Dedicado a Sua Divina Graça A.C. Bhaktivedenta Swami Prabhupada e Gurudeva Srila Dhanvantari Swami

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Jagad Guru Srila Prabhupada

terça-feira, 18 de setembro de 2007

Fazendo a Escolha Certa


Publicado por Naveen Krsna Das (PGS) no Brazilian Forum


A natureza da vida é que em todo momento, nós temos uma escolha.Escolha do que pensar – é claro que, a mente, tantos pensamentos surgem, mascom nossa inteligência, nós temos a escolha: sobre o que ponderar, sobre oque meditar. Krsna diz *man mana bhava mad bhakto* – pense sempre em Mim,torne-se Meu devoto. Então nós temos essa escolha em todo momento – queremosmesmo contemplar os objetos dos sentidos? Krsna diz no Gita, qual é amentalidade que surge. O mecanismo psicológico que é ativado, quandocontemplamos os objetos dos sentidos. Quanto aos objetos dos sentidos, e osurgimento em nossa mente do desejo de desfruta-los, isso é algo que podeser inevitável para nós, neste estágio em particular do nossodesenvolvimento. No entanto, nós temos de fato a escolha do que contemplar. Desejo por atividades pecaminosas, desejo por gratificaçãoegoísta e mesquinha, pode vir à nossa mente, mas nós temos a escolha: eu voucontemplar isso? Ou eu vou contemplar Krsna? É muito importante, nós temosessa escolha. Nós temos uma escolha em todo momento – o que vamos contemplarem nossa mente. Nós temos uma escolha em nossa mente, se vamos simplesmentenos render aos ditames da mente e dos sentidos, ou se vamos tomar refúgio deArjuna, em sua carruagem, no campo de batalha de Kuruksetra, e lutar contrapensamentos baixos, imorais e desfavoráveis. Nós temos essa escolha. Nós temos uma escolha a cada uma das palavras que dizemos. Nóspodemos falar *prajalpa*. Sri Caitanaya Mahaprabhu explicou o que é *prajalpa*. E a pior *prajalpa* é criticar os outros. E a pior crítica aosoutros é criticar os devotos. O sabor é bom. Nós gostamos. Nossos egosgostam. Nossos egos gostam de ouvir os outros serem criticados. Nossos egosgostam de ser entretidos com assuntos mundanos. Mas Sri Caitanya Mahaprabhudisse, *quando você critica os outros, com sua boca, você está comendoveneno*. É venenoso. Como é venenoso? Porque mata a propensão espiritual dapessoa, a qual é nossa vida! Portanto, sim, a cada momento, nós temos uma escolha, quanto aoque pensar, e de acordo com nossa escolha nós estamos nos alimentando comnéctar ou veneno. Nós temos uma escolha a cada uma das palavras que dizemos,se iremos provar néctar ou veneno. E nós temos uma escolha a cada momento emnossas ações. Podemos agir piedosamente, podemos agir impiedosamente, e hátantos níveis de piedade e impiedade; ou nós podemos agir no serviço aoSenhor. Isto é livre arbítrio. Nós sempre temos esse livre arbítrio. Naespécie humana, esta é a qualidade especial, esta é a benção, que nós temoslivre arbítrio. E nós somos responsáveis, em todos os níveis, somosresponsáveis pelo que escolhemos em todo momento. Somos responsáveis pornossos pensamentos, somos responsáveis por nossas palavras, e nossas ações. Krsna diz no Gita, quando uma pessoa contempla os objetos dossentidos, desenvolve-se luxúria, desejo de desfrutar. Da luxúria, quando nãoé satisfeita, ira. Da ira, confusão da memória. Quando a memória estáconfusa, perde-se a inteligência. Quando perde-se a inteligência, nós agimosde certas maneiras cuja reação é que nós caímos novamente no poço materialda ignorância. Portanto, Krsna diz. Rupa Goswami explica que o primeirosintoma do serviço devocional, no espírito de rendição, é aceitar o que forfavorável à consciência de Krsna, e rejeitar o que for desfavorável àconsciência de Krsna. Este é o primeiro sintoma de rendição. Tudo tem a ver com fazermos nossas escolhas, em todo momento.Eu vou escolher contemplar, falar e agir de uma maneira que seja favorável àconsciência de Krsna, ou desfavorável? Se não soubermos, *maya* vaicertamente nos confundir. Nós iremos ao poço, com nossa profunda sede, epensaremos: deixe-me beber. E essa água pode ser tão doce. Mas pode terTifo. Ou pode ter arsênico em excesso. É veneno. E quanto mais bebemos, maisestamos destruindo nosso bem-estar, sem percebermos. Pode não fazer efeitoimediatamente, não é assim? Se você bebe água ruim, se ela tem um tipoparticular de doença, pode demorar vários dias até que essa doença façaalgum efeito em seu corpo. Portanto, devemos saber, é muito importante.-


Trecho de uma Aula de Radhanatha Swami no templo de Chowpatty, Bombaim.

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