Dedicado a Sua Divina Graça A.C. Bhaktivedenta Swami Prabhupada e Gurudeva Srila Dhanvantari Swami

Dedicado a Sua Divina Graça A.C. Bhaktivedenta Swami Prabhupada e Gurudeva Srila Dhanvantari Swami
Jagad Guru Srila Prabhupada

quarta-feira, 15 de julho de 2009

Inovação e Tradição

Inovação e Tradição

Uma das habilidades marcantes em Srila Prabhupada foi seu caráter inovador. Sabemos como Srila Prabhupada foi capaz de fazer mudanças e adaptações aos desafios e características próprios das pessoas, culturas e maneiras ocidentais. Como um empreendedor, Srila Prabhupada foi muitíssimo bem-sucedido. Seu sucesso é incontestável. Do ponto de vista do empreendedorismo, ele, partindo do nada, conseguiu estabelecer uma instituição com presença nas principais cidades do mundo, a notável e grandiosa ISKCON.
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Pode ser que alguns, imbuídos de zelo demasiadamente ortodoxo, prefiram ver as mudanças como desnecessárias. Para estes, inovações e tradição não caminham de mãos dadas. A história nos mostra exatamente o contrário: as inovações introduzidas por Srila Prabhupada foram todas necessárias e dentro da tradição Vaishnava. Nenhuma de suas "inovações" comprometeu ou enfraqueceu a observância dos princípios básicos dessa mesma tradição.
Srila Prabhupada foi sábio ao flexibilizar sua pregação e conduta de acordo com tempo, lugar e circunstância, sem abrir mão dos parâmetros e da autenticidade estabelecida por guru (seu mestre espiritual), sastra (escrituras reveladas) e sadhu (exemplo dado pelos devotos santos).
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Na Índia, até o início do Século XX, o contexto sócio-religioso mantinha que jamais se deveria pregar os ensinamentos das Escrituras para um estrangeiro (mlecha), nem era aceitável a iniciação espiritual para esses estrangeiros e tampouco para mulheres. Srila Mahaprabhu, o Senhor Caitanya, admitiu como seguidores íntimos e amados os irmãos Srila Rupa Goswami e Sanatana Goswami que tinham trabalhado para o governo muçulmano, fato este que, de acordo com o conceito ordinário da época, tornava-os intocáveis e desqualificados para estudarem as Escrituras e freqüentarem Templos. O grande Vaishnava Haridasa Thakura era ele mesmo um muçulmano, embora fosse muitíssimo querido por Sri Caitanya. A um hindu, não era permitido sequer tocar um muçulmano sob pena de não mais ser considerado hindu, e, a partir daí, forçosamente ter de se converter ao islamismo. Segundo opinião equivocada de pessoas ordinárias, eles (Rupa, Sanatana e Haridas) não eram elegíveis nem para serem olhados! O melhor que poderiam fazer era esperar por um nascimento mais adequado, como homens, hindus, nascidos na Índia. Sri Caitanya, entretanto, não estava inovando ao aceitá-los, pelo contrário, Ele estava praticando o que Sri Krishna dispõe no Bhagavad-gita (5,18):
Os sábios humildes, em virtude do conhecimento verdadeiro, vêem com uma visão equânime um brahmana culto e gentil, uma vaca. um elefante, um cachorro e um comedor-de-cachorro (paria).
Quando Sri Caitanya Mahaprabhu introduziu o método do canto congregacional dos Santos Nomes de Hari foi muito criticado pelos sannyasis eruditos que questionavam sua inovação. Mahaprabhu, entretanto, estava apenas tornando realidade injunções contidas em várias escrituras sagradas, dentre as quais o Kalisantarana Upanishad. Para alguns, devido à capacidade limitada de suas compreensões, poderia tratar-se de uma invenção ou inovação caprichosa, porém devemos saber que sankirtana -yajña é o método prescrito para essa Era de Kali e, por ser prescrito, nada tem de caprichoso.
Srila Bhaktivinoda Thakur, no final do Século XIX, teve a clara visão de centenas de milhares de Vaishnavas, de todas as partes do mundo chegando a Sridhama Mayapur para reverenciar o Senhor Caitanya. Uma visão, diga-se, bastante não-ortodoxa.
Sua Divina Graça Srila Bhaktisiddhanata Saraswati Maharaj, o Grande Acharya Vaishnava, no início dos anos 1930, enviou dois de seus discípulos para pregarem a Consciência de Krishna na Inglaterra e nos países europeus. Foram eles Vana (Bon) Tirtha Swami Maharaj e Bhakti Saranga das (que mais tarde tomaria a ordem renunciada, sannyasa). Como resultado dessa pregação, trouxeram dois `bhaktas´ de origem alemã, Dr. Ernst Georg Schulze (Sadananda das) e Walter Eidlitz (Vamana das). Uma moça inglesa de família aristocrática chamada Daisy Cecilia Bowtell também foi iniciada por Srila Bhaktisiddhanta com o nome espiritual de Srimati Vinode Vani Dasi. Esta senhorita doou uma casa para que se tornasse o primeiro Templo Vaishnava na Europa, que foi inaugurado em 14 de Fevereiro de 1933 o qual pertence a Gaudiya Mission e ainda funciona com Deidades de Sri Sri Radha-Krishna e de Sri Caitanya.
A foto abaixo, mostra a chegada da Europa de Sua Santidade Vana (Bon) Tirtha Naharaj, que foi recepcionado por uma multidão de devotos.











Na extrema esquerda da foto está E. G. Schulze (Sadananda das), ao centro segurando a tridanda SS Bon Maharaj, e, curiosamente, na extrema direita da foto o jovem senhor Abhay Charan De (sem turbante), e que mais tarde seria conhecido como Abhay Charanaravinda (A. C.) Bhaktivedanta Swami Maharaj Prabhupada.





Esta é uma foto realmente especial e muito reveladora.
O que estaria pensando, nesse exato instante, o jovem Abhay Charan De?
Certamente que todo esse evento viria a ressoar no coração e mente desse jovem senhor por toda uma vida.
Estaria nesse momento sendo plantada no jovem devoto a semente da pregação mundo afora ?
Estaria ele se inspirando no exemplo de pregação dado por seus irmãos espirituais seniores na execução das ordens e desejo do Guru?
Quanto mais eu admiro essa antiga foto, mais sinto-me tentado a quase imaginar seus sentimentos a partir de sua face serena adornada com olhos bem alertas. Possivelmente aí estava sendo plantada uma semente, que em `solo´ fértil, se desenvolveria numa arvore grandiosa, de deliciosos frutos de prema por Sri Sri Radha-Krishna; a arvore cuja seiva é o Maha-Mantra, cujo tronco é o Senhor Caitanya, plantada e cultivada por nosso querido Srila Prabhupada.
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Dessa forma, muitas coisas "introduzidas" por Srila Prabhupada foram, inicialmente, efetivadas por seu Guru Maharaj, Srila Bhaktisiddhanta Saraswati, provando que nosso amado Srila Prabhupada seguiu os passos de seu Guru e dos acharyas anteriores.
Pregação no Ocidente, iniciação indiferenciada para homens e mulheres de quaisquer classes sociais, iniciações para pessoas de diferentes raças e etnias, distribuição de prasadam, canto congregacional (sankirtana), instalação de deidades em templos desprovidos de arquitetura tradicional indiana. Todas essas coisas foram `inovações´ introduzidas por Srila Prabhupada, mas com a devida autorização (pelo exemplo) de seu amado mestre espiritual, Srila Bhaktisiddhanta Saraswati. A eles devemos nossas mais humildes e respeitosas reverências; dois grandes santos Vaishnavas, dois grandes e tradicionais inovadores. Hare Krishna !
Eternamente seus,
Jayadeva das
aqui, rm Recife
PS - desculpem esse e-mail tão longo, é que eu estava sem sono e minha mente fervilhava

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