Dedicado a Sua Divina Graça A.C. Bhaktivedenta Swami Prabhupada e Gurudeva Srila Dhanvantari Swami

Dedicado a Sua Divina Graça A.C. Bhaktivedenta Swami Prabhupada e Gurudeva Srila Dhanvantari Swami
Jagad Guru Srila Prabhupada

sábado, 6 de janeiro de 2007

O Gayatri e o Srimad-Bhagavatam

O Gayatri e o Srimad-Bhagavatam

Os vedas declaram que originalmente o pranava omkara ou om expandiu-se no gayatri mantra . Então, o gayatri mantra expandiu-se nos chatuh-sloki do Srimad Bhagavatam, e estes quatro versos se expandiram na forma do Srimad-Bhagavatam completo.

O relacionamento entre o gayatri mantra e o Srimad-Bhagavatam é descrito em vários Puranas. Estudiosos védicos tradicionais asseveram que o gayatri destina-se a adorar o deus do sol ou o brahman impessoal. O grande comentarista Srila Sridhara Swami também discute o relacionamento entre o Bhagavata e o gayatri em seus comentários sobre o verso 1.1.1: “ Ao abrir o Bhagavata com a palavra dhimahi do gayatri, mostra-se que este Purana é da natureza de brahmavidya, conhecido como gayatri”.

Srila Jiva Goswami, entretanto, estabelece que tanto o gayatri, que é a essência dos Vedas, como o Srimad-Bhagavatam, destinam-se a adorar Sri Krsna, a Suprema Personalidade de Deus. Nos Sandarbhas, Srila Jiva Goswami explica como o Srimad Bhagavatam é uma explicação do gayatri mantra, começando por seu primeiro verso até seus versos finais como 12.13.19 que ambos terminam como a frase satyam param dhimahi.

Para qualificar-se como um gayatri mantra, o mantra tem que sempre ter nele a palavra “dhimahi”. Srila Vyasadeva não podia mencionar diretamente o gayatri no Bhagavatam porque o gayatri é um mantra védico, para ser cantado só por dvijas (brahmanas duas vezes nascidos). Os Puranas, tais como o Srimad Bhagavatam, antretanto, podem ser estudos por qualquer pessoa independente de sua posição social. Portanto, Vyasadeva colocou o gayatri em suas próprias palavras no Srimad Bhagavatam, como vemos no primeiro verso dês inigualável Purana:

om namo bhagavate vasudevaya
janmady asya yato ´nvayad itaratas chartheshv abhijñah svarat
tene brahma hrda ya adi-kavaye muhyanti yat surayah
tejo-vari-mrdam yatha vinimayo yatra tri-sargo ´mrsha
dhamna svena sada nirasta-kuhakam satyam param dhimahi

“O meu Senhor, Sri Krsna, filho de Vasudeva, ó onipenetrante Personalidade de Deus, ofereço minhas respeitosas reverências a Ti. Eu medito no Senhor Sri Krsna porque Ele é a Verdade Absoluta e a causa primária de todas as causas da criação, manutenção e destruição dos universos manifestados. Ele é direta e indiretamente consciente de todas manifestações, e Ele é independente porque não há outra causa além Dele. É somente Ele quem primeiro transmitiu o conhecimento védico ao coração de Brahmaji, o ser vivo original. Por Ele até mesmo os grandes sábios e semideuses são colocados em ilusão, assim como se é confundido pelas representações ilusórias de água vistas no fogo, ou terra vista na água.. Somente por causa Dele é que os universos materiais, temporariamente manifestados pelas reações dos três modos da natureza, parecem factuais, embora sejam irreais. Por isso em medito Nele, Senhor Sri Krsna, que é eternamente existente na morada transcendental, que é para sempre livre das representações ilusórias do mundo material. Eu medito Nele, pois Ele é a Verdade Absoluta.

Neste primeiro verso do Srimad Bhagavatam, Srila Vyasadeva nos dá a chance de gradualmente nos desenvolvermos em realização espiritual para, posteriormente, saborearmos a essência dos passatempos do Senhor. Assim Vyasadeva intencionalmente invoca o gayatri mantra: dhimahi. Este gayatri mantra destina-se especialemtne às pessoas espiritualmente avançadasa. Quando se obtém sucesso em cantar o gayatri mantra, se irá compreender a posição transcendental do Senhor. Primeiro, no entanto, se deve adquirir as qualidades brahminicas e tornar-se perfeitamente situado no modo da bondade a fim de cantar o mantra com sucesso. A partir desse ponto pode-se começar a realizar o transcendental nome, fama, forma e qualidades do Senhor.

Extraído de Kirtan- A posição mais segura dentro do universo
Chandramukha Swami

Nenhum comentário:

Postar um comentário