Dedicado a Sua Divina Graça A.C. Bhaktivedenta Swami Prabhupada e Gurudeva Srila Dhanvantari Swami

Dedicado a Sua Divina Graça A.C. Bhaktivedenta Swami Prabhupada e Gurudeva Srila Dhanvantari Swami
Jagad Guru Srila Prabhupada

sexta-feira, 12 de outubro de 2007

A ESCOLHA DE CAIR - Choosing to Fall Down


A ESCOLHA DE CAIR

Choosing to Fall Down
Por Mahatma Prabhu


Tradução Bhagavan Das (DVS)

O significa cair? Geralmente, “cair” significa quebrar os quatro princípios regulativos ou abandonar o serviço devocional. Embora o foco principal deste artigo sejam as dificuldades em seguir os princípios, pretendo aqui fazer uma abordagem positiva de como lidar com qualquer tipo de contratempo na vida espiritual.

Na prática as quedas acontecem a muitos devotos, o que pode ser algo bastante desencorajador, podendo até mesmo levar alguns a desistir.

“Bens e riquezas são grandes problemas para um devoto no caminho de volta ao Supremo. Muitos devotos determinados na linha devocional são vitimados por esses obstáculos e acabam por desistir do caminho da liberação”. (SB 1.2.17)

Devido ao fato de que “muitos devotos determinados são vitimados”, Srila Prabhupada pregou mui seriamente sobre não quebrar os votos de iniciação. Ele disse uma vez que “apenas um animal é incapaz de manter sua promessa”. Disse também que “uma pessoa não pode ser considerada um cavalheiro, o que dirá um devoto, se não for capaz de manter sua promessa”; e adicionou que “amor significa seguir os votos de iniciação”. (Claro que ele fez uma distinção entre uma ocasional queda acidental e quedas contínuas).

Muitos devotos acham tais palavras purificantes e rejuvenescedoras, exatamente o que precisavam para se manterem comprometidos seus votos. Todavia, se não estivermos seguindo regularmente todos os nossos votos, tais palavras podem afetar negativamente nosso estado de humor. Elas podem causar culpa, vergonha ou até mesmo depressão.

“Se caí é porque sou uma pessoa dividida. Tenho um conjunto de idéias em meu interior – a voz do meu mestre espiritual, a voz da comunidade, a voz de Krsna falando comigo: ‘este é o caminho que você deve seguir’. E minha percepção pessoal diz que ‘eu não estou nesse caminho’. Assim, a pessoa desenvolve sentimentos um tanto quanto desconfortáveis.” Ravindra Svarupa em BTG 25-06, “Falldown From Spiritual Life” [Sem tradução para o português].

A Escolha de Cair

Para nossa boa fortuna, ser caído não é nossa posição constitucional. Esta é uma posição que escolhemos, mesmo que nem sempre pareça ser nossa escolha. No entanto, somos responsáveis por nossas ações. Se alguém grita com você e você iradamente revida, você é responsável por agir assim. Você poderia ter escolhido perdoar aquela pessoa, pedir desculpas, abraçá-la ou tocar em seus pés.

“Espere aí! Krsna não diz no Gita que as atividades são executadas pelos três modos da natureza e que eu apenas acredito que as estou fazendo? E Ele também não diz que somos forçados a agir de acordo com a natureza que adquirimos? Como pode você dizer que eu sempre tenho escolhas? Prabhu, eu sou um ksatriya. Se alguém gritar comigo, eu dou um soco bem na cara dele! Eu não sou nenhum brahmana. Eu não saio por aí abraçando pessoas que gritam comigo”.

Se os modos da natureza fossem de fato os responsáveis por nossas ações, não haveria nenhum significado para a palavra karma. Se fôssemos todos irremediavelmente forçados a agir, por que teríamos de prestar contas de nossas ações? E por que Krsna se daria ao trabalho de dizer-nos o que devemos e o que não devemos fazer, se não temos nenhum controle sobre nossas escolhas? O Vedanta sutra diz:

“A alma jiva tem de ser executora de ações porque as injunções escriturais têm de ter algum propósito”.

Baladeva Vidyabhusana diz que, segundo as injunções sastricas, a obtenção de diferentes resultados de diferentes ações não teria nenhum sentido se os modos da natureza fossem a causa última de nossas ações.

Portanto, caso tenhamos dificuldades em seguir nossos votos ou princípios, o melhor a fazer é assumir honestamente nossas falhas. Ou seja, admitir que fizemos a escolha de cair. Algo muito grandioso acontece quando admitimos que nós mesmos escolhemos não seguir certos princípios: neste exato momento nós nos damos conta de que podemos escolher seguí-los ou não. E, mesmo que não haja dificuldade em seguir os quatro princípios reguladores, você pode adotar esta postura escolhendo conscientemente melhor seu serviço e superar maus hábitos.

