Dedicado a Sua Divina Graça A.C. Bhaktivedenta Swami Prabhupada e Gurudeva Srila Dhanvantari Swami

Dedicado a Sua Divina Graça A.C. Bhaktivedenta Swami Prabhupada e Gurudeva Srila Dhanvantari Swami
Jagad Guru Srila Prabhupada

sábado, 20 de dezembro de 2008

INDAGAÇÕES ACERCA DO ABSOLUTO - KARMA

www.romapadaswami.com

INDAGAÇÕES ACERCA DO ABSOLUTO

Inquiries into the Absolute

Uma coleção de respostas intrigantes e motivadoras para o intelecto apresentadas por Sua Santidade Romapada Svami às questões levantadas por devotos acerca de variados tópicos espirituais.

9. Karma

9.2 Perguntas Gerais: Karma

9.2.19) O desapego dos Valores Morais é uma Maneira do Demônio Burlar Dharma e Karma?

Se a mesma perspectiva de “desapego” dos valores morais pode ser usada tanto por um demônio, como Kamsa justificando o matar dos filhos de Devaki, quanto por um avatara divino, é difícil aceitar que tal abordagem represente um princípio moral verdadeiro. O desapego é uma maneira do demônio burlar dharma e karma?

Não, um demônio não burla o karma por meio de desapego. Uma pessoa de natureza demoníaca possui a tendência de utilizar mal até mesmo a melhor filosofia. O comportamento de Kamsa é o exemplo típico de como o conhecimento pode ser perigoso nas mãos de um demônio. Entretanto, o abuso de um princípio não invalida o valor do princípio em si.

Arjuna também foi solicitado a se desapegar no matar de seu avô e de seu professor, mas isso a fim de servir à causa superior de cumprir à missão do Senhor Supremo. Uma vez que Deus é absoluto e igualmente misericordioso com todos, o que quer que Ele faça beneficia a todos. Deste modo, Ele está além de toda moralidade e de todas as regras, e o Seu ato de matar resulta na liberação daquela alma. A justificativa dada por Kamsa não é como o caso de Arjuna e Krsna.. Diferente do que acredita Kamsa, o verdadeiro princípio de moralidade para todos nós é aceitarmos as leis de Deus e, seguindo este princípio, podemos ser justos para com todos. Nós certamente temos de cultivar desapego, não para usarmos como uma desculpa na justificativa de nossos caprichos, mas para nos desapegarmos de nossas idéias independentes para que possamos, assim, ser instrumento do todo-benevolente Senhor Supremo, livres da intervenção de nossos autocentrados “gosto e não gosto”.

9.2.21) Acumulo de Punya por Meio da Adoração aos Semideuses

A pessoa pode obter mais do que ela está destinada a ter, especialmente através da adoração a semideuses? Prahlada Maharaja disse que felicidade e infelicidade materiais são fixas. Então, por que as pessoas obtêm imediatamente resultados quando começam a adorar semideuses? Esses resultados são extras em relação ao que elas estavam destinadas a receber? O que é destino, então? (Digest 25.4)

Pela execução de qualquer categoria de punya, a pessoa aumenta o seu direito de colher os frutos de sua própria piedade. A afirmação de Prahlada Maharaja não é contraditória ao fato dos adoradores de semideuses desfrutarem dos resultados advindos de sua adoração. Como escrito por você, sim, “esses resultados são extras em relação ao que eles estavam destinados a receber”. O “saldo de punya” anterior do adorador acabou de ser ampliado por meio de um “depósito”, e suas orações a fim de obter o benefício acabaram de reduzir o “saldo de punya” em virtude de seu considerável “saque bancário”.


Tradução de Bhagavan dasa (DvS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário