população. Então, meu amigo profº. Carlos, veio a minha casa antes pra acertarmos alguns detalhes. A primeira coisa que ele disse-me foi que a escola não tinha professores de religião e que havia mais uma baixa. Um dos professores de religião, não pôde ficar na escola porque disse que era ateu e os alunos não o aceitaram.

Alguns alunos já tinham uma idéia sobre a consciência de KRSNA, porque haviam escutado via rádio comunitária num programa que participei tempos atrás.

De início, várias perguntas foram feitas. Aquelas perguntas de sempre. Vocês tomam algum alucinógeno? Ou, vocês usam drogas? - Esse é um velho tabu que ainda persiste. E as perguntas continuaram. O que são estas marcas na sua testa e nos seus braços? Por que vocês adoram vários deuses? - Todavia, tudo transcorreu perfeitamente. Respondi as perguntas e deixei claro que eu estava ali como um praticante da filosofia védica, e que não estava representando a ISKCON como instituição, porque não fiz consultas prévias a nenhum líder da instituição.

Missão cumprida. Opa! Meu celular toca. É meu amigo perguntando se eu poderia voltar e assumir como convidado, a vaga de professor de religião, haja vista que sou formado em teologia. Eu quis saber quais seriam as implicações dessa situação. Sabemos que os professores deverão ser concursados e/ou contratados pela secretaria de educação do município. Ele disse-me: - Se você topar, falarei com Reginaldo, que é diretor da escola e também meu colega de farda. O profº. Carlos, também é bombeiro militar.

Em tese, eu não poderia assumir a vaga, não obstante ser bacharel em teologia, não sou licenciado. Mas, como seria apenas uns quarenta dias, resolvi aceitar essa empreitada como um serviço a ISKCON e a Srila Prabhupada.


Posso dizer que valeu a pena, porque pude renovar minha fé e superar alguns problemas de saúde que há tempo vinha tendo e que só havia confidenciado a Giridhari Prabhu.

Para aqueles que mais se interessaram, doei vários livros que tinha em duplicidade.

Seu servo humilde,
Suvasa Dasa



BG Cap. 5:18 Vidya-vinaya Sampane, Brahmane Gavi Hastini, Shuni Caiva Shvapake ca, Panditah sama-Darshinah

3 comentários:

  1. Todas às glórias a Sri Sri Guru e Gauranga!
    Todas às glórias a Srila Prabhupada!
    Todas às glórias aos devotos reunidos!
    Todas às glórias aos devotos reunidos!
    Todas às glórias aos devotos reunidos!

    Hare Krsna!!!

    Minhas sinceras reverencias!!!

    Caro prabhu Suvasa, agradeço por reavivar minha memoria contando sua realização. Sou professor da rede pública municipal e estadual, e sei muito bem como é sentir e realizar que podemos falar de Krsna dentro de nosso trabalho, sem forçar nada! Tudo por arranjo de Krsna, pois ele nos da as possibilidades para prestrarmos serviço conforme nós nos direcionamos a Ele.
    Passei por algo muito bom no meu primeiro ano lecionando. Muitas vezes não vemos que Krsna esta em tudo e que sendo assim, podemos cantar as suas glórias em todos os lugares. Esquecemos muitas vezes de seguir a missão de Srila Prabhupada, de pregarmos os santos nomes, direta ou indiretamente. O meio escolar não permite por razões eticas de falarmos sobre religião. Hoje pode-se falar de tudo na escola, drogas, sexo, violencia, etc...mas não se pode falar do que é mais necessário para compreendermos sobre tudo que acontece, e como devotos muitas vezes podemos nos ver frustrados quanto a isso, pois quando vemos o sistema vedico de aprendizagem podemos pensar, como ser um professor sem falar de Deus?
    Nesse meu primeiro ano eu lecionava para algumas turmas de segundo ano do ensino medio, e toda a escola teria que fazer uma apresentação cenica/musical sobre uma musica nacional. Minha sala escolheu algo sem muita profundidade, mas outra coisa me surpreendeu. Uma professora me indicou para uma sala de 3o. ano para tirar duvidas sobre uma musica chamada Gita! Ela havia dito que eu seguia uma religião que usava o livro que foi usado como inspiração para a musica. Bem, pra chegar ao ponto, pude falar de Krsna para eles, emprestei o Gita, roupa devocional, e fui dando umas dicas para eles, que até então achavam que a musica era somente romantica.
    Bem, pra finalizar, qual o devoto que não ficaria feliz vendo os alunos entrando entre uma plateia cheia, jogando flores onde os personagens de Arjuna e Krsna passavam, representados por dois alunos vestindo dhoti, e apos isso vendo-os citando versos do Gita onde Krsna instruia Arjuna sobre quem somos e oque devemos fazer? Pra mim foi uma realização da manifestação de Paramatma, pois eu não havia dito muitas coisas pra eles que acabaram por representar, como Krsna sentado como um mestre espiritual, Arjuna prestando-lhe reverencias, alem de outras coisas que se for contar tornarei esse e.mail enorme, rs.
    Prabhu, são essas realizações que nos permitem observar e realizar que temos, como professores ou em outras areas, falar sobre Krsna, seguindo as devidas possibilidades, servirmos de exemplo para as pessoas, respeitando-as, sendo gentis, educados, pois dessa forma estaremos pregando também!
    Fico feliz a grato por saber que de alguma forma, dentro de uma escola, alguem esta falando sobre Krsna, contando suas glorias, seguindo a missão de Srila Prabhupada!

    seu servo

    Sitadvaita das

    ResponderExcluir
  2. Todas as Glórias a Sri Sri Guru e Gauranga!!!
    Todas as Glórias a Srila Prabhupada!!!
    Todas as Glórias a Chandramukha Swami!!!

    Estimado Prabhu Suvasa:

    Que lindo depoimento...
    Eu também estou me formando para ser professor, e achei um bom desafio este lançado ao senhor... Continue nesta empreitada, seja só por um pequeno tempo ou por grande, tente sempre manter contato com esses jovens, após o término das aulas com eles, troque e-mails e orkut, caso o senhor tenha para sempre estar em comunicação para convidá-los a ir no Templo e outras atividades que a ISKCON possa oferecer a esses jovens ansiosos pela Consciência de Krsna.
    Oro por seu empreendimento... Aceite minhas mais humildes e respeitosas reverências, seu servo:

    José Eduardo Quintino
    Orkut:
    http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=7941833723007523167

    ResponderExcluir
  3. Incrível,

    Parabens


    From Brazilian.Forum-Owner@pamho.net

    To "(ISKCON) Brazilian Forum" Brazilian.Forum@pamho.net

    Cc krishna-katha@yahoogrupos.com.br

    Date Wed, 6 Feb 2008 11:30 +0100

    Subject FALANDO DE KRSNA

    ResponderExcluir