INDAGAÇÕES ACERCA DO ABSOLUTO
Inquiries into the Absolute

9. Karma
9.2 Perguntas Gerais: Karma
9.2.19) O desapego dos Valores Morais é uma Maneira do Demônio Burlar Dharma e Karma?
Se a mesma perspectiva de “desapego” dos valores morais pode ser usada tanto por um demônio, como Kamsa justificando o matar dos filhos de Devaki, quanto por um avatara divino, é difícil aceitar que tal abordagem represente um princípio moral verdadeiro. O desapego é uma maneira do demônio burlar dharma e karma?
Não, um demônio não burla o karma por meio de desapego. Uma pessoa de natureza demoníaca possui a tendência de utilizar mal até mesmo a melhor filosofia. O comportamento de Kamsa é o exemplo típico de como o conhecimento pode ser perigoso nas mãos de um demônio. Entretanto, o abuso de um princípio não invalida o valor do princípio em si.
Arjuna também foi solicitado a se desapegar no matar de seu avô e de seu professor, mas isso a fim de servir à causa superior de cumprir à missão do Senhor Supremo. Uma vez que Deus é absoluto e igualmente misericordioso com todos, o que quer que Ele faça beneficia a todos. Deste modo, Ele está além de toda moralidade e de todas as regras, e o Seu ato de matar resulta na

9.2.21) Acumulo de Punya por Meio da Adoração aos Semideuses
A pessoa pode obter mais do que ela está destinada a ter, especialmente através da adoração a semideuses? Prahlada Maharaja disse que felicidade e infelicidade materiais são fixas. Então, por que as pessoas obtêm imediatamente resultados quando começam a adorar semideuses? Esses resultados são extras em relação ao que elas estavam destinadas a receber? O que é destino, então? (Digest 25.4)
Pela execução de qualquer categoria de punya, a pessoa aumenta o seu direito de colher os frutos de sua própria piedade. A afirmação de Prahlada Maharaja não é contraditória ao fato dos adoradores de semideuses desfrutarem dos resultados advindos de sua adoração. Como escrito

Tradução de Bhagavan dasa (DvS)
Nenhum comentário:
Postar um comentário