Lamentação é Sinônimo de Purificação

Prabhupada nos aconselhou a nos sentirmos arrependidos e com remorso de nossas atividades pecaminosas do passado. Isso nos ajudará a nos retificarmos. A seguinte oração do Srimad Bhagavatam exemplifica tal arrependimento:

“Eu sou um grande pecador, mas desde que adquiri esta oportunidade, devo controlar por completo minha mente, vida e sentidos e sempre me ocupar em serviço devocional e, assim, talvez eu nunca mais caia na escuridão e ignorância do mundo material”.

Note que uma perigosa forma de arrependimento é sentir-se extremamente culpado. Prabhupada nos diz que um pouco de culpa é útil. Normalmente, o sentimento de culpa excessivo joga-nos em uma espiral onde se torna cada vez mais difícil seguir os princípios pelos quais nos sentimos culpados de não seguir. Em outras palavras, quanto mais culpados nos sentimos, menos seguimos os princípios. E quanto menos os seguimos, mais culpados nos sentimos por não fazê-lo: assim ficamos presos em um ciclo vicioso.

A boa notícia é que não precisamos permanecer caídos caso não o queiramos. Não importa quantas vezes tenhamos caído, nem tampouco quão grande tenha sido nossa queda, nós sempre podemos fazer algo quanto a isso: nós poderemos escolher não mais cair. Mas isso só será possível quando quisermos ser conscientes de Krsna mais que qualquer outra coisa. Quando passarmos a seguir os princípios porque “queremos” e não porque “temos de fazê-lo”, aí sim estaremos em uma posição segura. Estaremos simplesmente nos enganando ao tentar culpar algo fora de nós por termos caído. Ao fazer isso, na prática deixamos escapar o poder que possuímos para retificar a nós mesmos.

Então, o grande solucionador dos problemas que temos ao nosso dispor é nosso desejo de sermos conscientes de Krsna.

Entusiasmo Depois da Queda

Ser entusiasta na consciência de Krsna após uma queda pode a princípio soar contraditório. Pessoalmente, sei muito bem o que é isso, pois aconteceu-me de perder meu encorajamento simplesmente por ter tido um sonho onde eu caía ou por minha mente persistir muito em um pensamento pecaminoso. Então, como podemos ser entusiastas após quebrar um voto ou cometer alguma atividade pecaminosa?

A verdade é que, se não nos tornarmos entusiastas quanto a melhorarmos pessoalmente, teremos dificuldades para seguir em frente. Nós podemos lamentar e sentir remorso por nossa condição caída e, ao mesmo tempo, sermos entusiastas em Bhakti. É possível perceber este humor em várias orações de nossos Acaryas: se por um lado eles se lamentam por ter caído, por outro eles demonstram um intenso desejo de alcançar os pés de lótus de Krsna. Tais “emoções negativas” podem ser o derradeiro ímpeto que nos conduzirá a progredir mais e mais. Como? Elas nos fazem ficar revoltados com nossa situação de caídos; como no ditado: “Estou cansado de estar cansado”.

Quando ficamos doentes não pensamos “Bom, eu estou doente e fraco, então qual a necessidade de me cuidar?” senão que nos cuidamos imediatamente. Assim, se caímos durante nossas práticas espirituais, não faz sentido fazermos a mesma coisa – cuidarmos melhor de nossa vida espiritual?

“Tudo bem”, você diria, “faz sentido. Mas o que acontece é que, quando eu não estou seguindo todos os meus votos ou não estou praticando vida espiritual, falta-me entusiasmo. Por isso seu discurso é contraditório. Entusiasmo não é um subproduto de seguir tudo estritamente?”.

Sim, isto é verdade. Mas também é verdade que precisamos ser entusiastas para nos tornarmos conscientes de Krsna.

No Néctar da Instrução, Rupa Gosvami afirma que primeiramente devemos ser entusiastas. Se o entusiasmo vem naturalmente quando praticamos Bhakti, por que Rupa Gosvami se daria ao trabalho de recomendá-lo? Ele o recomenda porque nem sempre somos entusiastas pelo serviço devocional. Por isso ele diz: “Seja entusiasta mesmo se você não for entusiasta”.

“Tal entusiasmo deve ser mantido em todas as circunstâncias. Este é o preço para se entrar no reino de Krsna. E maya está sempre tentando tirar nosso entusiasmo por servir krsna, porque, sem entusiasmo, tudo o mais está perdido.” (Carta de Srila Prabhupada)

É Sua a Escolha

Você talvez pense que é artificial ser entusiasta quando isto não é espontâneo. Mas se você esperar querer ser entusiasta para ser entusiasta, você talvez tenha que esperar por vidas a fio, principalmente se você não está seguindo estritamente seus princípios devocionais. E se eu disser que não tenho entusiasmo para ser humilde? Deveria eu simplesmente não tratar mais ninguém com respeito a partir de agora? Deveria eu satisfazer meu Ego a toda oportunidade simplesmente por estou com vontade de ser humilde? Eu só devo pensar em mim como um insignificante servo de Krsna se isso vier espontaneamente? Se eu pensar assim, isso nunca virá naturalmente. A verdade é que para avançarmos na consciência de Krsna, nós temos que fazer aquilo que é favorável para nosso avanço, mesmo se não tivermos vontade de fazer isso. E ser entusiasta é o primeiro tópico da lista. Como disse Prabhupada: “Sem entusiasmo, tudo o mais está perdido”.

Quando eu tenho dificuldades, sei que este é o momento mais favorável para Maya me desencorajar. Então, nesses momentos, eu me torno duas vezes mais entusiasta que o normal. Você deve estar se perguntando como eu posso me tornar duas vezes mais entusiasta depois de ter pisado na bola. Eu apenas me lembro que se eu não me tornar duas vezes mais entusiasta, eu provavelmente me tornaria duas vezes mais desencorajado.

A verdade é que você pode se tornar duas vezes mais entusiasta a qualquer momento que você queira. O que aconteceu há um minuto atrás não importa – e eu posso provar isso a você. Fique de pé enquanto você continua lendo (fique mesmo, faça isso por mim). Agora coloque seus braços para cima e grite GAURANGA três vezes da forma mais entusiasta que você conseguir. Perceba que não importa o que mais esteja acontecendo na sua vida, você fez isso de forma entusiástica (e se você não fez, por favor faça, assim poderei provar o meu ponto).

Portanto você pode escolher ser entusiasta mesmo que não se sinta entusiasta. E há uma grande vantagem nisso: quando você escolhe ser entusiasta, você começa a se sentir entusiasta. E se você está se sentindo mais entusiasta agora, como resultado de ter gritado GAURANGA, você pode gritar GAURANGA tanto quanto queira.

Lembre-se: se você não escolhe ser entusiasta, você escolhe ser não-entusiasta.

Cair Não Significa Falhar

Cair só é uma falha se continuarmos caídos. Uma vez que o serviço de maya é nos manter caídos, ela nos dirá que somos fracos, que não somos capazes de seguir os princípios, que nunca seremos bons devotos, etc. Se dermos muito ouvido a ela, começaremos a acreditar em suas palavras (e queremos acreditar nelas quando estamos procurando por boas desculpas). Lembre-se: há uma grande diferença entre cair e ser um fracassado.

O que há de bom nisso?

Quando um devoto que caiu se aproxima de mim, eu lhe pergunto “O que há de bom quanto a ter caído?”. Como eles normalmente estão sem motivação, eles normalmente respondem: “Não há nada de bom nisso”. Mas eu continuo perguntando e, normalmente, o devoto lista todos os erros que o levaram a cair. Então eu pergunto: “E então, o que você aprendeu disso?” Aí nós usamos estas lições de forma a assegurar que, tanto quanto possível, isso não aconteça de novo (parte da lição que eles aprendem é que eles não são tão conscientes de Krsna quanto pensavam ser). Então pergunto: “Se o resultado dessa queda é que você agora entende mais sobre si mesmo e sobre cair, você acredita que essa queda pode ser o pilar para o seu sucesso?” De repente, como que por mágica, eles vão de desencorajados e aflitos para otimistas quanto a seu futuro na consciência de Krsna.

Assim, se alguma vez você caiu, pergunte a si mesmo, “O que há de bom nisso? O que eu aprendi que pode me ajudar a prevenir para que não aconteça de novo?”. “Aquele que faz o bem, nunca é vencido pelo mal” (pelo menos não por muito tempo).

O que acontece é que se você acha que pode brincar com maya, você provavelmente terá que apanhar um pouco para aprender a lição. Felizmente nós aprendemos muito com nossas falhas. “Ou seja, ou você ganha ou você ganha experiência”.

Seguindo em Frente

Às vezes, especiamente se alguém caiu feio ou não pôde manter os votos por um longo tempo, é difícil voltar a cantar as 16 voltas diariamente e seguir os quatro princípios regulativos. De qualquer forma, independentemente da situação em que nos encontremos, deveríamos ao menos estar firmes em manter algum padrão de prática consciente de Krsna diariamente. Nós não perdemos a guerra se perdermos uma batalha; nós perdemos a guerra se nos rendermos (se render a Krsna é diferente, claro). Falhar não significa que nunca seremos bem sucedidos; isto só significa que pode demorar ainda mais um pouco até lá.

Conta-se uma história de uma pessoa que se aproximou de um guru e pediu para que ele lhe indicasse a direção do sucesso. O guru não disse uma palavra; ele apenas apontou em uma direção distante. Empolgado, o homem saiu correndo e logo se ouviu um som: SPLOFT! O homem voltou mancando em direção ao guru todo quebrado e machucado. Pensando ter ido na direção errada, ele perguntou novamente onde encontraria o sucesso e o guru, mais uma vez, apontou o mesmo ponto distante. Com muita fé, ele novamente foi naquela direção, e desta fez se fez ouvir um SPLOFT! ainda mais alto! Quando o homem voltou, ele estava quebrado e ensangüentado. Um tanto quanto chateado, ele falou com seu guru: “Eu segui suas instruções e tudo o que consegui foram algumas quedas e trombadas. Então, agora, você poderia dizer-me exatamente onde eu posso encontrar o sucesso?”. O guru finalmente falou: “O sucesso está onde eu apontei. Ele está apenas um pouquinho depois do SPLOFT!.

Uma Luta Gloriosa

É sempre difícil seguir os próprios votos? Às vezes seguí-los é mais mole que sopa de minhoca, e às vezes é um grande desafio. Um pensamento que me ajudou muitas vezes quando eu tinha de lutar comigo mesmo era: esta é uma luta gloriosa. Todos no mundo material estão lutando para conseguir felicidade, gratificação dos sentidos e inúmeros outros objetivos que traçam para si mesmos. Mesmo pessoas preguiçosas estão lutando para evitar trabalhar – e depois lutando para pagar suas contas. Mas não há glória em tais lutas porque o resultado final são novos nascimentos e mortes. Mas na consciência de Krsna, os benefícios de se lutar são muito mais elevados – a oportunidade de brincar, atuar, tocar e dançar com Krsna. Assim, se eu tenho de lutar de uma maneira ou de outra, por que não lutar para receber a misericórdia especial de Krsna e voltar para Ele? Por que não lutar por algo glorioso?

A história a seguir ilustra perfeitamente a luta gloriosa. Na Índia, os discípulos costumam fazer madhukari para seus gurus (coletar alimentos de diferentes casas). Durante o verão de Vrndavana, os discípulos saem cedo para evitar o grande calor. Todavia, havia um discípulo que sempre saía à tarde. Porque era realmente muito quente naquele horário, as pessoas das quais ele mendigava ficaram preocupadas com ele. Então foram até seu guru e pediram para que ele o deixasse mendigar pela manhã. O guru disse que era melhor ele sair durante a tarde. Eles não podiam acreditar que o guru pudesse ser tão insensível ao sofrimento do discípulo. Ao que ele adicionou: “Porque Krsna está dando a ele mais misericórdia, devido ao maior esforço que ele faz para servir”.

Assim, em momentos difíceis, momentos que lhe fazem pensar “para que tudo isso?”, pense que esta é uma grande oportunidade dada por Krsna para você mostrar a Ele que, apesar das quedas e de todas as dificuldades, você está disposto a resistir às investidas dos seus sentidos para poder se aproximar dEle. Use esta oportunidade para mostrar a Krsna que você quer a Ele mais do que qualquer outra coisa.

E então, adivinhe o que irá acontecer? Guru e Krsna lhe darão misericórdia especial. E como é tal misericórdia? Ela virá na forma de força, inteligência e determinação: tudo o que você precisa para ficar de pé e lutar.

Exercício

Faça um “brainstorm” - chuva de idéias - para contornar, superar parcialmente ou superar totalmente obstáculos que o dificultam a seguir estritamente seus votos e práticas devocionais. Para cada obstáculo que surja, crie três diferentes estratégias para lidar com ele.

Há várias estratégias que funcionarão, mas você só as encontrará se gastar algum tempo procurando por elas. Tudo começa com a pergunta: “como poderei resolver este problema?”. Procure e descobrirá. Bata na porta e alguém irá abrir. Krsna está em seu coração. Ele vai ajudar você.

Aqui vai uma sugestão para você lidar com suas maiores fraquezas: trace estratégias para o jogo. Faça uma lista de cinco coisas corretas que você pode fazer quando estiver prestes a fazer alguma coisa errada (errado pode ser, por exemplo, simplesmente perder tempo fazendo algo que não precisa fazer). Tenha sua lista de estratégias em mãos e, quando se deparar com o desejo de fazer algo errado, saque de sua lista e escolha uma ou mais alternativas a seguir.

Esta lista de coisas a fazer pode incluir: ligar para um amigo que entenda sua situação e que possa dar à sua mente um primeiro “contra argumento”. A lista também pode conter uma caminhada cantando japa; escrever para o Krsna Katha; tomar um um banho frio; comer uma bolinha doce – qualquer coisa que coloque um intervalo entre a ação impulsiva e a verdadeira escolha de agir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário