Dedicado a Sua Divina Graça A.C. Bhaktivedenta Swami Prabhupada e Gurudeva Srila Dhanvantari Swami

Dedicado a Sua Divina Graça A.C. Bhaktivedenta Swami Prabhupada e Gurudeva Srila Dhanvantari Swami
Jagad Guru Srila Prabhupada

terça-feira, 20 de novembro de 2007

O Relacionamento Entre Os Devotos do Senhor Krishna


O Relacionamento Entre Os Devotos do Senhor Krishna


Por Bir Krishna Prabhu (DVS), Facilitador do Instituto Bhaktivedanta para Auto-Realização. 17/11/2007.

Esta semana, uma notícia em particular sobre o mundo hare (a Sociedade Internacional para Consciência de Krishna – ISKCON) me inspirou a escrever sobre este tema tão precioso à disciplina de bhakti-yoga. De fato, é com grande satisfação que recebi as fotos enviadas por meu irmão espiritual Dhavali Das à comunidade de devotos no Brasil, mostrando o piquenique organizado para comemorar o Vyasa-puja (dia do aniversario do mestre espiritual) de Srila Acharyadeva (Hridayananda Das Goswami) em Los Angeles, num belíssimo parque em Beverly Hills. Expressando em uma mensagem pela NET toda a sua satisfação pelo carinho que discípulos e amigos tiveram com ele neste dia festivo, Srila Acharyadeva definia o relacionamento entre os devotos como de estímulo e inspiração recíproco, citando o nono verso do capítulo dez do Bhagavad-gita que trata da opulência do Senhor Krishna, para contextualizar a sua fala. Neste verso, a Pessoa Suprema, Sri Krishna diz:
mac-citta mad-gata-prana
bodhayantah parasparam
kathayanthas ca mam nityam
tusyanti ca ramanti ca
(Bg. 10.9).

“Os pensamentos de Meus devotos puros residem em Mim, suas vidas são plenamente devotadas a Mim, e eles obtém grande satisfação e bem-aventurança sempre se iluminando uns aos outros e conversando sobre Mim”. O dia do vyasa-puja é uma data muito significativa na tradição vaishnava (o culto de adoração à Sri Vishnu ou Krishna). Pois, nesta ocasião o mestre espiritual é glorificado ou reverenciado (puja) como um representante genuíno e fidedigno de Vyasadeva, uma encarnação do Senhor responsável pela composição dos Vedas (livros de conhecimento da ciência sagrada) - daí o termo vyasa-puja.

Neste dia, discípulos, amigos e simpatizantes mandam oferendas (pequenas mensagens escritas) manifestando sua gratidão ao mestre espiritual por mantê-los constantemente entusiasmados e determinados no transcendental serviço amoroso ao Senhor Krishna. De modo que ao citar o verso acima, Srila Acharyadeva expressava o quanto estas oferendas o estimulavam e inspiravam no serviço à Pessoa Suprema e ao mesmo tempo incentivava a todos a cultivar no cotidiano este tipo de relacionamento. O Senhor Krishna é o foco para o qual convergem todas as trocas afetivas e amorosas compartilhadas entre os devotos.

Por ser glorificado como Prabhupada, isto é, aquele que ocupa a posição (pada) do Senhor (prabhu), o mestre espiritual é no dia do vyasa-puja, o centro de atenção especial para discípulos, amigos e simpatizantes. Os pensamentos destes últimos ficam totalmente voltados para aquele que consideram como o seu maior benquerente. Assim, eles se juntam para relembrar os feitos do mestre espiritual na propagação das glorias do Senhor Krishna. E isso, é neste dia, uma fonte de grande satisfação e bem-aventurança para discípulos, amigos e simpatizantes. De modo que além daqueles que puderam desfrutar da associação direta de Srila Acharyadeva em Los Angeles, no aconchego do belíssimo parque de Beverly Hills, em todas as cidades do mundo festejou-se também o vyasa-puja deste discípulo e servo íntimo de Sua Divina Graça Srila Bhaktivedanta Swami Prabhupada, fundador-acharya da Sociedade Internacional para Consciência de Krishna – ISKCON. Srila Acharyadeva ki jaya!

HARE KRISHNA

Nenhum comentário:

Postar um comentário