Dedicado a Sua Divina Graça A.C. Bhaktivedenta Swami Prabhupada e Gurudeva Srila Dhanvantari Swami

Dedicado a Sua Divina Graça A.C. Bhaktivedenta Swami Prabhupada e Gurudeva Srila Dhanvantari Swami
Jagad Guru Srila Prabhupada

quinta-feira, 7 de maio de 2009

Parte da aula de Srila Prabhupada - NRISIMHADEVA



Parte da aula de Srila Prabhupada sobre o Aparecimentode Nrsimhadeva - Bombaim, 5 de Maio de 1974


Traduzido por Lilananda dasa




Então esta é uma luta muito instrutiva entre o ateístae o teísta. Esta história de Prahlada Maharaja é umaverdade eterna. Sempre existe uma luta entre o ateístae o teísta. Se uma pessoa se torna consciente de Deus,consciente de Krsna, então ele encontrara muitosinimigos. Por que o mundo está cheio de demônios. E oque dizer do devoto de Krsna, mesmo Krsna, quando Eleveio pessoalmente, Ele teve que matar tantos demônios.Havia Seu tio maternal, o irmão de Sua mãe, uma relaçãomuito íntima. Ainda assim ele queria matar Krsna. Tãologo qualquer filho nasceu de Devaki, imediatamente eleo matava, por que ele não sabia quem seria Krsna. Apredição era que a oitava criança de sua irmã iriamatar Kamsa. Então ele começou a matar todas ascrianças. E no final Krsna veio. Mas ele não pode matarKrsna. Ele foi morto por Krsna.

Assim sendo, ninguém pode matar Deus. Os demônios, asociedade sem Deus, eles simplesmente querem matarDeus. Mas na verdade, Deus nunca é morto, mas o demônioé morto por Deus. Esta é a lei da natureza. Esta é ainstrução da vida de Prahlada Maharaja. Podemosentender através da instrução do Bhagavad-gita, mrtyuhsarva-haras caham [Bg. 10.34]. No Bhagavad-gita estádito que "Eu também sou a morte na forma de levar tudo,o que quer que você possua." Nós estamos muitoorgulhosos de possuirmos coisas materiais, aquisiçõesmateriais, mas quando Krsna vem... Exatamente comoMaharaja, Prahlada Maharaja viu Hiranyakasipu, seu paitambém viu Nrsimhadeva. Este Hiranyakasipu era muitoastuto, como os materialistas, cientistas, são muitoastutos. Astutamente eles estão inventando tantascoisas. Qual é a idéia? A idéia é "Nós devemos viverpara sempre e desfrutar gozo dos sentidos mais e mais."Isto é chamado avanço ateísta da civilização. Assimsendo, Hiranyakasipu era um materialista típico.Hiranya significa ouro e kasipu significa cama macia.As pessoas materialistas são muito apegadas a ouro edesfrutar de sexo. Este é o seu negócio. Hiranyakasipué o exemplo típico deste tipo de pessoa materialista. EPrahlada Maharaja, prakrsta-rupena ahlada. Ahladasignifica bem aventurança transcendental.Ananda-cinmaya-rasa-pratibhavitabhih [Bs. 5.37]. Averdadeira identificação da entidade vida é Prahlada,bem aventurança. Mas devido à associação material, nósestamos numa condição de vida miserável.


Então este Hiranyakasipu queria se tornar imortal, epara isto ele se submeteu a penitências, penitênciasseveras, tanto que o universo inteiro começou a tremer,que Brahma, o Senhor Brahma, teve que vir paraapaziguá-lo, "O que você quer?" Ele queria se tornarimortal. O Senhor Brahma disse que "Embora eu tenha umaduração de vida muito longa,..." A duração da vida deBrahmaji está descrita no Bhagavad-gita,sahasra-yuga-paryantam arhad yad brahmano viduh [Bg.8.17]. Sahasra-yuga, um grupo de yugas-Satya, Treta,Dvapara, Kali— dura por volta de quarenta e três lakhsde anos. E multiplique estes quarenta e três lakhs deanos por mil, esta é a duração de doze horas da vida deBrahma, um dia. Sahasra-yuga-paryantam arhad yadbrahmano viduh. Então este Brahma que vive por milhõese trilhões de anos, ainda assim ele tem que morrer.Janma-mrtyu-jara-vyadhi-duhkha-dosanu-darsanam [Bg.13.9]. Aonde quer que você vá neste mundo material,seja Brahmaloka ou Patala-loka, você tem que morrer.Este é o problema. Krsna diz no Bhagavad-gita, "Overdadeiro problema é janma-mrtyu-jara-vyadhi,nascimento, morte, velhice e doença." Simplesmentetente... Assim Hiranyakasipu queria resolver esteproblema de uma maneira materialista, mas isto não épossível. Assim, de uma maneira negativa ele queria que"Eu não devo morrer no (indistinto).Seu servo eterno. Ele permanece um servo eterno deKrsna. Portanto para ele não há perigo. Mesmo se háperigo, ele será salvo. Krsna diz no Bhagavad-gita,kaunteya pratijanihi na me bhaktah pranasyati [Bg.9.31]. Kaunteya pratijanihi: "Arjuna, você podedeclarar por todo o mundo que qualquer um que tenha seabrigado nos Meus pés de lótus, se torna um devoto, elenunca será derrotado." Aham tvam sarva-papebhyomoksayisyami ma sucah [Bg. 18.66]. Estas são asgarantias. Mas a classe de homens ateísta comoHiranyakasipu não pode entender isto. Este é o defeito.Eles sempre desafiam Deus. A dissensão entre pai efilho era que o filho acreditava em Deus, Krsna, e opai não. No final o pai viu quem é Deus na forma damorte. Naquele momento ele não pode se salvar. Esta éa diferença entre teísta e ateísta. O ateísta sempredesafia, "Aonde esta Deus? Você pode me mostra-Lo?"Bem, você verá. Não agora. Quando as sua atividadespecaminosas amudurecerem, quando a morte chegar, você O verá. Isto está acontecendo.

Um comentário: