Dedicado a Sua Divina Graça A.C. Bhaktivedenta Swami Prabhupada e Gurudeva Srila Dhanvantari Swami

Dedicado a Sua Divina Graça A.C. Bhaktivedenta Swami Prabhupada e Gurudeva Srila Dhanvantari Swami
Jagad Guru Srila Prabhupada

quinta-feira, 25 de outubro de 2007

Levando a Liberação a Sério - Getting Serious About Liberation


Publicado como um artigo em Back to Godhead [Volta ao Supremo] - Revistafundada por Srila Prabhupada no ano de 1944


Levando a Liberação a Sério - Getting Serious About Liberation


Por Sua Divina Graça A. C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada


[Aula proferida em Vrndavana, Índia, em 6 de novembro de 1972]


mumukshavo ghora-rupanhitva bhuta-patin athanarayana-kalah shantabhajanti hy anasuyavah"Aqueles que são sérios quanto à liberação certamente não são invejosos, e elesrespeitam a todos. Mesmo assim eles rejeitam a horrível e repugnante forma dossemideuses e adoram unicamente a forma plenamente bem-aventurada do SenhorVisnu e Suas porções plenárias". - Srimad-bhagavatam 1.2.26A primeira palavra, mumukshavah, significa "desejando ser liberado". É muitodifícil encontrar essa classe de homens, os mumukshavah. As pessoas não sabem osignificado de mumukshavah. Elas não sabem o que é a liberação. Mesmo osassim-chamados cientistas e filósofos da era moderna não sabem o significado deliberação, moksha. E mesmo assim eles são os formadores de opinião da massa e aelite da educação. Eles não sabem o objetivo da vida, a que a vida humana sedestina.Uma vez, no ano de 1950 ou '51, eu fui para Jhansi, e o amigo em cuja casa euestava ficando era um líder. Havia um encontro pelo dia do desaparecimento deGandhi, e eu fui convidado a palestrar. Naquela época eu não era sannyasi. Eufui convidado a palestrar sobre o tema não-violência. Então eu expliquei que sevocê tem algum direito e alguém, através de algum tipo de força, impede você deestar dentro de seu direito, isto é violência. Eu tenho o direito de ter algoou de entrar em algum lugar, e alguém me impede - "Você não pode entrar" - issoé violência, e é crime.Nossa terra natal é Bharatavarsha [Índia]. Nascer em Bharatavarsha não é algocomum. Vejam quantos homens estão automaticamente circuambulando este templopor respeito. Mesmo um homem comum o fará. Se você fizer um estudo, você veráque, por natureza, as pessoas em Bharatavarsha são conscientes de Deus. Mesmoum homem muito pobre está satisfeito em consciência de Deus. Ele não se importade ser miserável materialmente. Ele está satisfeito: "Krsna me deu estaposição". Ele não tem interesse em saber, nem se pergunta "porque eu soumaterialmente miserável?". Ao contrário, ele pensa, "agora eu estou recebendoum pouco de comida pela misericórdia de Krsna".Há algum tempo atrás, não muito, cerca de duzentos ou trezentos anos, havia umgrande zamindar em Krsnanagara chamado Raja Krsnacandra. Ele se aproximou de umerudito, um brahmana pandita, que havia aceitado voluntariamente viver empobreza, e perguntou a ele: "Panditji, será que eu posso lhe ajudar de algumamaneira?".O pandita tranquilamente respondeu, "Eu não preciso de nenhuma ajuda sua"."Mas eu vejo que o senhor é muito miserável materialmente"."Não, eu não sou. Meus estudantes me trazem arroz, e minha esposa o cozinhaenquanto eu colho algumas folhas de tamarindo. E isto é muito bom. Eu nãopreciso de nenhuma ajuda material".Esta é a herança da Índia. Canakya Pandita foi o maior erudito e maiorpolítico. Ele foi o primeiro ministro do Imperador Candragupta Maharaja.Canakya Puri em Nova Delhi recebe esse nome por causa de Canakya Pandita. Elevivia em um pequeno chalé, e não aceitava nenhum salário. E tão logo MaharajaCandragupta requisitou explicações acerca de uma instrução que Canakya havialhe dado, Canakya abandonou o cargo de primeiro ministro. Tal desapego é opadrão das pessoas nascidas na Índia. Peguemos Vyasadeva, por exemplo. Quempode ser mais erudito que Vyasadeva? Sua última contribuição foi oSrimad-bhagavatam, e cada palavra desta obra, se você estudá-la por centenas deanos, você continuará tendo algo novo para aprender. Cada palavra. Umintelectual excepcional, e vivia em um pequeno chalé.Essa é a verdadeira cultura da Índia. Então eu expliquei na reunião emKrsnanagara, "Depois de muitos e muitos nascimentos, a pessoa tem aoportunidade de nascer nesta terra sagrada de Bharatavarsha. Infelizmente,vocês líderes estão, pelo uso de seu poder, tornando as pessoas materialistas.Elas receberam a oportunidade de terem acesso à contribuição de grandes sábios,rishis, a oportunidade de estudarem suas escrituras e se tornarem seres humanosbem sucedidos, mas vocês estão privando as pessoas dessa oportunidade ejogando-as no meio de vida materialista. Isto é violência. O que vocês entendempor não-violência? Isto é violência".Há cerca de vinte anos atrás eu estava pensando sobre isso. Na verdade, pessoasestão sendo mortas não apenas na Índia, mas no mundo todo por esses líderescegos. Eles não sabem como conduzir as pessoas, como fazê-las felizes, comofazê-las bem sucedidas na forma de vida humana.Entenda Radha-KrsnaNarottama Dasa Thakura cantou:hari hari biphale janama gonainumanushya janama paiyaradha-krishna na bhajiyajaniya shuniya bisha khainu"Meu querido Senhor Krsna, eu simplesmente desperdicei meu tempo". Semconsciência de Krsna, nós estamos simplesmente jogando nosso tempo fora. Aforma de vida humana nos dá grandes oportunidades, mas nossa atenção éequivocadamente direcionada simplesmente para os atos de comer, dormir,acasalar-se e defender-se. E nosso verdadeiro interesse é deixado de lado.Narottama Dasa Thakura resume bem isso. Hari hari biphale janama gonainu:"minha vida passou em vão".A forma de vida humana é especificamente destinada a entender Krsna,Radha-Krsna. Se não Radha-Krsna, pelo menos o Krsna da batalha de Kuruksetra. OSr. M. C. Chatterji era um grande amigo meu. Ele disse, "Swamiji, eu quero oKrsna do campo de batalha de Kuruksetra, não o de Vrndavana". Tudo bem. Pelomenos aceite o Krsna do campo de batalha de Kuruksetra. Mas aceite Krsna. Sevocê não é afortunado o suficiente para entender Radha-Krsna, ao menos tenteentender Arjuna-Krsna.O mundo inteiro está sofrendo essa violência. Falo isso para os homenspensativos. As pessoas são mortas sem a consciência de Krsna. Elas recebem estaoportunidade, a forma humana de vida, e elas têm de ser educadas de forma queentendam Krsna. Entendendo Krsna, elas podem se tornar liberadas. Como éafirmado aqui: mumukshavah. Mumukshavah significa aqueles que desejam aliberação. Mas os líderes e formadores de opinião não sabem o que é liberação,o que é transmigração da alma, o que é a alma - nada. São um bando de patifes,e mesmo assim estão liderando toda a população. Eles não sabem o que éliberação. A teoria de Darwin, o conceito corpóreo de vida, antropologia - tudoisso continua na universidade. Uma falsa teoria, sem nenhum significado.Aqui é dito mumukshavah, desejo de liberação. Mas as pessoas definitivamentenão sabem o que é liberação. Elas estão pensando em liberação em termospolíticos. Nós indianos nos tornamos livres do governo inglês. Que tipo deliberação nós conseguimos? Durante o regime inglês, nós éramos livres para noslocomovermos, livres para gastar o dinheiro deles. Agora você é tão livre quenão pode se locomover, você não pode gastar seu dinheiro. É essa a liberaçãoque temos agora. Formalmente não há nenhuma restrição quanto a sair do país.Mas, como um sannyasi, eu tive muita dificuldade para obter permissão dogoverno para sair do país.Grandes dificuldades eu tive para sair deste país! E porque eu - de uma maneiraou de outra, pela misericórdia de Krsna - saí do país, eu pude espalhar essemovimento da consciência de Krsna pelo mundo. De outra forma, isto seriaimpossível. Eu quis começar esse movimento na Índia, mas eu não fui de formaalguma encorajado.Eu me aproximei de vários amigos: "Você tem quatro filhos. Caridosamente me dêum de seus filhos. Eu quero fazer dele um brahmana"."Mas Svamiji, o que ele fará tornando-se um brahmana? Nós temos quesobreviver".Percebem? As pessoas se esqueceram qual é o objetivo da vida, qual é a razão davida. Caitanya Mahaprabhu disse:bharata-bhumite haila manushya-janma yarajanma sarthaka kari' kara para-upakara"Todos que nasceram na terra de Bharatavarsha devem tornar suas vidas bemsucedidas". [Chaitanya-charitamrita, Adi-lila 9.41] Porque aqui nós realmentetemos a oportunidade de sermos liberados. Em Bharatavarsha nós temosinformações acerca da liberação. Não há tal informação em nenhum outro país. Aassim-chamada liberação deles significa liberdade política. Lutar entre si -isto não é liberação. Liberação significa sair do ciclo de nascimentos emortes. Isto é liberação. Mas as pessoas não fazem idéia do que seja liberação,ou para onde vão após liberadas. Parece haver um bloqueio para se aceitar talconhecimento.Por isso é muito difícil para as pessoas entenderem a afirmação doSrimad-Bhagavatam, como neste verso: mumukshavo ghora-rupan hitva bhuta-patinatha. As pessoas não entendem. Elas estão tão desencaminhadas, tiveram umaformação tão ruim, que não conseguem entender.Mas a terra de Bharatavarsha tem por objetivo fornecer a liberação. Em outrasterras, as pessoas nascem e não têm nenhuma informação sobre liberação. Aqui,nesta terra, Bharatavarsha, existe a idéia de liberação, mukti. Nós deveríamoster interesse pela liberação. Nossa condição dentro desta prisão material é ade que estamos transmigrando de um corpo para outro, sempre tentando aprimorarnossa condição material. Algumas vezes nós vamos para planetas superiores, ealgumas vezes nós descemos.O Escuro Mundo Material E assim continuamos a levar a mesma vida. Mas a forma de vida humana tem porobjetivo sair da escuridão do mundo material. Tamasi ma jyotir gama. Esta é asugestão védica: "Não permaneça na escuridão". Este mundo é escuro, comoexperimentamos durante a noite, antes do sol nascer. E ele é escuro devido àignorância. Nós não sabemos o objetivo da vida. Por isso o mundo inteiro estána escuridão. E a sugestão dos vedas é "Não permaneça na escuridão. Venha paraa luz". Mas essa educação - de como sair da escuridão da ignorância e daescuridão deste mundo material - está escassa.Aqui é mencionado: narayana-kalah shanta bhajanti hy anasuyavah. Asuyasignifica invejoso. Quando apresentamos Krsna, especialmente na Índia, aspessoas O invejam às vezes. Mas fora da Índia, as pessoas reagiram de formadiferente. Eu apresentei perante elas que "Krsna é a Suprema Personalidade deDeus. Você está procurando por Deus. Aqui está Deus. Aqui está o nome de Deus,aqui está o endereço de Deus, aqui estão as atividades de Deus. Tente entenderDeus. Por que vocês estão especulando?", e eles aceitaram. Eles não sãoasuyana. Eles não são invejosos.Aqui, se eu apresento Krsna, a pessoa talvez diga, "Por que não Kali? Ah, Kalié tão viva. Ela tem uma língua enorme. Ela carrega uma espada em sua mão,cortando cabeças. Isto é tão legal. E nós podemos comer cabras". Percebem?Kali-puja é mesmo para comedores de carne. Agora é a temporada de Kali-puja.Kali-puja está aí porque os shastras Védicos, as escrituras, são tão bemescritos, que todos, do mais baixo tolo ao homem mais inteligente, sãoelevados. Esse é o propósito. Todas as categorias de homens estão ali. Algunssão influenciados pelo modo da bondade; alguns são influenciados pelo modo dapaixão; alguns são influenciados pelo modo da ignorância. E os Vedas sedestinam a todos os seres humanos.Há diferentes tipos de seres humanos; por tanto há diferentes tipos de shastraspara que todos os tipos de homens sejam atraídos, inclusive os comedores decarne. A entidade viva vem para o mundo material para desfrutar, parasatisfazer os sentidos materiais. Tal desfrute se refere especialmente a comercarne, beber vinho e fazer sexo. Assim os Vedas regulam o assim-chamadodesfrute. "Você quer comer carne? Certo, então sacrifique uma cabra perante adeusa Kali e a adore no amavasya, a noite da lua negra". Há muitas regulaçõesenvolvidas. O verdadeiro objetivo é restringir. Mas se fosse faladodiretamente, "Não coma carne", os comedores de carne iriam se rebelar.Assim, as escrituras Védicas trazem várias prescrições para que diferentessemideuses sejam adorados. De outra forma, não há necessidade de adorá-los.Isto é explicado no Bhagavad-gita (7.20). Kamais tais tair hrita-jnanahprapadyante 'nya-devatah: Aqueles que estão adorando os semideuses se tornaramcegos; eles perderam seus sentidos. Hrita-jnana: O verdadeiro conhecimento éperdido. Assim, eles ficam atrás dos favores de vários semideuses. Eu não estouinventando este ponto. Krsna pessoalmente diz kamais tais tair hrita-jnanahprapadyante 'nya-devatah: não há nenhuma necessidade de se adorar qualquersemideus.Esta é a moral do festival de Govardhana-puja. Nanda Maharaja, o pai de Krsna,estava fazendo os arranjos para a adoração de Indra. Krsna o deteve, e Eleocupou Seu pai na adoração de Govardhana, que é uma representação de Krsna.Este é o significado do Govardhana-puja.Nós conseguimos diferentes tipos de prazeres sensoriais em diferentes corpos.Mas isto não é um bom negócio. Às vezes eu me torno um semideus, e às vezes eume torno uma árvore de eucalipto, de pé por trezentos anos. Por que deveríamosdesperdiçar nosso tempo desta maneira? Fazer esta pergunta é sinal deinteligência. Mas as pessoas não sabem que "desta vez" são americanos. "Eutenho meu arranha-céu e um automóvel e tenho também um excelente saldobancário. Eu sou muito feliz". Eles não se importam. Mas a pessoa não sabe quena próxima vida ela talvez se torne um gato ou um cachorro. Isso eles nãosabem. Este é o perigo.Um Movimento Científico Esta ciência não é ensinada em nenhuma universidade. As pessoas são grandespatifes e tolos. Esta é uma grandiosa ciência - transmigração da alma,imortalidade da alma, como elevar a alma até a mais alta perfeição. Os patifesnão sabem. Nem estão aprendendo isso. Estamos vivendo um momento muitodesafortunado.Há uma grande necessidade, então, de espalhar o movimento da consciência deKrsna para educar de verdade o ser humano para que ele possa alcançar a maiselevada perfeição da vida. Isto é necessário. Não se trata de um sistemareligioso, competindo com alguma outra religião. Nós somos criticados portransformar Cristãos em Hindus. Isto não faz nenhum sentido. Nós não temospreocupações em termos de Hindus, Muçulmanos ou Cristãos. Meus discípulos sãogarotos educados; eles não têm interesse em se tornarem Hindus. Muitas pessoasantes de mim, muitos svamis, foram para o Ocidente para converter Cristãos emHindus. Mas os ocidentais cuspiram em suas caras. Esses svamis não tiveramsucesso porque ficaram falando coisas sem sentido. Por que deveria um Cristãose tornar Hindu, ou um Hindu se tornar Cristão? As pessoas devem saber o que éDeus e qual sua relação com Deus. Este movimento da consciência de Krsna não épara transformar Hindus em Muçulmanos ou Muçulmanos em Hindus ou Cristãos emHindus. Nosso movimento não é tal movimento. Estes jovens rapazes e moçasocidentais entenderam isto claramente. Por isso estão seguindo. Estãoaceitando. Se eu tivesse pregando que o Hinduísmo é melhor que o Cristianismo,eles já teriam me despachado há muito tempo. A consciência de Krsna é umaciência; é uma filosofia.Há uma grande necessidade de educar as pessoas em relação ao objetivo da vida.Esta é a missão de Caitanya Mahaprabhu. Ele estava se dirigindo aos sereshumanos, àqueles que são de fato seres humanos, não a gatos e cachorros. Eledisse, "Estudem a contribuição dos grandes sábios e façam de suas vidas umgrande sucesso. E, então, saiam por aí e preguem esta missão". Essa missãocontinua, agora sob a alcunha de movimento para a consciência de Krsna. Não setrata de um movimento sentimental. É um movimento científico.Assim nós restringimos nossos estudantes da adoração de qualquer semideus.Quando eu comecei esta missão, muitos amigos me sugeriram, "Por que você não achama de 'consciência de Deus'?", mas eu insisti que fosse "consciência deKrsna". De outra forma, as pessoas incluiriam vários deuses. "Aqui está outrodeus, aqui está outro deus, aqui está outro deus, aqui está outro deus, aquiestá outra encarnação, aqui está outra avatar". Tudo conversa fiada. Eu quisdestacar aquele que é de fato Deus. Krishnas tu bhagavan svayam: "Krsna é aSuprema Personalidade de Deus". [Srimad-Bhagavatam 1.3.28]. Ou como é trazidono verso de hoje: narayana-kalah shantah. Deve-se adorar unicamente a Krsna e aSuas expansões plenárias.Tentem entender a nossa missão. Aqui está declarado que devemos aceitar aSuprema Personalidade de Deus. Krsna também diz, sarva-dharman parityajya mamekam sharanam vraja: "Renda-se unicamente a mim. Então você será salvo".[Bhagavad-gita 18.66].Nós não sugerimos: "Adore Kali ou Siva ou qualquer outro - é tudo a mesmacoisa. Yata mata tata patha". Nós não falaríamos tamanho disparate. Nós apenasdizemos: "Aproxime-se de Krsna, e vocês será salvo".


Tradução por Bhagavan dasa (DvS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário