Dedicado a Sua Divina Graça A.C. Bhaktivedenta Swami Prabhupada e Gurudeva Srila Dhanvantari Swami

Dedicado a Sua Divina Graça A.C. Bhaktivedenta Swami Prabhupada e Gurudeva Srila Dhanvantari Swami
Jagad Guru Srila Prabhupada

sábado, 6 de janeiro de 2007

De volta ao lar, de volta ao Supremo?

De Ananda Mayi para Suvasa Dasa

Haribol, prabhu Suvasa das

Só pra conciliar alguns sidhantas:
Sri Krishna diz no Bhagavad-Gita evam parampara praptam imam rajarsayor viduh. Este conhecimento transcendental vem sido trazido através de uma corrente de sucessão discipular genuína que, realizando o significado essencial dos sastras, apresenta o conhecimento dos Vedas assim como ele foi apresentado pelo próprio svayam bhagavan Sri Krishna. No Srimad Bhagavad-Gita Sri Govinda diz: tad dhama paramam mama, quem vem à Minha morada dela nunca retorna. E no Caitanya Caritamrita: krshna bhuli sei jiva anadi bahirmukha, ataeva maya tare deya samsara dukha ata eva maya tare deya samsara dukha, a entidade viva está neste mundo material desde tempos imemoriais (anadi significa sem início).

Mas alguém poderia perguntar: Como reconciliar estas declarações das escrituras com a expressão que Srila Prabhupada utilizava: volta ao lar, volta ao supremo? Na verdade, este é um sloka das escrituras, e Srila Bhktivinoda Thakura em seu Jaiva Dharma explica utilizando o famoso verso do Caitanya Caritamrita: jivera svarupa hoya, krsnera nitya dasa, krsnera tatastha shakti, bhedabheda prakasa, a natureza da alma é transcendental, de servo eterno de krsna, e ela é originada da tatastha sakti, sua potência marginal.
Thakura Bhaktivinoda descreve a região tatastha. Ele conta como ela é a margem (tata) entre o mundo espiritual e o mundo material, e a experiência dessa região é como a experiência do Brahman impessoal. Lá, a jiva experimenta sad-cid-ananda, na forma de existência transcendental transpessoal, do conhecimento do absoluto impessoal, e de brahmananda. Lá, apesar de não estar em Vaikuntha-dhama, ainda assim a jiva não está tocada por maya, e situa-se em condição trascendental. Ele a perde, no entanto, no momento que escolhe desfrutar de maya-jagad, da existência material, sendo iludido pelo darshana de maya-shakti.

Portanto, Srila Prabhupada cita este verso, de retornar ao Absoluto Trascendental, apesar de nessa instância ele referir-se à perfeição máxima, ao Vraja-prema das gopis. O fundador-acarya da nossa sampradaya, Brahmaji, no seu Brahma-samhita, diz: premanjana churita bhakti-vilocanena. Apenas através de prema-vastha, dos olhos de prema-bhakti, é possível obter o darshana de Sri Govindaji. Prema é alcançado após completa purificação da consciência, e é um estado de vishuddha-sattva, ou seja, nenhum traço de contaminação é encontrado no coração, na mente, nos sentidos e no corpo desse bhakta. O seu corpo é sac-cid-ananda. Ele possui sede insaciável de amar a krishna, e está sempre residindo em Sri Goloka Vrindavana dham, mesmo que ao mesmo tempo se manifeste neste mundo para realização de acarya-lila, de passatempos para salvar as almas caídas, como Srila Bhativedanta Swami Prabhupada, Srila Bhakti Prajnana Kesava Gosvami Maharaja, Srila Bhktisiddhanta Sarasvati Prabhupada e todo o nosso Guru-parampara. Em seus corações prema-surya brilha eternamente, irradiando tudo ao redor com bhava-prakash, ou a luz de bhavamayi bhakti. Receber a sua misericórdia na forma de desejo de servir a Sri Sri Radha-Govinda é o supremo benefício de todas as entidades vivas, e por isso Sri Caitanya Mahaprabhu, que é o próprio Krsna no humor de Srimati Radhika, descende à terra, e mantém sempre um de Seus representantes genuínos aqui, de forma a garantir a possibilidade de iluminação das jivas.
Eu oro aos pés de lótus do meu mestre espiritual e de todos os vaishnavas que eu possa me tornar um grão de poeira sob seus pés de lótus, sempre engajado em serviço sincero ao desejo de Sriman Mahaprabhu. Por favor, me perdoe por qualquer palavra que pudesse lhe incomodar, se isso ocorreu foi sem intenção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário